“Mindfulness” e meditação podem piorar a depressão e a ansiedade

Tanto a mindfulness como a meditação são vistas como práticas que aliviam o stress, mas às vezes podem deixar as pessoas numa situação ainda pior.

Mindfulness é um termo que tem sido traduzido como Consciência Plena, Presença Plena ou Atenção Plena. Pode ser considerado como um processo de auto-regulação da atenção, com o objetivo de trazer uma qualidade da consciência não-elaborativa ao momento presente, dentro de uma orientação de curiosidade, abertura experiencial e aceitação.

É uma prática meditativa que reflete a capacidade humana básica fundamental para prestar atenção a aspetos relevantes da experiência.

Tanto a mindfulness como a meditação são vistas como práticas que aliviam o stress, mas às vezes podem deixar as pessoas numa situação ainda pior.

Naquela que foi a primeira revisão sistemáticas das evidências relativas a esta matéria, uma equipa de investigadores descobriu que cerca de uma em cada 12 pessoas que tentam meditar sentem um efeito negativo indesejado, nomeadamente o agravamento da depressão ou da ansiedade.

“Para a maioria das pessoas funciona bem, mas sem dúvida tem sido sobrevalorizada e não é universalmente benevolente”, diz Miguel Farias, investigador da Universidade de Coventry e coautor do estudo, citado pela New Scientist.

Tem havido alguns relatos de pessoas que experienciaram uma degradação da saúde mental após iniciar a meditação, mas ainda não está bem claro com que frequência isso acontece. O estudo foi publicado na versão em papel da revista científica Acta Psychiatrica Scandinavica.

Os investigadores descobriram que cerca de 8% das pessoas que tentam meditação sentem um efeito indesejado. “As pessoas sentiram um pouco de tudo, desde um aumento da ansiedade até ataques de pânico”, diz Farias. Também foram observados casos de psicose ou pensamentos suicidas.

A psicóloga Katie Sparks explica que esta percentagem pode estar inflacionada devido a pessoas que fazem meditação devido a uma depressão ou ansiedade não diagnosticadas. Às vezes, quando as pessoas tentam acalmar os seus pensamentos, a mente pode “rebelar-se”, explicou Sparks.

Isto não significa que as pessoas devem parar de experimentar a técnica, realça a especialista, mas em vez disso, devem optar por sessões de meditação guiada, conduzidas por um professor ou uma aplicação com uma narração gravada.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. … … “Tanto a mindfulness como a meditação são vistas como práticas que aliviam o stress, mas às vezes podem deixar as pessoas numa situação ainda pior.”
    Não me sinto nada um caso especial, mas pratico meditação Zen há anos, e nunca tive problemas com isso, pelo contrário…

RESPONDER

Direitos humanos. Confronto entre China e Canadá na ONU

O Canadá denunciou esta terça-feira na ONU, em nome de cerca de 40 países, a situação dos direitos humanos na província chinesa de Xinjiang e em Hong Kong, pedindo a Pequim uma investigação às violações …

Ministra da Saúde afasta limitação de visitas. Mas Associação de lares defende regresso da proibição

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou esta terça-feira que não há necessidade de voltar a limitar as visitas a lares de idosos, advogando que as pessoas vacinadas contagiadas com o novo coronavírus desenvolvem “uma …

Tripulantes da TAP queixam-se de "extrema violência psicológica" e escrevem carta ao ministro

Um grupo de tripulantes de cabine da TAP escreveu uma carta a Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, na qual dizem temer que o processo de despedimento coletivo avance em julho e que já saíram …

Marcelo considera que legislativas de 2023 devem servir para julgar uso dos fundos europeus

O Presidente da República defendeu esta terça-feira que Portugal tem de dar "o salto" com os fundos europeus e considerou que as eleições legislativas de 2023 devem servir para os portugueses julgarem a sua utilização. "Cabe …

Portugal regista mais 1.020 casos e seis mortes. Internamentos continuam a aumentar

Portugal registou esta terça-feira 1.020 novos casos de infeção por covid-19 e mais seis mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …