Praias de novo ranking da European Best Destinations (EBD) prometem serenidade, silêncio e fuga às multidões. Há uma portuguesa entre as três melhores, mas não é a única joia secreta da costa lusa a ser distinguida.
Já está na hora de voltar às praias, mas o verão também é altura de o fazer com paz e sossego — e isso nem sempre é garantido.
A European Best Destinations (EBD) revelou no início deste mês a sua lista das melhores praias escondidas da Europa, desde a Croácia e Espanha até à Turquia, Grécia e claro, Portugal.
Estas areias secretas prometem serenidade, sem as multidões, hotéis, cafés e barulho que muitas vezes acompanham os destinos mais populares.
O novo ranking da EBD inclui seis praias na Grécia, quatro em Espanha e três em Portugal, incluindo duas no Algarve e uma no Parque Natural da Arrábida.
Eis os cinco maiores destaques da lista:
1. Praia de Pasjača, Konavle Cavtat, Croácia
No topo da lista está a praia de Pasjača, na região de Konavle, no sul da Croácia. Esta praia estreita, de areia e cascalho, encontra-se aninhada na base de um penhasco, a 30 quilómetros de Dubrovnik.
Começou a formar-se em 1955, quando foi criado um túnel, que deixou rochas que as ondas acabaram por transformar em areia. Pasjača também foi reconhecida como o destino mais exclusivo da Europa e a baía mais bonita.
2. Praia de Tsigrado, Milos, Grécia
Escondida da vista e acessível apenas por uma escada entre rochas, a praia de Tsigrado tem águas cristalinas descritas como deslumbrantes, ideais para mergulhar com snorkel e explorar cavernas marinhas.
A ilha de Milos, conhecida pelas suas águas azul-turquesa, é um destino grego de topo.
3. Praia da Ponta Pequena, Albufeira, Algarve, Portugal
Esta pequena praia algarvia está escondida numa gruta aberta com um arco de pedra dourada que se abre para o mar.
O EBD aconselha visitá-la na maré baixa para evitar a submersão. Um pequeno trilho e o acesso ao mar fazem dela um local único no Algarve.
4. Praia de Papafragas, Milos, Grécia
Uma das praias mais pitorescas de Milos, Papafragas tem uma estreita faixa de natação rodeada por águas azuis e formações geológicas.
Os ventos de agosto fazem da primavera ou do outono as alturas ideais para a visitar.
5. Cala Goloritzé, Sardenha, Itália
Localizada na costa leste da Sardenha, Cala Goloritzé é conhecida pelos seus seixos e areia brancos, formados por um deslizamento de terra em 1962.
A praia é acessível por mar ou através de uma caminhada de 90 minutos, e apresenta um impressionante pináculo de 143 metros.
Fora do Top 5 — mas dentro do Top 10 — está outra praia algarvia.
A praia de João d’Arens, em Portimão, encontra-se em 9.º lugar do ranking e é uma das três joias escondidas da costa portuguesa.
A praia de Alpertuche, situada na deslumbrante Serra da Arrábida, em Setúbal, é uma das praias mais pitorescas e menos conhecidas da região e conquistou o 16.º lugar do novo ranking.