Descoberta de bizarro mecanismo em vermes pode ajudar-nos a enganar a morte

Pela primeira vez, os cientistas observaram o fenómeno do rigor mortis – a “rigidez da morte” – a apoderar-se de vermes moribundos. Mas parece que os vermes conseguem voltar atrás e enganar a morte.

“O que realmente nos surpreendeu no início foi que o rigor mortis em vermes começa enquanto ainda estão vivos“, explica o biólogo molecular Evgeniy Galimov, do University College de Londres.

O estudo foi publicado na terça-feira na revista Cell Reports.

Nos humanos, a morte acontece quando o coração para de bater e o nosso cérebro deixa de funcionar – mas os nossos processos fisiológicos não possuem equivalentes exatos nos minúsculos Caenorhabditis elegans, e que é por isso que o “ceifador” tem que abordar as coisas de forma um pouco diferente aqui.

“A morte por insuficiência circulatória, como nos mamíferos, não acontece nos C. elegans”, diz Galimov. “Os vermes são tão pequenos que não precisam de um sistema circulatório para obter oxigénio para a respiração”.

Em 2013, membros da mesma equipa de pesquisa descobriram o “aspeto” da morte neste nematóide transparente, capturando uma notável “explosão de fluorescência azul intensa” que ondula através dos seus corpos à medida que as células morrem.

Desta vez, os investigadores mergulharam mais profundamente, descobrindo que a onda azul de necrose é acoplada a um rigidez do tipo rigor-mortis, enquanto os músculos do verme se restringem numa contração final de morte – mesmo que o resto do corpo continue a mexer-se como se nada de especial estivesse a acontecer.

O problema aqui é o cálcio. À medida que a morte se espalha pelo corpo, as células moribundas desencadeiam a morte das células adjacentes, liberando produtos químicos, e no momento em que essa onda imparável atinge o intestino, a fluorescência azul é gerada por uma explosão de ácido antranílico.

“É como um ‘ceifador’ azul, a rastrear a morte à medida que esta se espalha por todo o organismo até que toda a vida se extinga”, explicou um membro da equipa, David Gems, em 2013.

Claro que provavelmente está a perguntar o que é que a morte do verme tem a ver com a mortalidade humana.

Essa é uma excelente pergunta, e é algo que a equipa quer saber também. Embora existam muitas diferenças entre os corpos humanos e os nemátodos, também existem semelhanças e, se pudermos obter o suficiente sobre quais são, isso poderia nos ajudar a entender formas de prevenir a morte.

No centro do puzzle está a ATP (trifosfato de adenosina), a unidade molecular de transferência de energia encontrada em todos os seres vivos.

As células libertam o cálcio mortal quando a ATP se esgota, mas ainda não está claro exatamente como, por que e quando os níveis de ATP caem, e em que ponto a morte num organismo se torna inevitável.

Neste estudo, os níveis de ATP não diminuíram significativamente até que os nematóides estivessem muito próximos da morte, o que poderia ajudar-nos a entender mais sobre a senescência – como os nossos corpos se deterioram com a idade.

“Descobrir rigor mortis em vermes é emocionante, pois destaca um passo fundamental na cadeia de eventos desde a idade adulta saudável até a morte por velhice”, diz Gem. “Isso ajuda-nos a entender a morte nos seres humanos, e talvez no futuro para evitar a morte em pacientes fatalmente doentes”.

Antes de chegar lá, porém, há muito mais pesquisas a ser feitas. Que mais é que os C. elegans nos podem contar sobre os processos de morte do organismo? Podem ser modificados, talvez até resistir?

PARTILHAR

RESPONDER

TAP deu prémios em ano de prejuízos quando era totalmente pública

O presidente executivo da TAP disse que os prémios atribuídos relacionam-se com a melhoria de indicadores e que não é a primeira vez que a companhia paga prémios em ano de prejuízos, incluindo quando era …

MP pede à Hungria extensão do Mandado de Detenção Europeu de Rui Pinto

O Ministério Público (MP) pediu à Hungria o alargamento do Mandado de Detenção Europeu (MDE) de Rui Pinto para assim poder acusar o colaborador do Football Leaks por novos factos apurados na investigação relacionada com …

Alcochete. Bruno de Carvalho está na lista internacional de terroristas

Juntamente com os outros 43 arguidos do processo do ataque à Academia de Alcochete, Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting CP, está na lista internacional de terroristas. A advogada de Fernando Mendes, antigo líder da …

O primeiro golfinho boto-branco ibérico visitou praias de Matosinhos e Porto. Chama-se Gaspar

O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e, além de ser bastante "sociável", os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea por já o terem avistado …

Centro nos EUA com condições "cruéis e ilegais" mantém quase 2 mil crianças detidas

A Amnistia Internacional (AI) denunciou nesta quinta-feira as condições "cruéis e ilegais" em que vivem quase duas mil crianças migrantes, a maior parte desacompanhada, num centro de detenção em Homestead, na Florida, Estados Unidos (EUA), …

Governo vai agravar penalização por uso do telemóvel ao volante

O Governo anunciou esta quinta-feira que está a fazer “alterações cirúrgicas” ao Código da Estrada que passam por agravar a penalização ao uso do telemóvel durante a condução e reduzir o período de notificação das …

Encontrado no Alentejo anfiteatro romano da antiga Lusitânia

O quinto anfiteatro romano conhecido na província da Lusitânia foi identificado por arqueólogos na cidade romana de Ammaia, no concelho de Marvão, no Alto Alentejo. Num comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Marvão, distrito …

Depois da glória o calvário. Jesus assobiado após eliminação do Flamengo da Copa do Brasil

O Flamengo do português Jorge Jesus foi eliminado nos quartos de final da Copa do Brasil de futebol, ao perder frente ao Athletico Paranaense, por 3-1, nas grandes penalidades, após um empate a 1-1 no …

Cerca de 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que lhes podem salvar a vida

No último ano, quase 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que potencialmente lhes poderiam salvar a vida, deixando-as imunes a doenças como sarampo. Os dados são revelados pelas Nações Unidas, que alertam para “a preocupante …

Piloto da TAP encontrado morto em Estugarda. Operado ao coração, mas apto para voar

Um piloto da TAP de 38 anos foi encontrado morto no quarto de hotel na cidade de Estugarda, na Alemanha. Duarte Pato, que teria um historial de problemas cardíacos, mas que estava apto para pilotar, …