Já é conhecido o melhor pastel de nata de Lisboa

O melhor pastel de nata de 2022 de Lisboa é da Casa do Padeiro, na Pontinha. A Pastelaria Aloma e a Pastelaria Patyanne ficaram em segundo e terceiro lugares, respetivamente.

O Congresso dos Cozinheiros anunciou os resultados do prémio para O Melhor Pastel de Nata de 2022. O derradeiro vencedor é produzido e comercializado pela Casa do Padeiro, localizada na Pontinha.

A pastelaria esteve três anos consecutivos entre os 12 finalistas, culminando agora na conquista do galardão. O dono da Casa do Padeiro, Bruno Francisco, explica que o segredo é “a dedicação e o amor” — além massa e do recheio do pastel de nata, criação do próprio.

Segundo o Expresso, a Pastelaria Aloma, em Lisboa, ficou no segundo lugar, seguida da Pastelaria Patyanne, em Castanheira do Ribatejo. O concurso abrange apenas a região da Grande Lisboa.

No concurso concorreram ainda a Padaria da Né, na Damaia; a Casa do Preto, em Sintra; o Choupanna Café, em Lisboa; a Pastelaria Estrela Dourada, em Lisboa; a Pastelaria Fidalgo’s, na Moita; a Pastelaria Fim de Século, em Lisboa; a Pastelaria Pão de Mel, no Forte da Casa; a Pastelaria Viriato, em Odivelas; e a Santa Coina Confeitaria, na Coina.

A prova foi avaliada por Alexandra Prado Coelho, Suzana Parreira, Daniel Leitão, Teresa Castro, Catarina Amado, Andreia Moutinho e Isabel Zibaia Rafael. O júri é presidido pelo gastrónomo Virgílio Gomes.

“Fundado em 2009 pelo jornalista Vicente Themudo de Castro e desde muito cedo apoiado pelo gastrónomo Virgílio Gomes, o concurso rapidamente se tornou numa reconhecida distinção do mais famoso doce de Portugal”, lê-se no site do concurso.

Os pastéis de nata foram avaliados numa prova cega, sem os jurados saberem de que estabelecimento são. As regras do concurso, explica o Expresso, obrigam que os estabelecimentos tenham fabrico próprio e local de venda na Área Metropolitana de Lisboa

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.