O leite de camelo tem mais vantagens do que o leite de vaca

O leite de camelo apresenta uma melhor composição de vitaminas, ácidos gordos e probióticos comparativamente ao leite de vaca, o que o torna ideal para grupos de pessoas com necessidades especiais e para tratar doenças, como diabetes mellitus.

Além de terem sido o meio de transporte eleito pelos Reis Magos, os camelos e os dromedários foram também uma fonte de alimento em muitas culturas que viveram no deserto. O leite deste animal tem sido usado, inclusivamente, como medicamento natural em diferentes regiões do mundo e está agora a ganhar força devido às suas excelentes propriedades nutricionais.

Em comparação com o leite de vaca, o leite de camelo apresenta menor teor de gordura e maior percentagem de sais totais, cálcio livre e vitamina C, além de minerais, como o ferro, conforme explica o Hypertextual.

Um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade de Mouloud Mammeri, na Argélia, em conjunto com colegas da Universidade da Bretanha Ocidental, em França, revelou que o leite de camelo possui um grande valor probiótico, o que significa que apresenta uma grande diversidade de microrganismos vivos benéficos para a saúde.

De acordo com o matutino, os investigadores analisaram leite de camelo proveniente da região de Ghardaia, no Saara. A análise indicou que este leite é composto por 15 tipos diferentes de comunidades de fungos e de bactérias. Entre eles encontram-se muitas espécies de leveduras usadas para fermentação e criação de produtos lácteos, como manteiga e queijo.

Atualmente, o leite de camelo, assim como os seus produtos fermentados, estão a ser testados em diferentes investigações como complemento nutricional e como auxílio no tratamento de doenças, como a diabetes. Na Universidade Tecnológica de Almaty, no Cazaquistão, foi criada uma bebida à base de leite de camelo especificamente para grupos populacionais de risco, como crianças, pessoas com problemas de saúde e idosos.

Os investigadores afirmam que o processamento do leite de camelo melhora as propriedades nutricionais da bebida e aumenta a digestibilidade, sendo um complemento alimentar ideal para estes grupos que precisam de uma dieta mais completa.

Também no Paquistão, na Universidade de Engenharia e Tecnologia da Informação Khwaja Faree, uma equipa de cientistas levou a cabo um estudo no qual testou iogurte de leite de camelo em roedores com diabetes tipo 1. Na análise dos resultados, os cientistas chegaram à conclusão que as propriedades do leite aliviaram os sintomas nos ratos com diabetes.

Além disso, observaram uma maior redução da taxa de glicose no sangue e uma maior concentração de insulina. No entanto, serão necessárias mais pesquisas para dizer, com certeza, que este produto pode ser um complemento útil para a tratamento da diabetes tipo 1.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cavani: brasileiros com milhões... mas pessimistas

O Grémio estabelece quatro parcerias para contratar o uruguaio. No entanto, a direção do clube não acredita que Cavani se vai mudar para Porto Alegre. "Na vida, se não conversas, nada sabes. Até pode surgir uma …

Ministério da Saúde indiano sem dados sobre médicos que morreram de covid-19. Associação fala em 382 óbitos

Depois de o Ministério da Saúde indiano ter afirmado esta semana que o não dispõe dos dados sobre os profissionais de saúde que morreram devido à covid-19, a Associação Médica do país publicou uma lista …

Chega apresenta proposta que prevê castração química para pedófilos

O projeto de revisão constitucional do Chega, entregue hoje no parlamento, prevê a remoção dos órgãos genitais a criminosos condenados por violação de menores, algo que em si mesmo encerra dúvidas de conformidade com a …

Fluminense: as derrotas pós-Evanilson e as quatro ausências de Fred

O reforço do FC Porto deixou a equipa brasileira que, desde essa transferência, contabiliza mais derrotas do que vitórias. A instabilidade de Fred não ajuda. Portugal continua mais atento ao Flamengo do que ao Fluminense, mesmo …

MP suíço pede 28 meses de prisão para presidente do PSG e 3 anos para Valcke

O Ministério Público suíço pediu, esta terça-feira, uma pena de 28 meses de prisão para Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, e de três anos para Jérôme Valcke, antigo número dois da FIFA. Trata-se dos primeiros …

Empresa japonesa cria lâmpada UV inócua para humanos que inativa coronavírus

Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi …

Trump pede à ONU atribuição de sanções à China por ter "ocultado factos relevantes"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, exortou hoje as Nações Unidas a “pedirem responsabilidades à China” pela sua atuação na fase inicial da expansão da pandemia de covid-19. Na sua intervenção durante o debate geral da …

Há um "clima de medo e insatisfação" nas Forças Armadas, diz Associação de Sargentos

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, disse à Rádio Renascença que se vive um "clima de medo e insatisfação nas Forças Armadas", que inclui ameaças, avaliações injustas, demora excessiva das reclamações …

Teletrabalho e questões ambientais são prioridade para o PS no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar pela regulamentação do teletrabalho e pela aprovação de uma lei de bases do …

Justiça alemã abre novo inquérito contra suspeito do desaparecimento de Maddie

A justiça alemã abriu um novo inquérito contra o principal suspeito do desaparecimento de Maddie McCann, relativo à violação de uma jovem irlandesa, em 2004, anunciou, esta terça-feira, o procurador de Brunswick. "Posso confirmar que investigamos …