Matosinhos fecha mais uma escola. Já encerraram quase duas dezenas desde 2005

Alegri / Wikimedia

A Escola Básica da Portela, em Matosinhos, vai encerrar no final deste ano letivo pelo facto de a sua população escolar estar a diminuir “significativamente”, adiantou o vereador da Educação. Desde 2005, já fecharam quase duas dezenas.

Correia Pinto, vereador da Educação, explicou que a Câmara Municipal de Matosinhos, em articulação com o agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira e o Ministério da Educação, decidiram fechar a Escola Básica da Portela.

A escola contava atualmente com 85 alunos, 65 dos quais do 1.º ciclo e 20 do pré-escolar. Será encerrada por não reunir as condições para prestar um “bom serviço educativo”. A informação foi avançada durante a reunião pública do executivo municipal, depois de o vereador independente António Parada ter levantado a questão.

O vereador da Educação revelou que os alunos, docentes e não docentes vão ser transferidos para a Escola Básica da Viscondessa, a cerca de 500 metros desta, que reúne todas as condições para os acolher.

Requalificada em 2005, Correia Pinto disse que a escola tem ótimas instalações, contudo durante as férias de Verão vão ser feitas pequenas obras de melhoramento.

Atualmente, este estabelecimento de ensino tem sete turmas do 1.º ciclo, prevendo-se que aumente para nove, e duas de pré-escolar que deverá passar para três. Os alunos “rapidamente” se vão adaptar às novas circunstâncias e “facilmente” se integrarão no novo edifício, considerou.

Devido à diminuição de alunos já existem turmas mistas, com mais de um ano de escolaridade, o que é prejudicial para os alunos pois afeta o seu rendimento escolar, salientou. “Estes alunos têm um rendimento escolar abaixo de outros do mesmo ano e do mesmo agrupamento escolar”, referiu.

O vereador da Educação contou que na segunda-feira à noite reuniu com os pais dos alunos que não reagiram “muito bem” à mudança, acrescentando ser “algo natural” em situações deste tipo.

Entre 2005 e 2018 fecharam 18 estabelecimentos de ensino em Matosinhos devido ao decréscimo populacional.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.