Medicamento promete aumentar 10% o tempo que vivemos

Investigadores desenvolveram um medicamento que tem potencial para permitir um envelhecimento mais longo e saudável.

A diminuição da sinalização de insulina e do factor de crescimento semelhante à insulina-1 prolonga a vida útil dos invertebrados; no entanto, em mamíferos, esse prolongamento não é tão certo.

Assim começa a descrição, num estudo publicado recentemente na revista Nature Aging, que procura aumentar a esperança média de vida dos humanos.

A análise mostra evidências de que a suplementação dietética com o inibidor de fosfoinositídeo 3-quinase (PI3Ki), desde a meia-idade, estende a vida média e máxima dos ratos – mais visível nas fêmeas.

O tratamento de longo prazo com PI3Ki foi bem tolerado e tornou os ratos mais fortes e com maior equilíbrio. A coordenação ficou mais bem aprimorada.

Esses resultados sugerem que, embora a supressão farmacológica dos alvos do receptor de insulina (IR)/receptor do factor de crescimento semelhante à insulina (IGFR) possa representar uma abordagem promissora para retardar alguns aspectos do envelhecimento, deve-se ter cautela na passagem deste medicamento para humanos.

Foram evidentes impactos negativos em marcadores comuns de envelhecimento humano, incluindo reduções na massa óssea e hiperglicemia leve.

O medicamento, detalha o portal SciTechDaily, serviu de tratamento a cancro a ratos saudáveis de meia-idade (um ano).

Diversas evidências científicas já mostravam que PI3Ki é útil para combater o cancro, já que muitos cancros têm uma activação excessiva dessa via.

O medicamento aumentou a expectativa de vida dos ratos numa média de 10%, elevando-a para cerca de três anos.

O medicamento aumentou assim a esperança média de vida e a qualidade de vida dos ratos, tornou o envelhecimento mais saudável.

Mas, avisa o líder desta equipa de cientistas, Troy Merry: “Não estamos a sugerir que alguém deva começar a tomar este medicamento por um longo prazo para prolongar a vida útil, pois existem alguns efeitos colaterais”.

No entanto, este estudo identifica mecanismos cruciais para o envelhecimento, que serão úteis nos esforços de longo prazo para aumentar a expectativa de vida e a saúde.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.