Estudo sugere que o mel é melhor para a constipação do que os medicamentos

O mel pode ser melhor para a constipação do que os medicamentos convencionais utilizados para a tosse, entupimento nasal e dor de garganta, sugere um novo estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Os especialistas frisam que esta é uma substância barata, de fácil acesso e que quase não tem efeitos colaterais, tal como frisa o jornal britânico The Guardian.

De acordo com a equipa britânica, os médicos podem recomendar a utilização de mel como alternativa aos antibióticos, que muitas vezes são prescritos para tratar estas infeções, apesar de não serem eficazes.

“O mel é um remédio comum frequentemente utilizado e bem conhecido pelos pacientes (…) Também é barato, de fácil acesso e quase sem efeitos colaterais”, escreveram os cientistas no estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especilizada BMJ Evidence-Based Medicine.

“Como a maioria das infeções do trato respiratório superior é do tipo viral, a prescrição de antibióticos é ineficaz e inadequada (…) No entanto, a falta de alternativas eficazes, bem como o desejo de preservar a relação médico-paciente, contribuem para a prescrição excessiva de antibióticos”, sustentaram.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas compilaram os resultados de 14 estudos anteriores, nove dos quais com crianças, que comparavam o mel com outras preparações mais comuns que incluíam fármacos usuais, principalmente anti-histamínicos, expetorantes, analgésicos e antitussígenos.

Ao todo, envolvia 1.761 participantes de várias faixas etárias, detalha o Science Alert.

A análise dos dados demonstrou que o mel foi mais eficaz do que os tratamentos comuns para melhorar os sintomas das constipações, especialmente a frequência e gravidade da tosse. Dois dos estudos mostraram que os sintomas duraram um a dois dias menos entre aqueles pacientes que foram tratados com mel.

“O mel é mais eficaz e menos prejudicial do que as alternativas usuais de tratamento, evitando causar danos através da resistência a antibióticos”, concluíram.

ZAP //

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “quase sem efeitos colaterais” excetuando uma reação imediata de vómito só com o cheiro à distância, que infelizmente me persegue desde que me lembro de ser gente. O mel é muito usado e reconhecido, principalmente nas regiões produtoras, para as constipações. Quem puder que tome! É também um alimento que não tem prazo de valdade…dura séculos.

RESPONDER

Podem já ter existido buracos negros microscópicos

Investigadores sugerem que, nos primeiros momentos do Big Bang, podem ter existido buracos negros primitivos do tamanho de um átomo de potássio. Desde sempre, os seres humanos quiseram explicar os fenómenos mais imprevisíveis e perturbadores do …

Liga dos Campeões: Haaland quebrou recorde de Nistelrooy (numa lista com Mário Jardel)

Primeiro jogo do grupo do Sporting terminou com vitória dos favoritos. Mas o mesmo não aconteceu na Moldávia. Segundo dia da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22, com recorde na Turquia …

O "maior escritório flutuante do mundo" foi construído para resistir às alterações climáticas

Um edifício flutuante foi construído em Roterdão, na Holanda, para resistir às alterações climáticas — se o nível da água subir, o "maior escritório flutuante do mundo" acompanhará a maré. De acordo com o New Atlas, …

"O sistema inteiro permitiu e perpetrou". Biles acusa Federação de ser cúmplice dos abusos de Nassar

Simone Biles culpou nesta quarta-feira a federação de ginástica dos Estados Unidos e “todo o sistema” por permitir que Larry Nassar, médico da equipa nacional durante 20 anos, abusasse sexualmente dela e de centenas de …

Os psicólogos descobriram um misterioso novo fenómeno - o efeito de desvalorização do clone

Um novo estudo aponta possíveis efeitos com a evolução da tecnologia e concluiu que ver rostos humanos duplicados tende a causar desconforto nas pessoas. Uma nova investigação publicada no PLOS One concluiu que os rostos humanos …

Remodelação no Reino Unido. Johnson demite ministros da Educação, Justiça e Habitação

Os ministros da Educação, Habitação e Justiça foram hoje demitidos do Governo britânico no âmbito da remodelação que o primeiro-ministro, Boris Johnson, iniciou, na sequência de várias crises, como a da pandemia ou a da …

Atlético 0-0 Porto | Dragão não treme no teste de Madrid

MINUTO 79. Renan Lodi e Kondogbia desentenderam-se, Taremi aproveitou, tirou Oblak do caminho e marcou. Porém, a festa nortenha durou poucos segundos. Após auxílio do VAR, o juiz Ovidiu Haţegan anulou o “tento”. Já no período …

Sporting 1-5 Ajax | Poker de Haller chama leão à realidade

O Sporting regressou à Liga dos Campeões da pior maneira. Na recepção ao Ajax, os comandados de Rúben Amorim foram goleados por 5-1, numa partida em que abriram uma autêntica auto-estrada no flanco esquerdo para …

Quintino Aires afastado de programa da TVI depois de comentários homofóbicos

Em causa estão comentários feitos sobre o concorrente Bruno d'Almeida, que levou ao parlamento uma proposta para se acabar com a discriminação aos homossexuais na doação de sangue. O psicólogo Quintino Aires foi afastado do …

Nunca houve tão poucos médicos especialistas em exclusividade no SNS. São menos de 5000

O SNS perdeu 1284 médicos em regime de exclusividade nos últimos cinco anos. Nunca houve tão poucos especialistas a trabalhar de forma exclusiva no Serviço Nacional de Saúde. Segundo avança o jornal Público, nunca houve tão …