Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

COD Newsroom / Flickr

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM).

A maioria dos médicos são oriundos de Espanha (1650), seguidos do Brasil (790), da Ucrânia (213), da Itália (197), de Cuba (160) e da Alemanha (148).

Os dados divulgados à agência Lusa mostram a evolução do número de médicos estrangeiros em Portugal nos últimos dez anos. Em 2009, estavam registados 3842, número que subiu no ano seguinte para 3937 e para 4044 em 2011.

Em 2012, o número de médicos estrangeiros no país baixou para 3762, mas desde então tem vindo sempre a subir: 3739 (2013), 3779 (2014), 3853 (2015), 3943 (2016), 4047 (2017), 4083 (2018) e 4192 (2019), representando 8% do total de médicos a exercer em Portugal, que totalizavam 53.657 em 2018.

Dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), também divulgados à Lusa, precisam que, em 2018, 1758 médicos estrangeiros exerciam funções em estabelecimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS), não incluindo as parcerias público-privadas (PPP), menos 12 face ao ano anterior e menos 50 relativamente a 2016.

A maioria (728) trabalha em hospitais, 509 nos cuidados de saúde primários e 30 na área de Saúde Pública. Os restantes 491 exercem noutras áreas não especificadas nos dados.

A região de Lisboa e Vale do Tejo é a que concentra o maior número de médicos (625), seguida da região Norte (439), do Alentejo (276), do Centro (222) e do Algarve (196).

Entre 2016 e 2018, o número de médicos de Medicina Geral e Familiar aumentou de 81 para 174 em Lisboa e Vale do Tejo, enquanto no Algarve baixou de 157 para 75.

Neste período, o número de médicos a trabalhar em hospitais em Lisboa e Vale do Tejo mais do que duplicou, passando de cem em 2016, para 273 em 2018. Já no Algarve houve uma baixa acentuada de 339 médicos em 2016, para 62 em 2018, referem os dados. Nas restantes regiões do continente, os números não sofreram grande oscilações.

Em declarações à Lusa, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, apontou como possível explicação para o aumento de médicos estrangeiros o facto de haver cada vez mais médicos que vêm fazer o exame de acesso à especialidade em Portugal.

“Existem muitos médicos da Europa, mas também de outros países, porque o acesso à especialidade em Portugal não tem tantos candidatos como acontece, por exemplo, em Espanha e em Itália, que são países com um método de acesso à especialidade semelhante ao nosso, que começam a deslocar-se a Portugal”, justificou.

“É por isso que, sobretudo nos últimos três anos, o número de candidatos que vêm de fora é cada vez maior”, considerou.

A maior parte destes médicos concorrem à especialidade e acabam por ficar. Há outros que apesar de não entrarem na especialidade também ficam a trabalhar em Portugal.

“Muitos desde médicos, ou alguns, pelo menos, vêm dos países da Europa de Leste“, onde “as condições de trabalho também não são boas e os salários são muito baixos e as pessoas acabam por vir para Portugal também nessa perspetiva”, explicou.

Também há alguns médicos oriundos da Alemanha e do Reino Unido, mas que “são poucos” e normalmente trabalham no setor privado ligados à investigação, às novas tecnologias e na área da indústria farmacêutica.

Por outro lado, “Portugal, apesar de tudo, tem condições excelentes para as pessoas trabalharem, tem um clima fantástico, uma comida extraordinária, tem segurança, nomeadamente no que diz respeito aos atentados, as pessoas são afáveis e penso que isso também dá um contributo”, sublinhou o bastonário.

As “afinidades” relacionadas com a Língua Portuguesa também fazem com que Portugal seja uma referência na Europa para os médicos dos países de expressão portuguesa, concluiu.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …