Theresa May agradeceu “total solidariedade” de Portugal no caso do ex-espião russo

Will Oliver / EPA

Theresa May elogiou a atitude do Estado português em relação à expulsão de diplomatas russos. Por sua vez, Costa prometeu à primeira-ministra britânica que as relações entre os dois países serão “o mais próximas possível” depois do Brexit.

Portugal decidiu não expulsar diplomatas como resposta ao envenenamento de Serguei Skripal. Em vez disso, optou por chamar a Lisboa o embaixador português em Moscovo. Esta terça-feira, à saída de um encontro com Theresa May, António Costa, diz que foi alvo de um agradecimento.

“O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Boris Johnson, já nos tinha agradecido por escrito a posição que tomámos e agora a senhora May voltou a agradecer a total solidariedade de Portugal relativamente ao Reino Unido”, referiu o primeiro primeiro-ministro português.

O ex-espião russo Serguei Skripal e a sua filha Yulia foram encontrados inconscientes numa localidade no Reino Unido, tendo sido alegadamente vítimas de um agente neurológico gasoso, de nível militar.

O governo britânico atribuiu à Rússia a responsabilidade pelo ataque e desencadeou uma retaliação diplomática a nível internacional que resultou na expulsão de dezenas de diplomatas russos. Contudo, Portugal optou por apenas chamar a Lisboa o seu representante em Moscovo.

Outro dos temas abordados foram os ataques químicos na Síria,. António Costa expressou o desejo de “se poder encontrar uma solução pacífica e um esclarecimento sobre o que aconteceu e uma posição clara contra a utilização de armas químicas”.

E depois do Brexit?

À saída de Downing Street, residência oficial do chefe do Governo britânico, Costa disse que o principal tema em debate foi a saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit, e o impacto na situação dos cidadãos portugueses residentes e dos britânicos que residem e que visitam habitualmente em Portugal.

Assim, a promessa do primeiro-ministro António Costa é a de que as relações entre Portugal e o Reino Unido vão continuar a ser “o mais próximas possível” depois do Brexit.

Costa reiterou sobretudo o desejo de que “as relações possam ser o mais próximas possível, em particular no domínio da cooperação na área das ciências e da investigação científica, no domínio do ensino superior e no domínio das relações económicas”. O primeiro-ministro lembrou que o investimento britânico quintuplicou em 2017 relativamente a 2016.

“O desejo que temos é que, depois do Brexit, essas relações económicas se continuem a desenvolver, não só como parceiros comerciais, que já têm um nível muito elevado, mas sobretudo ao nível do investimento, além de continuarmos a contar com o Reino Unido como principal mercado emissor de turismo”, salientou.

As futuras relações comerciais serão definidas no quadro das negociações entre o Reino Unido e a União Europeia, admitiu.

No entanto, o primeiro-ministro português quer que “a futura relação do Reino Unido com a União Europeia seja o mais próxima possível”. “Como tenho dito várias vezes, o Reino Unido sai da União Europeia mas não sai da Europa. Continua a ser um vizinho, um aliado, um parceiro económico e um país amigo de Portugal”, referiu.

“A nossa relação é muito anterior à existência da UE e continuará a ser uma ótima relação após o Reino Unido sair da União Europeia”, sublinhou António Costa.

António Costa está em Londres para uma visita de dois dias. Esta quarta-feira, o dia será totalmente dominado pela agenda económica. Depois, António Costa participa num fórum de negócios “Portugal/Reino Unido” e numa conferência económica sobre negócios entre Portugal e a Índia.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E dizia o intriguista cobarde lambe-botas chamado Paulo Rangel que: “Londres toma boa nota de que Portugal não é solidário”!…
    Esse parasita, além de não fazer nada de útil pelo país, ainda tentou deixar o país mal visto só que, felizmente, foi mais uma vez completamente desmentido pela realidade!!
    Deviam ir agora ter com ele e perguntar-lhe o que tem a dizer sobre o assunto já que na altura não poupou na porcaria que lhe saia pela boca fora…

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …