/

“Mein Kampf” em formato digital é um sucesso

Lainmoon / Flickr

"Mein Kampf", escrito por Adolf Hitler em 1925, lançou as bases da ideologia nazi.

“Mein Kampf”, escrito por Adolf Hitler em 1925, lançou as bases da ideologia nazi.

“Mein Kampf”, livro que lançou as bases do Nazismo, escrito por Adolf Hitler em 1925, é um best seller. Quem o diz são os sites que disponibilizam a obra na Internet, entre eles o iTunes e a Amazon, onde é possível encontrar a versão digital por apenas 1 euro.

O manifesto escrito por Hitler na prisão, antes da sua ascensão ao poder e do início do III Reich, parece ter ganhado novo vigor com a popularização de tablets e outros dispositivos de leitura digital: não tendo que mostrar a capa do livro a ninguém, os leitores sentem-se mais confortáveis para ler “Mein Kampf” (“Minha Luta”, em português) com mais privacidade, sem medo de serem confundidos com simpatizantes dos nazis.

Na Amazon do Reino Unido, é o 7º livro mais vendido na secção de Política e Ciências Sociais, custando 0,99 libras. No iTunes, uma versão de 3,49 euros está em 35º lugar na secção de Política e Atualidade, entre uma maioria de autores contemporâneos – mas atrás, no entanto, de livros como “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel, e “O Manifesto Comunista”, de Karl Marx e Friedrich Engels.

E isto quando existem 6 versões do livro em ebook – a primeira delas publicada em 2008, no formato para o Kindle, e a mais recente em 2013 – além de quase 100 versões em papel e audio. No Internet Archive, a versão gratuita do livro já conta mais de 100 mil downloads.

Chris Faraone, o primeiro jornalista a reparar no fenómeno, conversou com o responsável da editora da edição de 1 dólar de “Mein Kampf”, a Elite Minds. “As vendas estão a ser ótimas”, explicou-lhe Micharl Ford, presidente da editora, que no entanto confessa sentir-se num “dilema moral na promoção” do livro, receando fomentar “algo que possa ser mal aplicado”.

A obra de Hitler não é a única a subir em popularidade na respectiva versão digital. Ebooks como a trilogia das 50 Sombras de Grey, cujo primeiro volume foi o primeiro ebook a atingir 1 milhão de exemplares vendidos, têm sucesso pela mesma razão: são livros que as pessoas têm curiosidade em ler, mas sem o comprometimento de comprar, ser visto com o livro ou tê-lo na estante da sala.

Aline Flor, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.