Máscara de Tutankhamon arranjada à pressa com supercola

alaraby_ar / Twitter

A barba colada da estátua do faraó Tutankhamon

A barba colada da estátua do faraó Tutankhamon

A barbicha da famosa máscara mortuária do faraó Tutankhamon ter-se-á partido acidentalmente e foi restaurada com supercola, deixando marcas visíveis. O Museu Egípcio, no Cairo, nega o incidente, afirmando tratar-se de uma medida de conservação.

A barba da máscara mortuária de Tutankhamon ter-se-á partido por descuido durante uma rotineira operação de manutenção. Segundo relatos de trabalhadores do Museu Egípcio, no Cairo, as ordens foram para que a máscara fosse rapidamente reparada. Arranjada à pressa com um tipo de supercola, o pedaço ficou mal colado e, na tentativa de raspar a cola com uma espátula depois de seca, a máscara ficou riscada.

Foi assim que o artefacto de mais de três mil anos, possivelmente o mais icónico dos tesouros conservados no Museu Egípcio do Cairo, ficou permanentemente danificado, com um remendo visível: entre o queixo do faraó e a barba nota-se agora uma substância translúcida e amarelada.

Um conservador do museu que não quis identificar-se, alegando que receava ser despedido, descreve que “o que aconteceu foi que uma noite, quando tentavam arranjar a luz da vitrina, pegaram mal na máscara e a barba quebrou-se”. O funcionário anónimo descreve que “tentaram arranjar a máscara durante a noite com o material errado, mas não ficou bem colada e voltaram a colá-la na manhã seguinte, muito cedo”.

O problema, conclui, foi terem querido restaurar máscara “em meia hora, quando precisavam de dias”.

De acordo com fontes do Huffington Post, o incidente terá acontecido em outubro. Segundo o jornal árabe Al Araby Al Jadeed, citado pelo site, a luz da sala onde a máscara está exposta tem agora menos intensidade, de forma a tentar esconder o defeito.

Um conservador, citado pela Sky News, explica que “infelizmente o trabalhador utilizou um material extremamente irreversível. Epóxi tem propriedades muito fortes para colar e é utilizado em metal ou pedra, mas penso que não era apropriado para um objeto magnífico como a máscara dourada de Tutankhamon”.

O atual diretor do Museu do Cairo, Mahmoud el-Halwagy, no entanto, garante que a barba nunca se quebrou e que nada aconteceu à máscara de Tutankhamon desde que ele próprio iniciou o seu mandato em outubro. O responsável não nega que o objeto tenha sofrido uma intervenção e reconhece que já tinha reparado nas marcas deixadas, mas diz que não se tratou de um arranjo – foi, antes, de uma espécie de medida preventiva.

Mahmoud el-Halwagy alega que “muito antes” de ter assumido funções como diretor os conservadores do Museu do Cairo decidiram reforçar a barba com uma substância adesiva, devidamente autorizada pelo ministério egípcio das Antiguidades. “O problema é que é muito visível”, reconhece o diretor.

czechr / Flickr

A famosa máscara de Tutankhamon

A famosa máscara de Tutankhamon

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …