Estudo sugere que o mel é melhor para a constipação do que os medicamentos

O mel pode ser melhor para a constipação do que os medicamentos convencionais utilizados para a tosse, entupimento nasal e dor de garganta, sugere um novo estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Os especialistas frisam que esta é uma substância barata, de fácil acesso e que quase não tem efeitos colaterais, tal como frisa o jornal britânico The Guardian.

De acordo com a equipa britânica, os médicos podem recomendar a utilização de mel como alternativa aos antibióticos, que muitas vezes são prescritos para tratar estas infeções, apesar de não serem eficazes.

“O mel é um remédio comum frequentemente utilizado e bem conhecido pelos pacientes (…) Também é barato, de fácil acesso e quase sem efeitos colaterais”, escreveram os cientistas no estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especilizada BMJ Evidence-Based Medicine.

“Como a maioria das infeções do trato respiratório superior é do tipo viral, a prescrição de antibióticos é ineficaz e inadequada (…) No entanto, a falta de alternativas eficazes, bem como o desejo de preservar a relação médico-paciente, contribuem para a prescrição excessiva de antibióticos”, sustentaram.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas compilaram os resultados de 14 estudos anteriores, nove dos quais com crianças, que comparavam o mel com outras preparações mais comuns que incluíam fármacos usuais, principalmente anti-histamínicos, expetorantes, analgésicos e antitussígenos.

Ao todo, envolvia 1.761 participantes de várias faixas etárias, detalha o Science Alert.

A análise dos dados demonstrou que o mel foi mais eficaz do que os tratamentos comuns para melhorar os sintomas das constipações, especialmente a frequência e gravidade da tosse. Dois dos estudos mostraram que os sintomas duraram um a dois dias menos entre aqueles pacientes que foram tratados com mel.

“O mel é mais eficaz e menos prejudicial do que as alternativas usuais de tratamento, evitando causar danos através da resistência a antibióticos”, concluíram.

ZAP //

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “quase sem efeitos colaterais” excetuando uma reação imediata de vómito só com o cheiro à distância, que infelizmente me persegue desde que me lembro de ser gente. O mel é muito usado e reconhecido, principalmente nas regiões produtoras, para as constipações. Quem puder que tome! É também um alimento que não tem prazo de valdade…dura séculos.

RESPONDER

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …