As melhores ideias surgem durante o banho. Agora já sabemos porquê

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É uma verdade universalmente reconhecida, mas pouco compreendida: as grandes ideias surgem quando estamos a tomar banho. Mas porque é que este ambiente leva-nos a produzir pensamentos tão interessantes?

Num estudo publicado recentemente na Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, citado pelo Science Alert, um grupo de investigadores concluiu que a “concentração inabalável numa tarefa pode ser o inimigo da criatividade”.

A equipa responsável pelo estudo sugere que, ao invés de nos debruçarmos sobre um problema até que este seja resolvido, devemos fazer uma pausa e realizar uma tarefa diferente, ligeiramente envolvente – como um banho quente. Este ambiente permite à mente vaguear, sem propósito ou direção, embora com algumas limitações.

À medida que os pensamentos vagueiam, a probabilidade de encontrar algo interessante é maior – como uma ideia ou a resolução para um problema. Por outro lado, realizar uma tarefa aborrecida não irá bloquear o suficiente os pensamentos, limitando a criação de ideias criativas, sendo mais provável que se distraia ou que continue a pensar no problema original.

Quando se está “preso a um problema” deve-se “dar um passeio, [fazer] jardinagem ou tomar um duche. Estas atividades são moderadamente envolventes”, indicou o investigador Zac Irving, da Universidade da Virgínia, o principal autor, indicando que a criação de ideias exige um equilíbrio subtil entre o pensamento livre e o focalizado.

Para a realização deste estudo, os investigadores desenvolveram duas experiências: a primeira contou com 222 participantes, a maioria dos quais do sexo feminino. Estes dispuseram de 90 segundos para inventar o máximo de utilizações possíveis para um tijolo e um clipe de papel.

Distribuídos de forma aleatória, o primeiro grupo foi instruído a assistir a uma envolvente cena de três minutos do filme When Harry Met Sally. O segundo grupo assistiu a um vídeo de três minutos sobre uma lavandaria.

Após o vídeo, e sem que os participantes tivessem conhecimento prévio, tiveram mais 45 segundos para acrescentar ideias à tarefa original.

A criatividade das suas respostas foi pontuada com base no número e na originalidade das ideias que criaram. No final, os participantes relataram o quanto a sua mente vagueou durante os segmentos de vídeo.

Os autores descobriram que os participantes que viram o vídeo do filme tiveram ideias mais criativas do que o grupo que viu o vídeo da lavandaria.

“Estes resultados sugerem que diferentes tipos de pensamento conduzem à incubação criativa durante tarefas envolventes ou aborrecidas. Enquanto tarefas envolventes permitem à mente vaguear de forma positiva, as tarefas aborrecidas podem ser benéficas porque permitem a oscilação entre períodos de focalização e outros” em que a mente vagueia “sem limites”, explicou o especialista.

No segundo teste foi repetida a experiência, com 118 participantes. Desta vez, uma parte do grupo sabia que iria regressar à tarefa original após o vídeo, enquanto à outra parte foi dada apenas uma indicação vaga de que isso poderia ocorrer. Posteriormente, os participantes indicaram o quão envolventes eram os vídeos.

Os resultados da segunda experiência apoiam as conclusões da primeira, sugerindo que a criação de ideias inovadoras é mais propícia quando a mente está a vaguear, “mas apenas durante uma atividade moderadamente envolvente, que coloque algumas restrições ao pensamento”.

Curiosamente, quando os participantes sabiam que tinham de voltar à tarefa original, geraram mais ideias após verem o vídeo aborrecido, mas com pontuações de criatividade mais baixas. Isto sugere que eles ainda estavam a pensar na tarefa original durante a cena da lavandaria.

A cena do filme, por outro lado, apenas distraía o suficiente para permitir aos participantes a capacidade de fazer ligações interessantes entre ambas as tarefas.

Os investigadores indicaram que são necessários mais estudos para explorar o efeito do duche, mas estes resultados fornecem pistas sobre tarefas envolventes, como o banho, que podem ajudar a gerar pensamentos criativos.

ZAP //

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