O leite de camelo tem mais vantagens do que o leite de vaca

O leite de camelo apresenta uma melhor composição de vitaminas, ácidos gordos e probióticos comparativamente ao leite de vaca, o que o torna ideal para grupos de pessoas com necessidades especiais e para tratar doenças, como diabetes mellitus.

Além de terem sido o meio de transporte eleito pelos Reis Magos, os camelos e os dromedários foram também uma fonte de alimento em muitas culturas que viveram no deserto. O leite deste animal tem sido usado, inclusivamente, como medicamento natural em diferentes regiões do mundo e está agora a ganhar força devido às suas excelentes propriedades nutricionais.

Em comparação com o leite de vaca, o leite de camelo apresenta menor teor de gordura e maior percentagem de sais totais, cálcio livre e vitamina C, além de minerais, como o ferro, conforme explica o Hypertextual.

Um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade de Mouloud Mammeri, na Argélia, em conjunto com colegas da Universidade da Bretanha Ocidental, em França, revelou que o leite de camelo possui um grande valor probiótico, o que significa que apresenta uma grande diversidade de microrganismos vivos benéficos para a saúde.

De acordo com o matutino, os investigadores analisaram leite de camelo proveniente da região de Ghardaia, no Saara. A análise indicou que este leite é composto por 15 tipos diferentes de comunidades de fungos e de bactérias. Entre eles encontram-se muitas espécies de leveduras usadas para fermentação e criação de produtos lácteos, como manteiga e queijo.

Atualmente, o leite de camelo, assim como os seus produtos fermentados, estão a ser testados em diferentes investigações como complemento nutricional e como auxílio no tratamento de doenças, como a diabetes. Na Universidade Tecnológica de Almaty, no Cazaquistão, foi criada uma bebida à base de leite de camelo especificamente para grupos populacionais de risco, como crianças, pessoas com problemas de saúde e idosos.

Os investigadores afirmam que o processamento do leite de camelo melhora as propriedades nutricionais da bebida e aumenta a digestibilidade, sendo um complemento alimentar ideal para estes grupos que precisam de uma dieta mais completa.

Também no Paquistão, na Universidade de Engenharia e Tecnologia da Informação Khwaja Faree, uma equipa de cientistas levou a cabo um estudo no qual testou iogurte de leite de camelo em roedores com diabetes tipo 1. Na análise dos resultados, os cientistas chegaram à conclusão que as propriedades do leite aliviaram os sintomas nos ratos com diabetes.

Além disso, observaram uma maior redução da taxa de glicose no sangue e uma maior concentração de insulina. No entanto, serão necessárias mais pesquisas para dizer, com certeza, que este produto pode ser um complemento útil para a tratamento da diabetes tipo 1.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

UE reduz lista de países para reabrir fronteiras e mantém EUA e Brasil de fora

Os Estados-membros da União Europeia (UE) atualizaram, esta quinta-feira, a lista de países aos quais reabrem as fronteiras externas, mantendo de fora os Estados Unidos e o Brasil. "Na sequência da primeira revisão ao abrigo da …

24 horas depois, estátua de manifestante antirracismo em Bristol foi removida

A estátua de uma manifestante do movimento Black Lives Matter, erguida, esta quarta-feira, na cidade de Bristol, no Reino Unido, já foi removida. De acordo com o jornal The Guardian, 24 horas depois de ter sido …

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …

Enfermeira norte-americana matou sete doentes num hospital de veteranos com injeções de insulina

Uma enfermeira num hospital de veteranos norte-americanos matou deliberadamente pelo menos sete doentes com injeções de insulina. A mulher, que admitiu o crime, deverá ser condenada a sete penas de prisão perpétua, mais 20 anos …

PSP pôs fim à festa do título na Avenida dos Aliados. Um polícia ficou ferido

Na parte final dos festejos portistas, já durante a madrugada, nos Aliados, o Corpo de Intervenção da PSP do Porto foi obrigada a intervir contra um grupo de adeptos. Ninguém foi detido, mas um agente …