Estar de mau humor pode torná-lo mais produtivo

Estar de mau humor pode ajudar a aumentar a sua produtividade. Uma investigação recente mostrou que, para algumas pessoas, estar de mau humor pode ajudar na concentração e a priorizar melhor as tarefas.

Tudo depende do tipo de pessoa que você é, até porque nem todas as pessoas são iguais. Algumas têm temperamentos altamente reativos e as suas reações emocionais são intensas e duram muito tempo. Outras são de baixa reatividade, o que significa que, mesmo que ficam zangadas, não dura muito tempo.

Nesta recente investigação, os indivíduos de baixa reatividade não foram ajudados por estarem de mau humor. Aliás, a sua produtividade e eficiência chegaram mesmo a diminuir. Mas há algumas pessoas para quem o mau humor pode realmente ajudar a aprimorar o tipo de habilidades de pensamento que são cruciais na sua vida quotidiana.

Investigadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, afirmam que as suas descobertas oferecem mais informações sobre como o humor emocional afeta o funcionamento executivo, o grupo de habilidades que inclui a memória, o raciocínio rápido e a atenção aos detalhes.

O estudo analisou os dados de 95 participantes que foram solicitados a completar nove tarefas distintas e a responder a algumas perguntas sobre o seu humor e o seu tipo de personalidade. Nos indivíduos altamente reativos, o mau humor foi associado a um melhor desempenho.

Por sua vez, um humor mais positivo não parece ter qualquer impacto no desempenho cognitivo quer dos indivíduos altamente reativos quer nos indivíduos pouco reativos.

O estudo, publicado este mês na Personality and Individual Differences, não especifica por que é que isso acontece, mas os investigadores sugerem que as pessoas de alta reatividade estão mais acostumadas a sentir emoções negativas e, por isso, podem estar mais aptas a lidar com o mau humor.

Ainda assim, a investigadora Tara McAuley diz que as pessoas não devem interpretar estes resultados de forma errónea, como adotar reações exageradas para o benefício da sua vida quotidiana, por exemplo. “A reatividade emocional difere de pessoa para pessoa desde muito cedo e essas diferenças individuais têm implicações para a saúde mental no desenvolvimento da pessoa”.

No entanto, serão precisas pesquisas futuras para entender melhor esta relação, muito devido ao número relativamente pequenos de participantes deste estudo.

Investigações anteriores avaliaram também o poder do mau humor, com alguns psicólogos a defender que estes sentimentos, apesar de temporários, podem ajudar-nos a lidar melhor com os nossos desafios diários e situações difíceis.

ZAP // ScienceAlert

PARTILHAR

RESPONDER

Penálti que deu vitória ao Sporting devia ter sido repetido

Um penálti convertido por Pedro Porro deu a vitória, este domingo, ao Sporting. Especialistas entendem que a grande penalidade devia ter sido repetida. O Sporting CP conquistou uma vitória sofrida, este domingo, após derrotar o Estoril …

Marques Mendes: Governo vai abrir discotecas e acabar com limite à lotação no comércio e restaurantes

Marques Mendes considera também que a task force para a vacinação deve ser extinta em Outubro e que em Dezembro deve ser decidida uma terceira dose para os cidadãos acima de 65 anos. No seu habitual …

OE2022: Governo negocia englobamento obrigatório de rendimentos no IRS

O englobamento obrigatório de rendimentos no IRS é uma medida que está incluída no programa do Governo e é um dos temas de grande interesse no núcleo comunista. O assunto está a ser negociado no …

Falcao marcou mas o protagonista foi o árbitro: "Já nem sei quem viu amarelo"

Falhas na comunicação com os outros árbitros e confusão numa suposta expulsão, após 13 cartões amarelos: um jogo que Cordero Vega não vai esquecer. Radamel Falcao estreou-se neste sábado pelo Rayo Vallecano e já terá reunido …

Descoberta de ossos com mais de 120 mil anos pode revelar a primeira evidência de uma fábrica de roupa

Uma equipa de arqueólogos encontrou aquela que pode ser a primeira evidência de uma fábrica de roupa. A descoberta foi feita numa caverna em Marrocos e foi datada de há cerca de 120 mil anos. Emily …

Câmaras de videovigilância nas ruas portuguesas disparam em oito anos

Desde que foram autorizadas pela primeira vez em território nacional, os sistemas de videovigilância com recurso a câmaras nos espaços públicos tem sido cada vez mais requisitado pelas forças de segurança. Em 2009 foi autorizada pelo …

João Félix: o "louco" e o "calvário"

Avançado do Atlético de Madrid só esteve em campo durante 18 minutos, contra o Atlético Bilbau. Simeone defendeu o português. João Félix foi o nome mais comentado após o empate entre Atlético de Madrid e Atlético …

PCP quer limite de quatro dias por semana em teletrabalho

O projeto do PCP propõe limitar o teletrabalho a quatro dias por semana e que as empresas paguem o acréscimo das contas da luz, água, internet e telefone. O PCP quer limitar o regime de teletrabalho …

"The Crown" domina Emmys e "The Handmaid's Tale" é a derrotada da noite

A série da Netflix “The Crown” foi a grande vencedora da 73.ª edição dos Prémios Emmy, levando pela primeira vez a estatueta de Melhor Série Dramática e dominando por completo a categoria na maior noite …

Vacina contra a covid-19 em spray nasal tem vários benefícios - e pode estar para breve

Atualmente, receber uma vacina contra a contra a covid-19 é sinónimo de levar uma injeção no braço. Contudo, esta realidade pode mudar, já que um novo estudo garante a eficácia de vacinas administradas de forma …