/

“Mindfulness” e meditação podem piorar a depressão e a ansiedade

1

Tanto a mindfulness como a meditação são vistas como práticas que aliviam o stress, mas às vezes podem deixar as pessoas numa situação ainda pior.

Mindfulness é um termo que tem sido traduzido como Consciência Plena, Presença Plena ou Atenção Plena. Pode ser considerado como um processo de auto-regulação da atenção, com o objetivo de trazer uma qualidade da consciência não-elaborativa ao momento presente, dentro de uma orientação de curiosidade, abertura experiencial e aceitação.

É uma prática meditativa que reflete a capacidade humana básica fundamental para prestar atenção a aspetos relevantes da experiência.

Tanto a mindfulness como a meditação são vistas como práticas que aliviam o stress, mas às vezes podem deixar as pessoas numa situação ainda pior.

Naquela que foi a primeira revisão sistemáticas das evidências relativas a esta matéria, uma equipa de investigadores descobriu que cerca de uma em cada 12 pessoas que tentam meditar sentem um efeito negativo indesejado, nomeadamente o agravamento da depressão ou da ansiedade.

“Para a maioria das pessoas funciona bem, mas sem dúvida tem sido sobrevalorizada e não é universalmente benevolente”, diz Miguel Farias, investigador da Universidade de Coventry e coautor do estudo, citado pela New Scientist.

Tem havido alguns relatos de pessoas que experienciaram uma degradação da saúde mental após iniciar a meditação, mas ainda não está bem claro com que frequência isso acontece. O estudo foi publicado na versão em papel da revista científica Acta Psychiatrica Scandinavica.

Os investigadores descobriram que cerca de 8% das pessoas que tentam meditação sentem um efeito indesejado. “As pessoas sentiram um pouco de tudo, desde um aumento da ansiedade até ataques de pânico”, diz Farias. Também foram observados casos de psicose ou pensamentos suicidas.

A psicóloga Katie Sparks explica que esta percentagem pode estar inflacionada devido a pessoas que fazem meditação devido a uma depressão ou ansiedade não diagnosticadas. Às vezes, quando as pessoas tentam acalmar os seus pensamentos, a mente pode “rebelar-se”, explicou Sparks.

Isto não significa que as pessoas devem parar de experimentar a técnica, realça a especialista, mas em vez disso, devem optar por sessões de meditação guiada, conduzidas por um professor ou uma aplicação com uma narração gravada.

ZAP //

1 Comment

  1. … … “Tanto a mindfulness como a meditação são vistas como práticas que aliviam o stress, mas às vezes podem deixar as pessoas numa situação ainda pior.”
    Não me sinto nada um caso especial, mas pratico meditação Zen há anos, e nunca tive problemas com isso, pelo contrário…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.