“Melhor problema de matemática da História” inclui Cristiano Ronaldo e o dab de Pogba

CV Youtube

Uma professora francesa inspirou-se no mundo do futebol, em particular numa famosa celebração do futebolista Paul Pogba, para ensinar matemática aos seus alunos num exercício que mete Ronaldo ao barulho e que já é descrito como “o melhor problema da História”.

Os adeptos de futebol, em particular os que seguem os jogos do Manchester United, conhecem o famoso “dab” com que o francês Paul Pogba celebra os seus golos.

Ora, uma professora de matemática aproveitou o famoso movimento para ensinar matemática aos seus alunos, usando a imagem do futebolista num exercício sobre o Teorema de Pitágoras.

Dab de Pogba num exercicio de matemáticaOs alunos tinham que responder à pergunta “O dab de Paul Pogba é perfeito?”.

Cristiano Ronaldo tem ciúmes do dab de Paul Pogba, então tenta demonstrar que não é perfeito”, salienta-se no enunciado do problema.

“De acordo com a obra “A declaração universal dos direitos do dab“, um dab é perfeito se e somente se os triângulos representados na figura em cima forem rectângulos”, salienta ainda a professora no exercício que foi partilhado por alunos seus nas redes sociais.

Claro está que a imagem é um sucesso e já há quem diga que se trata do “melhor problema de matemática da História”.

O próprio Pogba juntou-se à onda e, através do Twitter, salientou “o dab é útil, estou aprovado?”.

Em declarações ao site 20minutes.fr, a professora de um colégio em Aubervilliers, em Saine-Saint-Denis, em França, assume que este foi, definitivamente, “o exercício que teve mais sucesso” entre os seus alunos.

Identificada apenas como Claire, esta professora de matemática explica que a ideia lhe chegou por acaso.

“Estava atrasada, não sabia bem o que lhes propor como exercício e começamos a mandar propostas à direita, à esquerda, até chegar ao dab. Os meus alunos falam muito dele, pensei que podia agradar-lhes”, nota a professora, que também já pediu aos alunos para calcularem o seu “nível de swag com base em princípios da matemática.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …

Limitação dos apoios a sócios-gerentes não é "justa", diz Confederação das empresas

A Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas não entende a razão para limitar a ajuda a sócios-gerentes ao valor de 1.905 euros, proposta que não consideram justa. Em entrevista à Rádio Observador na quinta-feira, o …

Devolução de manuais. Diretores acusam políticos de "brincar às escolinhas"

Os diretores escolares criticaram hoje o 'timing' da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares, acusando os políticos de andar a “brincar às escolinhas” sem perceberem o trabalho que implica reutilizar milhões de livros. O …

Passageiros dos EUA e PALOP têm de apresentar teste negativo de covid-19

O Governo prorrogou várias medidas restritivas do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal, com novas orientações e exceções, num despacho publicado terça-feira em Diário da República. Segundo noticiou o Expresso, um comunicado do …

PGR angolana diz que Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal

Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal ou noutro país com acordos judiciários com Angola, no âmbito do processo-crime por alegada má gestão e desvio de fundos da Sonangol, disse à Lusa fonte da …

Autoridades descartam participação da milícia "Escritório do Crime" no caso Marielle Franco

O envolvimento da milícia conhecida como "Escritório do Crime" no homicídio da vereadora e ativista Marielle Franco chegou a ser investigado, mas foi descartado pela polícia brasileira. O delegado brasileiro Daniel Rosa, da cidade do Rio …

Desconfinamento não foi suficiente. Desemprego volta a subir em Espanha para valores de 2016

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego em Espanha voltou a aumentar em 5.107 pessoas em junho, uma desaceleração em relação a maio, atingindo um total de 3.862.883 espanhóis. De acordo com os …

Governo vai monitorizar discurso de ódio na Internet

O Governo vai monitorizar o discurso de ódio nas plataformas online, estando "em vias" de dar início à contratação pública de um projeto que deverá traduzir-se num barómetro mensal de acompanhamento e identificação de sites. Segundo …