O leite de camelo tem mais vantagens do que o leite de vaca

O leite de camelo apresenta uma melhor composição de vitaminas, ácidos gordos e probióticos comparativamente ao leite de vaca, o que o torna ideal para grupos de pessoas com necessidades especiais e para tratar doenças, como diabetes mellitus.

Além de terem sido o meio de transporte eleito pelos Reis Magos, os camelos e os dromedários foram também uma fonte de alimento em muitas culturas que viveram no deserto. O leite deste animal tem sido usado, inclusivamente, como medicamento natural em diferentes regiões do mundo e está agora a ganhar força devido às suas excelentes propriedades nutricionais.

Em comparação com o leite de vaca, o leite de camelo apresenta menor teor de gordura e maior percentagem de sais totais, cálcio livre e vitamina C, além de minerais, como o ferro, conforme explica o Hypertextual.

Um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade de Mouloud Mammeri, na Argélia, em conjunto com colegas da Universidade da Bretanha Ocidental, em França, revelou que o leite de camelo possui um grande valor probiótico, o que significa que apresenta uma grande diversidade de microrganismos vivos benéficos para a saúde.

De acordo com o matutino, os investigadores analisaram leite de camelo proveniente da região de Ghardaia, no Saara. A análise indicou que este leite é composto por 15 tipos diferentes de comunidades de fungos e de bactérias. Entre eles encontram-se muitas espécies de leveduras usadas para fermentação e criação de produtos lácteos, como manteiga e queijo.

Atualmente, o leite de camelo, assim como os seus produtos fermentados, estão a ser testados em diferentes investigações como complemento nutricional e como auxílio no tratamento de doenças, como a diabetes. Na Universidade Tecnológica de Almaty, no Cazaquistão, foi criada uma bebida à base de leite de camelo especificamente para grupos populacionais de risco, como crianças, pessoas com problemas de saúde e idosos.

Os investigadores afirmam que o processamento do leite de camelo melhora as propriedades nutricionais da bebida e aumenta a digestibilidade, sendo um complemento alimentar ideal para estes grupos que precisam de uma dieta mais completa.

Também no Paquistão, na Universidade de Engenharia e Tecnologia da Informação Khwaja Faree, uma equipa de cientistas levou a cabo um estudo no qual testou iogurte de leite de camelo em roedores com diabetes tipo 1. Na análise dos resultados, os cientistas chegaram à conclusão que as propriedades do leite aliviaram os sintomas nos ratos com diabetes.

Além disso, observaram uma maior redução da taxa de glicose no sangue e uma maior concentração de insulina. No entanto, serão necessárias mais pesquisas para dizer, com certeza, que este produto pode ser um complemento útil para a tratamento da diabetes tipo 1.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Robôs substituem estudantes em cerimónia de graduação no Japão

Impedidos de estarem na sua cerimónia de graduação por causa do novo coronavírus, estudantes japoneses marcaram presença com a ajuda de robôs. Com as universidades fechadas devido à pandemia de covid-19, muitos foram os estudantes universitários …

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …

Linhas de crédito alargadas a todos os setores de atividade

O Governo alargou os apoios "à globalidade do tecido empresarial", nomeadamente aos setores do comércio e serviços, dos transportes, do imobiliário, da construção, indústrias extrativas e transformadoras. As linhas de crédito lançadas pelo Governo para apoiar …