“Mein Kampf” em formato digital é um sucesso

Lainmoon / Flickr

"Mein Kampf", escrito por Adolf Hitler em 1925, lançou as bases da ideologia nazi.

“Mein Kampf”, escrito por Adolf Hitler em 1925, lançou as bases da ideologia nazi.

“Mein Kampf”, livro que lançou as bases do Nazismo, escrito por Adolf Hitler em 1925, é um best seller. Quem o diz são os sites que disponibilizam a obra na Internet, entre eles o iTunes e a Amazon, onde é possível encontrar a versão digital por apenas 1 euro.

O manifesto escrito por Hitler na prisão, antes da sua ascensão ao poder e do início do III Reich, parece ter ganhado novo vigor com a popularização de tablets e outros dispositivos de leitura digital: não tendo que mostrar a capa do livro a ninguém, os leitores sentem-se mais confortáveis para ler “Mein Kampf” (“Minha Luta”, em português) com mais privacidade, sem medo de serem confundidos com simpatizantes dos nazis.

Na Amazon do Reino Unido, é o 7º livro mais vendido na secção de Política e Ciências Sociais, custando 0,99 libras. No iTunes, uma versão de 3,49 euros está em 35º lugar na secção de Política e Atualidade, entre uma maioria de autores contemporâneos – mas atrás, no entanto, de livros como “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel, e “O Manifesto Comunista”, de Karl Marx e Friedrich Engels.

E isto quando existem 6 versões do livro em ebook – a primeira delas publicada em 2008, no formato para o Kindle, e a mais recente em 2013 – além de quase 100 versões em papel e audio. No Internet Archive, a versão gratuita do livro já conta mais de 100 mil downloads.

Chris Faraone, o primeiro jornalista a reparar no fenómeno, conversou com o responsável da editora da edição de 1 dólar de “Mein Kampf”, a Elite Minds. “As vendas estão a ser ótimas”, explicou-lhe Micharl Ford, presidente da editora, que no entanto confessa sentir-se num “dilema moral na promoção” do livro, receando fomentar “algo que possa ser mal aplicado”.

A obra de Hitler não é a única a subir em popularidade na respectiva versão digital. Ebooks como a trilogia das 50 Sombras de Grey, cujo primeiro volume foi o primeiro ebook a atingir 1 milhão de exemplares vendidos, têm sucesso pela mesma razão: são livros que as pessoas têm curiosidade em ler, mas sem o comprometimento de comprar, ser visto com o livro ou tê-lo na estante da sala.

Aline Flor, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Roubo de dinheiro pode ser deduzido no IRC em casos excepcionais

O roubo de valores em dinheiro pode ser usado pela empresa afetada como uma dedução ao lucro tributável desde que este tenha ocorrido em condições muito excecionais, como o envolvimento de armas de fogo, esclarece …

Baleias usam "redes de bolhas" para caçar as suas presas (e um vídeo raro prova-o)

https://vimeo.com/367029392 Alguns cetáceos, como as baleias jubarte, usam "redes" para caçar as suas presas. Os animais mergulham e nadam em forma de anel em redor das suas presas, soprando bolhas à medida que avançam. O anel ascendente …

Assunção Cristas vai deixar o Parlamento

A líder demissionária do CDS-PP, Assunção Cristas, vai renunciar ao mandato de deputada, mas ficará na Assembleia da República até ao próximo congresso, em 25 e 26 de janeiro de 2020. O anúncio foi feito esta …

Carles Puigdemont apresenta-se às autoridades belgas, mas recusa entregar-se a Espanha

O ex-presidente da Generalitat Carles Puigdemont, fugido na Bélgica e perseguido pela justiça espanhola desde 2017 apresentou-se esta sexta-feira voluntariamente às autoridades belgas, mas recusa entregar-se. Carles Puigdemont, acusado de delitos de sedição e má gestão …

O muco tem a capacidade secreta de dominar germes

https://vimeo.com/366782239 O nosso corpo está repleto de muco, e isto não se explica apenas pela chegada do outono. Um estudo recente demonstrou uma das inesperadas propriedades benéficas do muco: contém açúcares que controlam os germes potencialmente …

Cientistas desenvolvem "corda de guitarra" que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa. Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a …

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …