O leite de camelo tem mais vantagens do que o leite de vaca

O leite de camelo apresenta uma melhor composição de vitaminas, ácidos gordos e probióticos comparativamente ao leite de vaca, o que o torna ideal para grupos de pessoas com necessidades especiais e para tratar doenças, como diabetes mellitus.

Além de terem sido o meio de transporte eleito pelos Reis Magos, os camelos e os dromedários foram também uma fonte de alimento em muitas culturas que viveram no deserto. O leite deste animal tem sido usado, inclusivamente, como medicamento natural em diferentes regiões do mundo e está agora a ganhar força devido às suas excelentes propriedades nutricionais.

Em comparação com o leite de vaca, o leite de camelo apresenta menor teor de gordura e maior percentagem de sais totais, cálcio livre e vitamina C, além de minerais, como o ferro, conforme explica o Hypertextual.

Um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade de Mouloud Mammeri, na Argélia, em conjunto com colegas da Universidade da Bretanha Ocidental, em França, revelou que o leite de camelo possui um grande valor probiótico, o que significa que apresenta uma grande diversidade de microrganismos vivos benéficos para a saúde.

De acordo com o matutino, os investigadores analisaram leite de camelo proveniente da região de Ghardaia, no Saara. A análise indicou que este leite é composto por 15 tipos diferentes de comunidades de fungos e de bactérias. Entre eles encontram-se muitas espécies de leveduras usadas para fermentação e criação de produtos lácteos, como manteiga e queijo.

Atualmente, o leite de camelo, assim como os seus produtos fermentados, estão a ser testados em diferentes investigações como complemento nutricional e como auxílio no tratamento de doenças, como a diabetes. Na Universidade Tecnológica de Almaty, no Cazaquistão, foi criada uma bebida à base de leite de camelo especificamente para grupos populacionais de risco, como crianças, pessoas com problemas de saúde e idosos.

Os investigadores afirmam que o processamento do leite de camelo melhora as propriedades nutricionais da bebida e aumenta a digestibilidade, sendo um complemento alimentar ideal para estes grupos que precisam de uma dieta mais completa.

Também no Paquistão, na Universidade de Engenharia e Tecnologia da Informação Khwaja Faree, uma equipa de cientistas levou a cabo um estudo no qual testou iogurte de leite de camelo em roedores com diabetes tipo 1. Na análise dos resultados, os cientistas chegaram à conclusão que as propriedades do leite aliviaram os sintomas nos ratos com diabetes.

Além disso, observaram uma maior redução da taxa de glicose no sangue e uma maior concentração de insulina. No entanto, serão necessárias mais pesquisas para dizer, com certeza, que este produto pode ser um complemento útil para a tratamento da diabetes tipo 1.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Área Metropolitana de Lisboa em contingência até ao fim de agosto

O Governo vai manter a Área Metropolitana de Lisboa (AML) em situação de contingência até ao final de agosto, apurou o jornal Observador junto do Executivo socialista liderado por António Costa. De acordo com o …

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos por justa causa, disse …

Em Itália, preparar o regresso às escolas inclui serras afiadas

Itália, o primeiro epicentro de covid-19 fora da China, usou um regime agressivo de testes e uso de máscaras para conter uma segunda vaga no país. Agora, as escolas estão a preparar-se para receber, no …

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …

Pelo menos 42 feridos em Beirute em confrontos entre polícia e manifestantes

Pelo menos 42 pessoas ficaram feridas, esta terça-feira, em confrontos entre manifestantes e a polícia, pelo quarto dia consecutivo, nas proximidades do Parlamento em Beirute. De acordo com a Cruz Vermelha libanesa, dos pelo menos 42 …