“Mein Kampf” em formato digital é um sucesso

Lainmoon / Flickr

"Mein Kampf", escrito por Adolf Hitler em 1925, lançou as bases da ideologia nazi.

“Mein Kampf”, escrito por Adolf Hitler em 1925, lançou as bases da ideologia nazi.

“Mein Kampf”, livro que lançou as bases do Nazismo, escrito por Adolf Hitler em 1925, é um best seller. Quem o diz são os sites que disponibilizam a obra na Internet, entre eles o iTunes e a Amazon, onde é possível encontrar a versão digital por apenas 1 euro.

O manifesto escrito por Hitler na prisão, antes da sua ascensão ao poder e do início do III Reich, parece ter ganhado novo vigor com a popularização de tablets e outros dispositivos de leitura digital: não tendo que mostrar a capa do livro a ninguém, os leitores sentem-se mais confortáveis para ler “Mein Kampf” (“Minha Luta”, em português) com mais privacidade, sem medo de serem confundidos com simpatizantes dos nazis.

Na Amazon do Reino Unido, é o 7º livro mais vendido na secção de Política e Ciências Sociais, custando 0,99 libras. No iTunes, uma versão de 3,49 euros está em 35º lugar na secção de Política e Atualidade, entre uma maioria de autores contemporâneos – mas atrás, no entanto, de livros como “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel, e “O Manifesto Comunista”, de Karl Marx e Friedrich Engels.

E isto quando existem 6 versões do livro em ebook – a primeira delas publicada em 2008, no formato para o Kindle, e a mais recente em 2013 – além de quase 100 versões em papel e audio. No Internet Archive, a versão gratuita do livro já conta mais de 100 mil downloads.

Chris Faraone, o primeiro jornalista a reparar no fenómeno, conversou com o responsável da editora da edição de 1 dólar de “Mein Kampf”, a Elite Minds. “As vendas estão a ser ótimas”, explicou-lhe Micharl Ford, presidente da editora, que no entanto confessa sentir-se num “dilema moral na promoção” do livro, receando fomentar “algo que possa ser mal aplicado”.

A obra de Hitler não é a única a subir em popularidade na respectiva versão digital. Ebooks como a trilogia das 50 Sombras de Grey, cujo primeiro volume foi o primeiro ebook a atingir 1 milhão de exemplares vendidos, têm sucesso pela mesma razão: são livros que as pessoas têm curiosidade em ler, mas sem o comprometimento de comprar, ser visto com o livro ou tê-lo na estante da sala.

Aline Flor, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Voto antecipado cria filas intermináveis em Lisboa e no Porto

A dez minutos do fecho das urnas, ainda havia muita gente a querer votar antecipadamente nas eleições europeias. As filas de espera eram longas no Porto e Lisboa. Houve quem desistisse de votar. Em Lisboa, as …

Desvendado o enigma do precioso vidro do deserto da Líbia

https://vimeo.com/336882972 Uma nova investigação acaba de dar resposta ao enigma do vidro da Líbia, que intriga cientistas há um século. O material, que chegou a ser utilizado pelo rei Tutankhamun, é fruto do impacto de um …

Funcionários públicos passam a receber hoje 75% do valor das progressões

Os funcionários públicos que reuniram dez pontos na avaliação de desempenho nos últimos anos começam hoje a receber com o salário 75% da progressão que esteve congelada, que passará a ser paga na totalidade em …

Pasta de dentes de carvão não branqueia os dentes (e faz muito mal)

O carvão ativado, como uma moda de saúde, começou a ficar popular em 2016. Hoje, podemos encontrá-lo em bebidas, gelados e pizza, por exemplo. Não há dúvida de que parte da atração está na estética das …

O exoplaneta mais tórrido já descoberto tem valiosas terras raras

A 650 anos-luz da Terra, o KELT-9 b, o exoplaneta mais quente até agora descoberto, tem assinaturas de alguns dos cobiçados minerais de terras-raras.  Além das assinaturas de ferro gasoso e titânio encontradas na sua atmosfera, …

Conseguirá a Terra sair ilesa se o Sol ficar sem combustível?

Planetas rochosos formados por elementos densos serão, muito provavelmente, os únicos sobreviventes da morte explosiva de uma estrela. Esta descoberta dá-nos pistas preciosas sobre o futuro da Terra. Quando uma estrela morre destrói tudo o que …

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …