/

Estudo sugere que o mel é melhor para a constipação do que os medicamentos

5

O mel pode ser melhor para a constipação do que os medicamentos convencionais utilizados para a tosse, entupimento nasal e dor de garganta, sugere um novo estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Os especialistas frisam que esta é uma substância barata, de fácil acesso e que quase não tem efeitos colaterais, tal como frisa o jornal britânico The Guardian.

De acordo com a equipa britânica, os médicos podem recomendar a utilização de mel como alternativa aos antibióticos, que muitas vezes são prescritos para tratar estas infeções, apesar de não serem eficazes.

“O mel é um remédio comum frequentemente utilizado e bem conhecido pelos pacientes (…) Também é barato, de fácil acesso e quase sem efeitos colaterais”, escreveram os cientistas no estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especilizada BMJ Evidence-Based Medicine.

“Como a maioria das infeções do trato respiratório superior é do tipo viral, a prescrição de antibióticos é ineficaz e inadequada (…) No entanto, a falta de alternativas eficazes, bem como o desejo de preservar a relação médico-paciente, contribuem para a prescrição excessiva de antibióticos”, sustentaram.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas compilaram os resultados de 14 estudos anteriores, nove dos quais com crianças, que comparavam o mel com outras preparações mais comuns que incluíam fármacos usuais, principalmente anti-histamínicos, expetorantes, analgésicos e antitussígenos.

Ao todo, envolvia 1.761 participantes de várias faixas etárias, detalha o Science Alert.

A análise dos dados demonstrou que o mel foi mais eficaz do que os tratamentos comuns para melhorar os sintomas das constipações, especialmente a frequência e gravidade da tosse. Dois dos estudos mostraram que os sintomas duraram um a dois dias menos entre aqueles pacientes que foram tratados com mel.

“O mel é mais eficaz e menos prejudicial do que as alternativas usuais de tratamento, evitando causar danos através da resistência a antibióticos”, concluíram.

ZAP //

 

5 Comments

  1. “quase sem efeitos colaterais” excetuando uma reação imediata de vómito só com o cheiro à distância, que infelizmente me persegue desde que me lembro de ser gente. O mel é muito usado e reconhecido, principalmente nas regiões produtoras, para as constipações. Quem puder que tome! É também um alimento que não tem prazo de valdade…dura séculos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.