Arqueólogos descobriram um massacre de 350 anos no Alaska, que ocorreu durante uma guerra, que pode ter começado com um jogo de dardos.
A descoberta revela as maneiras horríveis como as pessoas numa cidade foram executadas e confirma parte de uma lenda que foi transmitida ao longo dos séculos pelo povo Yup’ik. Uma escavação recente na cidade de Agaligmiut – hoje frequentemente chamada Nunalleq – descobriu os restos de 28 pessoas que morreram durante o massacre e 60 mil artefactos bem preservados.
Agaligmiut tinha um grande complexo interconectado que foi projetado para tornar a defesa mais fácil, disseram Rick Knecht e Charlotta Hillerdal, ambos professores de arqueologia da Universidade de Aberdeen, na Escócia, que lideram a equipa que está a escavar o local. “Descobrimos que havia sido queimado e o topo estava cheio de pontas de flechas”, disse Knecht ao Live Science.
Algumas das 28 pessoas encontradas “foram amarradas com corda de relva e executadas”, disse Knecht, acrescentando que “estavam viradas para baixo e algumas delas tinham buracos na parte de trás dos crânios do que parece uma lança ou uma seta”.
Não é certo quando o massacre ocorreu, embora Knecht tenha dito que o complexo foi construído em algum momento entre 1590 e 1630. Foi destruído por um ataque e incêndio em algum momento entre 1652 e 1677.
O massacre ocorreu durante o que os historiadores chamaram de “guerras do arco e flecha”, uma série de conflitos no Alaska durante o século XVII. De acordo com uma lenda do Yup’ik, o conflito começou durante um jogo de dardos quando um menino acidentalmente acertou no olho de outro com um dardo.
O pai do menino magoado arrancou os dois olhos do menino que causou a lesão, conta a história. Depois, um parente do menino que tinha ambos os olhos arrancados retaliou, o conflito intensificou-se quando outros membros da família dos dois meninos se envolveram. O ataque de dardo terá resultado numa série de guerras.
“Há uma série de histórias diferentes”, disse Knecht, acrescentando que “o que sabemos é que as guerras de arco e flecha foram durante um período de tempo chamado a pequena era do gelo”. O clima mais frio pode ter causado uma escassez de alimentos que poderia ter desencadeado o conflito.
Massacre em Agaligmiut
Histórias passadas ao longo dos séculos contam como o povo de Agaligmiut, liderado por um homem chamado Pillugtuq, montou um grupo de guerra e foi atacar outra aldeia que passou por vários nomes, incluindo Pengurmiut e Qinarmiut. As pessoas da outra aldeia tiveram aviso prévio do grupo de guerra e emboscaram os combatentes, matando ou dispersando todos os guerreiros.
Há várias histórias sobre a emboscada. Numa, as mulheres da outra aldeia vestiram-se para parecer homens e participaram na emboscada, usando arcos e flechas para atacar o grupo de guerra. Outra história diz que, pouco antes de o grupo de guerra deixar Agaligmiut, um xamã avisou Pillugtuq que Agaligmiut seria reduzido a cinzas, um aviso que Pillugtuq ignorou.
Depois da emboscada, guerreiros da outra aldeia seguiram para Agaligmiut, mataram os habitantes e queimaram Agaligmiut. Como a maioria dos homens em idade de lutar estava com o grupo de guerra que tinha sido emboscado, o massacre consistia em mulheres, crianças e homens idosos. Descobertas arqueológicas confirmam isto, pois os 28 corpos consistem principalmente de mulheres, crianças e homens mais velhos. “Havia apenas um homem com idade para lutar”, disse Knecht.
Cerca de 60 mil artefactos bem preservados contam como era a vida em Agaligmiut antes do massacre. Os artefactos incluem bonecas, figuras, máscaras de dança de madeira e cestas de relva.
O permafrost manteve os artefactos excecionalmente preservados. “É incrível, muitas destas coisas poderiam ser usadas hoje. Às vezes, encontramos a madeira ainda brilhante e nem escurecida pela idade”, disse Knecht.
Máscaras de dança de madeira são alguns dos artefactos mais interessantes. “Muitas vezes descrevem uma pessoa a transformar-se num animal ou um animal a transformar-se numa pessoa”, disse Knecht. As figuras e bonecas foram usadas para uma variedade de propósitos, incluindo rituais religiosos e como brinquedos.