Novo medicamento promissor reverte a obesidade sem efeitos secundários

Os testes em ratos indicam que o medicamento causa a perda de peso sem efeitos secundários e sem ser preciso mudar a dieta.

Uma descoberta revolucionária foi alcançada por uma equipa de engenheiros biomédicos da Universidade de Massachusetts Amherst, onde um sistema inovador de entrega via nanogel permitiu que ratos obesos voltassem a um peso normal, mantendo uma dieta rica em gorduras.

O estudo, publicado na PNAS Nexus, foi liderado pelo professor S. Thai Thayumanavan e promete ser um grande avanço na luta contra a obesidade e doenças cardiometabólicas.

Thayumanavan afirma que, apesar da complexidade em tirar concluões para os humanos dos resultados em ratos, há esperança de que este tratamento possa tornar-se um medicamento viável.

A pesquisa teve como foco um tipo de medicamento chamado tireomimético, que imita as hormonas da tiróide e é visto como uma potencial solução para a obesidade, diabetes tipo 2 e colesterol alto. A chave do tratamento é a precisão na entrega do medicamento ao fígado, evitando assim efeitos colaterais em outros órgãos.

Utilizando um regime alimentar não saudável durante 10 semanas, os ratos duplicaram de peso, servindo como grupo de teste, enquanto um grupo de controlo manteve uma dieta saudável. Através de injeção intraperitoneal, os ratos obesos receberam diariamente o medicamento encapsulado no nanogel, desenvolvido especificamente para ser entregue aos hepatócitos do fígado.

O nanogel, apelidado de IntelliGels, é decomposto dentro das células hepáticas pela ação do glutationato, libertando o fármaco que ativa o receptor beta da hormona da tiróide.

Este processo resultou na redução dos níveis de lipídios sistémicos, aumento da síntese de ácidos biliares e da oxidação de gorduras. Após cinco semanas de tratamento, os ratos regressaram ao peso normal, mesmo continuando com a dieta rica em gorduras. Além disso, houve uma diminuição nos níveis de colesterol e resolução da inflamação hepática, escreve o SciTech News.

Ainda são necessários mais estudos para confirmar a causa exata da perda de peso, suspeitando-se que a ativação da oxidação de gorduras e o aumento da taxa metabólica são os responsáveis.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.