A matemática consegue prever acidentes entre ciclistas e peões

loesenlodewijk / Flickr

Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro conseguiu desenvolver um modelo matemático que calcula a probabilidade de os acidentes envolverem ciclistas e peões.

A pensar nas cidades de Lisboa, Porto e Aveiro, cientistas do grupo de investigação em tecnologia dos transportes do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) criaram um modelo matemático para calcular a probabilidade de acidentes envolvendo ciclistas e peões.

A equipa de investigadores analisou ao detalhe mais de 4 400 acidentes que envolveram peões e ciclistas entre 2012 e 2015. O modelo tem por base dados fornecidos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e visa contribuir para a prevenção de acidentes com peões e ciclistas.

De acordo com a Exame Informática, o modelo matemático foi desenvolvido através de uma regressão logística multinominal que tem em conta o histórico de acidentes e cujo resultado final indica a probabilidade de ocorrer um acidente para cada uma das três cidades estudadas.

Além disso, foi realizada também uma análise espacial e temporal de modo a encontrar padrões de risco. Variáveis como género do peão ou do ciclista, faixa etária, nível de gravidade dos ferimentos, dia da semana, período do dia ou condições meteorológicas são variáveis que entram nos cálculos.

Dos 4439 acidentes com peões e ciclistas analisados, 7% ocorreram em Aveiro, 29% no Porto e 64% em Lisboa.

Em Aveiro, cerca de 50% dos acidentes com utentes vulneráveis envolveu ciclistas e a restante percentagem peões. No Porto, só 9% dos acidentes com utentes vulneráveis envolveram ciclistas, sendo os restantes relativos a peões. Em Lisboa, a percentagem de acidentes envolvendo velocípedes foi de cerca de 10%.

Margarida Coelho, professora e coordenadora do grupo de investigação, revelou que a maior parte dos acidentes “ocorreram em espaços de grande atratividade de pessoas, como estações ferroviárias, zonas comerciais e espaços turísticos localizados nos centros históricos das três cidades”.

“Em consequência destes acidentes, 90% a 97% dos feridos foram ligeiros, 2% a 8% feridos graves e 1% a 2% resultaram em vítimas mortais”, conclui.

Os investigadores esperam que este modelo matemático possa ser “uma ferramenta útil para entidades e autoridades locais e regionais, no sentido em que permite planear o reforço de medidas de segurança rodoviárias consoante as especificidades de cada cidade”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

BE diz que investimento nos serviços públicos não compensou "deterioração"

"Nos últimos quatro anos houve mais investimento nos serviços públicos, mas não o suficiente para compensar a deterioração dos anos anteriores e para lançar novos projetos", disse Catarina Martins. A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) …

Israel. Ministro da Educação acredita na reorientação sexual e diz já a ter aplicado a um aluno

O ministro da Educação israelita e líder de um partido de extrema-direita, Rafi Peretz, afirmou na semana passada que a reorientação sexual é possível, acrescentando que "tem um conhecimento profundo sobre a área" e ele próprio …

Cinco meses após ser nomeado, médico português é afastado do cargo de conselheiro do Papa

Cinco meses depois de ser nomeado para a equipa de conselheiros do Papa Francisco na área da bioética e da dignidade humana, Rui Nunes, presidente da Associação Portuguesa de Bioética, foi afastado do cargo. Em comunicado …

El Chapo condenado a prisão perpétua

O narcotraficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán foi esta quarta-feira condenado a prisão perpétua nos Estados Unidos. A sentença foi lida num tribunal de Brooklyn, em Nova Iorque, na presença da mulher do agora condenado, …

Escritor líbano-francês Amin Maalouf vence Prémio Calouste Gulbenkian 2019

O jornalista e escritor líbano-francês Amin Maalouf é o vencedor do Prémio Calouste Gulbenkian 2019, no valor de 100 mil euros, anunciou a fundação, que vai também premiar a Associação de Apoio à Vitima, um …

Câmara de Viana do Castelo admite retirar à força últimos moradores do prédio Coutinho

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, admitiu esta quarta-feira que os últimos nove moradores do prédio Coutinho poderão ser retirados “coercivamente”, considerando que são “ocupantes ilegais”. "Tomaremos todas as decisões que …

A turbulência aérea está a tornar-se mais frequente (e o aquecimento global pode ser uma das causas)

Ao longo dos próximos anos, as viagens de avião vão ficar cada vez mais "atribuladas" devido ao aquecimento global, um fenómeno que não só aquece a superfície terrestre como está a alterar os ventos atmosféricos …

Funcionário da embaixada em Teerão atingido a tiro levou à suspensão de vistos

Funcionário iraniano da embaixada portuguesa atingido a tiro, em março, motivou a suspensão de vistos a cidadãos iranianos e de todas as atividades da secção consular. Segundo o jornal Público, um funcionário iraniano da embaixada portuguesa …

Há um "enorme potencial" de aumento salarial de mais de mil euros

A CGTP considera possível um aumento salarial superior a mil euros por trabalhador, em média, e vai usar essa perspetiva para defender o aumento generalizado dos salários junto dos partidos com representação parlamentar. De acordo com …

Elon Musk vai ligar o cérebro humano a um computador no próximo ano

O prometido é devido. Elon Musk partilhou os planos da Neuralink, empresa que apoia na investigação de tecnologia de interfaces capazes de ligar diretamente o cérebro ao computador. O empresário pretende mais uma vez dar um …