Mega-operação da PJ contra Hells Angels. Há 400 inspetores e 80 mandados de busca

A PJ está a realizar durante a manhã desta segunda-feira uma operação de norte a sul do país contra o grupo internacional de motards Hells Angels. A operação envolve 400 inspetores e 80 mandados de busca.

Fonte ligada à investigação disse à agência Lusa que, em causa, estarão suspeitas de associação criminosa, roubo e tentativa de homicídio.

Segundo o Diário de Notícias, esta é a maior operação de sempre contra este grupo. Parte dos alvos são estrangeiros a residir em Portugal, com destaque para Lisboa e Faro. Tendo em conta o alto risco da operação, estão envolvidos na operação 400 inspetores e 80 mandados de buscas.

No passado mês de março, uma rixa entre dois grupos rivais – os Hell Angels e os Red & Gold – fez seis feridos num restaurante no Prior Velho, em Loures.

De acordo com a Sábado, os Red & Gold são liderados por Mário Machado, antigo dirigente de extrema-direita e candidato à liderança da claque Juve Leo. Em declarações à revista, Mário Machado considerou as buscas “naturais”. “Eles são um grupo marginal que nada tem que ver com a extrema-direita”, disse.

O antigo dirigente da Frente Nacional frisou ainda que a comunidade “já estava à espera” destas buscas, pois os Hells Angels estão, além das ofensas à integridade física, associados a “tráfico de armas, droga e viciação de motos”.

A PJ já confirmou, através de um comunicado, a operação em curso, afirmando que resultou em “dezenas de detidos”. A Unidade Nacional Contra-Terrorismo “desencadeou uma vasta operação tendo em vista o completo desmantelamento de uma violenta associação criminosa”, lê-se no documento.

A PJ prestará durante o dia de hoje esclarecimentos adicionais acerca do desenvolvimento desta operação. Numa nota enviada à comunicação social, a Procuradoria-Geral da República explica que nas diligências desta quarta-feira participaram 400 elementos da PJ.

Os detidos irão ser presentes ao primeiro interrogatório judicial a partir desta quinta-feira para a aplicação das medidas de coação.

A operação do Departamento Central de Investigação Criminal está a ser coordenada pela Unidade Nacional Contra o Terrorismo da PJ e decorre em cidades como o Porto, Aveiro, Lisboa, Almada, Setúbal e Faro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Acho muito bem toda essa mobilização de efectivos no terreno, a cuidar das prioridades da criminalidade em Portugal. De certeza que não existem crimes de corrupção, ou gangues pedestres de bairredos, para trazer à justiça…

RESPONDER

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …

Vladimir Putin vai poder governar a Rússia até 2036

Os eleitores russos devem aprovar, com larga maioria, as emendas constitucionais que permitem ao Presidente Vladimir Putin concorrer a outros dois mandatos, de acordo com os primeiros resultados do referendo. A Comissão Central de Eleições disse …