“Mein Kampf” em formato digital é um sucesso

Lainmoon / Flickr

"Mein Kampf", escrito por Adolf Hitler em 1925, lançou as bases da ideologia nazi.

“Mein Kampf”, escrito por Adolf Hitler em 1925, lançou as bases da ideologia nazi.

“Mein Kampf”, livro que lançou as bases do Nazismo, escrito por Adolf Hitler em 1925, é um best seller. Quem o diz são os sites que disponibilizam a obra na Internet, entre eles o iTunes e a Amazon, onde é possível encontrar a versão digital por apenas 1 euro.

O manifesto escrito por Hitler na prisão, antes da sua ascensão ao poder e do início do III Reich, parece ter ganhado novo vigor com a popularização de tablets e outros dispositivos de leitura digital: não tendo que mostrar a capa do livro a ninguém, os leitores sentem-se mais confortáveis para ler “Mein Kampf” (“Minha Luta”, em português) com mais privacidade, sem medo de serem confundidos com simpatizantes dos nazis.

Na Amazon do Reino Unido, é o 7º livro mais vendido na secção de Política e Ciências Sociais, custando 0,99 libras. No iTunes, uma versão de 3,49 euros está em 35º lugar na secção de Política e Atualidade, entre uma maioria de autores contemporâneos – mas atrás, no entanto, de livros como “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel, e “O Manifesto Comunista”, de Karl Marx e Friedrich Engels.

E isto quando existem 6 versões do livro em ebook – a primeira delas publicada em 2008, no formato para o Kindle, e a mais recente em 2013 – além de quase 100 versões em papel e audio. No Internet Archive, a versão gratuita do livro já conta mais de 100 mil downloads.

Chris Faraone, o primeiro jornalista a reparar no fenómeno, conversou com o responsável da editora da edição de 1 dólar de “Mein Kampf”, a Elite Minds. “As vendas estão a ser ótimas”, explicou-lhe Micharl Ford, presidente da editora, que no entanto confessa sentir-se num “dilema moral na promoção” do livro, receando fomentar “algo que possa ser mal aplicado”.

A obra de Hitler não é a única a subir em popularidade na respectiva versão digital. Ebooks como a trilogia das 50 Sombras de Grey, cujo primeiro volume foi o primeiro ebook a atingir 1 milhão de exemplares vendidos, têm sucesso pela mesma razão: são livros que as pessoas têm curiosidade em ler, mas sem o comprometimento de comprar, ser visto com o livro ou tê-lo na estante da sala.

Aline Flor, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os gorilas têm amigos para toda a vida (e fazem grandes festas anuais)

Cientistas concluíram que os gorilas têm amizades que duram para toda a vida, inclusive entre animais que não são parentes, e celebram grandes reuniões anuais. De acordo com o ABC, uma equipa de cientistas concluiu que …

Bengala que guiou bote salva-vidas após o naufrágio do Titanic leiloada por 44 mil euros

Quando o Titanic afundou em águas geladas perto de Newfoundland em 1912, um bote salva-vidas de sobreviventes usou a luz operada por bateria na bengala de uma mulher para iluminar o caminho para a segurança. Essa …

Amostras de sangue de animais de zoológicos ajudam a prever doenças em humanos

Os cientistas querem usar padrões genéticos similares, que estão presentes no sangue de humanos e animais há milhares de anos, para melhorar o prognóstico da doença assistida por computador. Os jardins zoológicos de Saarbrücken e Neunkirchen, …

Encontrado no topo dos Alpes um lago que não devia existir

Um montanhista capturou a formação de um lago "alarmante" no alto dos Alpes franceses depois de a neve glacial ter derretido durante a intensa onda de calor que atingiu a Europa central no final de …

Fogo na Sertã reacendeu e há aldeias cercadas pelas chamas

O incêndio no concelho da Sertã reacendeu à tarde depois de sido dado como dominado durante a madrugada, continuando os fogos no distritos de Castelo Branco a mobilizar mais de mil bombeiros e 15 meios …

Há uma cidade onde o dinheiro cresce das árvores

Morador da remota cidade de Skagway, no Alaska, há cerca de um ano, John Sasfai entra na cervejaria Skagway Brewing Co. e pede uma cerveja artesanal local à base de broto de abeto (árvore conífera …

Os gatos são um problema na Austrália. Matam mais de dois mil milhões de animais selvagens por ano

Quando os gatos vagueiam livremente, pequenos animais selvagens morrem. Na Austrália, a contagem de corpos já excede os dois mil milhões de animais nativos por ano. Na Austrália, investigadores ambientais analisaram centenas de estudos sobre os …

Morreu a antiga apresentadora da RTP Isabel Wolmar

Morreu a antiga apresentadora da RTP Isabel Wolmar. A cara histórica da estação pública tinha 86 anos. A notícia foi avançada pelo amigo Júlio Isidro na sua página oficial de Facebook. No Facebook, o apresentador da …

Cidade americana usa músicas infantis para afastar os sem-abrigo

https://vimeo.com/349252020 A cidade de West Palm Beach, no estado americano da Flórida, está a usar músicas infantis em loop para evitar que os sem-abrigo durmam no parque da cidade durante a noite. Numa tentativa desesperada e bizarra …

Nicolás Maduro acusa EUA de usarem sanções para se apoderarem do petróleo da Venezuela

O Presidente Nicolás Maduro acusou sábado os EUA de usarem as sanções contra a Venezuela como uma maneira de dominar o país para se apoderarem dos recursos petrolíferos venezuelanos. "Os EUA querem dominar-nos para controlar o …