Theresa May agradeceu “total solidariedade” de Portugal no caso do ex-espião russo

Will Oliver / EPA

Theresa May elogiou a atitude do Estado português em relação à expulsão de diplomatas russos. Por sua vez, Costa prometeu à primeira-ministra britânica que as relações entre os dois países serão “o mais próximas possível” depois do Brexit.

Portugal decidiu não expulsar diplomatas como resposta ao envenenamento de Serguei Skripal. Em vez disso, optou por chamar a Lisboa o embaixador português em Moscovo. Esta terça-feira, à saída de um encontro com Theresa May, António Costa, diz que foi alvo de um agradecimento.

“O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Boris Johnson, já nos tinha agradecido por escrito a posição que tomámos e agora a senhora May voltou a agradecer a total solidariedade de Portugal relativamente ao Reino Unido”, referiu o primeiro primeiro-ministro português.

O ex-espião russo Serguei Skripal e a sua filha Yulia foram encontrados inconscientes numa localidade no Reino Unido, tendo sido alegadamente vítimas de um agente neurológico gasoso, de nível militar.

O governo britânico atribuiu à Rússia a responsabilidade pelo ataque e desencadeou uma retaliação diplomática a nível internacional que resultou na expulsão de dezenas de diplomatas russos. Contudo, Portugal optou por apenas chamar a Lisboa o seu representante em Moscovo.

Outro dos temas abordados foram os ataques químicos na Síria,. António Costa expressou o desejo de “se poder encontrar uma solução pacífica e um esclarecimento sobre o que aconteceu e uma posição clara contra a utilização de armas químicas”.

E depois do Brexit?

À saída de Downing Street, residência oficial do chefe do Governo britânico, Costa disse que o principal tema em debate foi a saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit, e o impacto na situação dos cidadãos portugueses residentes e dos britânicos que residem e que visitam habitualmente em Portugal.

Assim, a promessa do primeiro-ministro António Costa é a de que as relações entre Portugal e o Reino Unido vão continuar a ser “o mais próximas possível” depois do Brexit.

Costa reiterou sobretudo o desejo de que “as relações possam ser o mais próximas possível, em particular no domínio da cooperação na área das ciências e da investigação científica, no domínio do ensino superior e no domínio das relações económicas”. O primeiro-ministro lembrou que o investimento britânico quintuplicou em 2017 relativamente a 2016.

“O desejo que temos é que, depois do Brexit, essas relações económicas se continuem a desenvolver, não só como parceiros comerciais, que já têm um nível muito elevado, mas sobretudo ao nível do investimento, além de continuarmos a contar com o Reino Unido como principal mercado emissor de turismo”, salientou.

As futuras relações comerciais serão definidas no quadro das negociações entre o Reino Unido e a União Europeia, admitiu.

No entanto, o primeiro-ministro português quer que “a futura relação do Reino Unido com a União Europeia seja o mais próxima possível”. “Como tenho dito várias vezes, o Reino Unido sai da União Europeia mas não sai da Europa. Continua a ser um vizinho, um aliado, um parceiro económico e um país amigo de Portugal”, referiu.

“A nossa relação é muito anterior à existência da UE e continuará a ser uma ótima relação após o Reino Unido sair da União Europeia”, sublinhou António Costa.

António Costa está em Londres para uma visita de dois dias. Esta quarta-feira, o dia será totalmente dominado pela agenda económica. Depois, António Costa participa num fórum de negócios “Portugal/Reino Unido” e numa conferência económica sobre negócios entre Portugal e a Índia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E dizia o intriguista cobarde lambe-botas chamado Paulo Rangel que: “Londres toma boa nota de que Portugal não é solidário”!…
    Esse parasita, além de não fazer nada de útil pelo país, ainda tentou deixar o país mal visto só que, felizmente, foi mais uma vez completamente desmentido pela realidade!!
    Deviam ir agora ter com ele e perguntar-lhe o que tem a dizer sobre o assunto já que na altura não poupou na porcaria que lhe saia pela boca fora…

RESPONDER

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …