“Nada mais será o mesmo”. Media estatal russa reage à derrota de Trump

Kremlin

O Presidente russo, Vladimir Putin, com o ex-Presidente norte-americano, Donald Trump, na cimeira do G20, na Alemanha

A notícia de que Donald Trump não conseguiu garantir mais quatro anos à frente dos Estados Unidos (EUA) não foi bem recebida pelos comentadores dos meios de comunicação apoiados pelo Kremlin, havendo que tenha afirmado que “nada mais será o mesmo”.

Segundo a especialista em media russa do Daily Beast, Julia Davis, citada pelo Raw Story, embora o agora ex-Presidente tenha insistido que não tinha o apoio da Rússia, figuras da media russa contaram uma história diferente após a notícia de que Joe Biden assumiria as o Governo norte-americano em janeiro.

“Pivôs de notícias pró-Kremlin, analistas e especialistas há muito temem a vitória do ex-vice-Presidente Joe Biden em 2020, descrevendo-a como ‘o pior cenário para a Rússia’. Como o seu pesadelo se tornou uma realidade inevitável, os programas da televisão estatal russa estavam cheiros de rostos enraivecidos e emoções cruas”, disse Julia Davis.

A especialista relatou o caso do apresentador do programa da media estatal russa 60 Minutes, Evgeny Popov, que declarou: “Nada será igual. O que estamos a testemunhar? Para onde o mundo está a ir? Não apenas este país, mas o mundo?”, indagou.

Já o político russo Leonid Kalashnikov, declarou: “Infelizmente, Trump perdeu. Compreensivelmente, não tenho nada com que ficar feliz. Todos deveríamos pensar: ‘O que a Rússia deve fazer agora? ‘Prepara-se para ser desconetada do SWIFT [sistema de pagamento bancário internacional]? Que a Europa se alinhará com as suas sanções?'”.

“Trump perdeu, então é hora de nos prepararmos. Eles vão começar a lutar contra nós como fazem no Oriente Médio”, acrescentou.

Já o cientista político Ilya Graschenkov, afirmou: “Todo esse tempo, vivemos com a ilusão de que Trump é nosso. Trump é nosso, mas não conseguiu suspender as sanções anti-russas por causa da legislação assinada pelos democratas”.

Enquanto isso, o legislador Vladimir Zhirinovsky referiu que a Rússia não conseguiu tudo o que queria de Trump.

“Trump fez nada de bom para nós. Na campanha eleitoral, prometeu melhorar [as relações], mas na verdade fez nada, nem veio aqui. Todos os Presidentes dos Estados Unidos foram à Rússia e convidaram o nosso Presidente” para ir a Washington, “todos exceto ele. Donald Trump não veio a Moscovo e nunca convidou o nosso Presidente para ir a Washington. Portanto, tudo o que nos resta são más lembranças”, concluiu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.