“Mein Kampf” em formato digital é um sucesso

Lainmoon / Flickr

"Mein Kampf", escrito por Adolf Hitler em 1925, lançou as bases da ideologia nazi.

“Mein Kampf”, escrito por Adolf Hitler em 1925, lançou as bases da ideologia nazi.

“Mein Kampf”, livro que lançou as bases do Nazismo, escrito por Adolf Hitler em 1925, é um best seller. Quem o diz são os sites que disponibilizam a obra na Internet, entre eles o iTunes e a Amazon, onde é possível encontrar a versão digital por apenas 1 euro.

O manifesto escrito por Hitler na prisão, antes da sua ascensão ao poder e do início do III Reich, parece ter ganhado novo vigor com a popularização de tablets e outros dispositivos de leitura digital: não tendo que mostrar a capa do livro a ninguém, os leitores sentem-se mais confortáveis para ler “Mein Kampf” (“Minha Luta”, em português) com mais privacidade, sem medo de serem confundidos com simpatizantes dos nazis.

Na Amazon do Reino Unido, é o 7º livro mais vendido na secção de Política e Ciências Sociais, custando 0,99 libras. No iTunes, uma versão de 3,49 euros está em 35º lugar na secção de Política e Atualidade, entre uma maioria de autores contemporâneos – mas atrás, no entanto, de livros como “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel, e “O Manifesto Comunista”, de Karl Marx e Friedrich Engels.

E isto quando existem 6 versões do livro em ebook – a primeira delas publicada em 2008, no formato para o Kindle, e a mais recente em 2013 – além de quase 100 versões em papel e audio. No Internet Archive, a versão gratuita do livro já conta mais de 100 mil downloads.

Chris Faraone, o primeiro jornalista a reparar no fenómeno, conversou com o responsável da editora da edição de 1 dólar de “Mein Kampf”, a Elite Minds. “As vendas estão a ser ótimas”, explicou-lhe Micharl Ford, presidente da editora, que no entanto confessa sentir-se num “dilema moral na promoção” do livro, receando fomentar “algo que possa ser mal aplicado”.

A obra de Hitler não é a única a subir em popularidade na respectiva versão digital. Ebooks como a trilogia das 50 Sombras de Grey, cujo primeiro volume foi o primeiro ebook a atingir 1 milhão de exemplares vendidos, têm sucesso pela mesma razão: são livros que as pessoas têm curiosidade em ler, mas sem o comprometimento de comprar, ser visto com o livro ou tê-lo na estante da sala.

Aline Flor, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal aceita afastamento de juiz Paulo Registo do caso Football Leaks

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) aceitou o pedido de escusa apresentado pelo juiz Paulo Registo, a quem foi distribuído o processo de Rui Pinto, criador do Football Leaks. Segundo o acórdão do TRL, a …

Governador do Rio de Janeiro acusado de fraude com hospitais de campanha

O Ministério Público brasileiro indicou ter reunido provas de que o governador do Rio de Janeiro comandou uma organização que defraudou a construção de hospitais de campanha, no âmbito do combate à covid-19. De acordo com …

Centeno já cativou mais de 1025 milhões de euros no Orçamento de 2020

As cativações no Orçamento do Estado (OE) para 2020 ascendem a 1025,5 milhões de euros, revelou o boletim da Direção-Geral do Orçamento relativo a abril, montante inferior ao do OE 2019. Segundo avançou o Expresso esta …

Supremo Tribunal anula presidência parlamentar de Juan Guaidó

Esta terça-feira, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela reconheceu como presidente do parlamento Luís Parra, um dissidente da oposição. O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (STJ) declarou nula a junta de direção da Assembleia …

Há 285 novos casos de covid-19. São quase todos na Grande Lisboa

A região de Lisboa continua a registar o maior número de novos casos de covid-19 registados no país. A Direcção Geral de Saúde (DGS) anuncia hoje 31.292 infectados com o coronavírus, mais 285 do que …

Com bens arrestados e a filha a pagar contas, é quase impossível cobrar multa de 3,7 milhões a Ricardo Salgado

O Tribunal Constitucional confirmou a multa de 3,7 milhões de euros que foi aplicada pelo Banco de Portugal ao banqueiro Ricardo Salgado, mas é quase impossível cobrar esse valor. O ex-presidente do BES tem os …

França suspende tratamentos com hidroxicloroquina

O Governo francês decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos à base de hidroxicloroquina para pacientes infetados com a covid-19. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração …

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastrar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …