/

Matematicamente, a humanidade pode extinguir-se já neste século

7

Um cientista britânico revelou que existe uma probabilidade entre 500 de que a raça humana possa desaparecer a qualquer momento neste século.

De acordo com um estudo de Fergus Simpson, matemático do Instituto de Ciências do Cosmos, da Universidade de Barcelona, a raça humana já ultrapassou metade de sua história, pois já nasceram mais de metade de todas as pessoas.

Simpson descobriu que a velocidade à qual nos reproduzimos é muito mais alta do que a de qualquer outro momento da história, o que reduz significativamente as nossas probabilidades de sobrevivência, conta o jornal britânico The Independent.

O estudo de Simpson, publicado com o profético título “Apocalypse Now?“, está baseado no argumento do dia do juízo final, uma teoria probabilística que torna possível prever o número de seres humanos que habitarão o planeta em qualquer momento do futuro com base no número de pessoas que vivem hoje.

O cientista calculou que o risco de verdadeiro apocalipse ao longo do século XXI é de 0.2% por ano, o que implica que a probabilidade de que a nossa espécie não sobreviva neste século equivale a 13%.

De acordo com Simpson, “seria ingenuidade acreditar que o risco anual de uma catástrofe global é muito escasso, independentemente das inferências estatísticas mencionadas anteriormente”.

Mas apesar de tudo, a conclusão de Fergus Simpson é até muito mais optimista do que as previsões de alguns estudos anteriores.

O astrónomo e cosmologista britânico Martin Rees, na sua obra ‘A Nossa Hora final: Será o Século XXI o Último para a Humanidade?’, sugere que há 50% de probabilidade de a raça humana deixar de existir até ao ano de 2100.

Não bastava a ameaça dos asteróides, a perspectiva de um holocausto nuclear, o aquecimento global… agora até a matemática parece estar contra a Humanidade.

ZAP / Sputnik News

7 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.