/

Marte pode ter oxigénio suficiente para suportar vida

5

ESA / DLR / FU BERLIN

O Polo Sul de Marte

Afinal, Marte pode não ser assim tão inóspito como pensávamos. Depois de ter sido confirmado que o Planeta Vermelho “esconde” um vasto lago de água salgada, um novo estudo aponta agora que o planeta pode ter oxigénio molecular suficiente para suportar formas simples de vida.

Para a investigação, liderada Vlada Stamenković, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, os cientistas modelaram a composição da água de Marte – que se acredita existir sob uma camada de gelo no Polo Sul marciano, tal como anunciado em julho passado.

A investigação, publicada nesta segunda-feira na Nature Geoscience, sugere que os depósitos de salmoura localizados abaixo da superfície de Marte, especialmente perto dos pólos, podem conter oxigénio molecular – elemento crucial para a vida na Terra.

“Descobrimos que, no Marte moderno, a solubilidade do oxigénio em vários fluídos pode exceder o nível necessário para a respiração aeróbica”, pode ler-se no artigo.

Os resultados agora apresentados podem também explicar uma característica incomum registada em Marte pelo rover Curiosity: rochas ricas em manganésio. Este elemento teria exigido muito oxigénio para se formar e, até agora, os cientistas suspeitavam que se tivesse formado no Marte primitivo.

No entanto, este estudo oferece uma justificação mais recente: “A descoberta muda completamente a nosa compreensão sobre o potencial da vida no Marte atual”, disse Stamenković em declarações à National Geographic

A descoberta alimenta a esperança de vida em Marte, tornando ainda mais provável que o planeta possa suportar vida microbiana ou até mesmo animais simples, como esponjas.

Marte já foi semelhante à Terra

4 mil milhões de anos, Marte era bastante semelhante à Terra e, por isso, reunia as condições necessárias para alojar vida. Na época, o Planeta Vermelho tinha uma atmosfera espessa e água fluída à superfície bem como, um campo magnético global e vulcanismo.

No entanto, atualmente o cenário é bastante diferente, sendo a superfície seca e fria: 5 a 10 graus Celsius durante o dia e -100 a -120 graus Celsius durante a noite.

Além disso, a pressão atmosférica é menos de 1% da da Terra – ou seja, qualquer fluxo de água evaporaria rapidamente. O vulcanismo está também morto e há apenas registo de campos magnéticos de pequena escala.

Por tudo isto, a vida em Marte tem sido considerada altamente improvável. Em junho deste ano, a nave espacial Mars Express detetou um vasto lago de água líquida sob a superfície do pólo sul de Marte. Os cientistas acreditam que o sal poderá ajudar a água a manter-se no estado líquido, sobrevivendo assim às temperaturas abaixo de zero.

Só futuras missões – como a sonda InSight da NASA e a Mars 2020 – nos poderão contar com mais detalhe como Marte foi ou ainda é habitável.

5 Comments

  1. Marte está dentro da atmosfera terrestre e e claro q tem oxigênio, olhe pra ele ele não pisca, porq entre nós e ele não tem um firmamento de idrogenio cristalizado, para dividir sua luz em múltiplos comprimentos de ondas, somente as estrelas q estao acima do firmamento e q parecem brilhar porq seu brilho atravessa o cristal do domo q nos proteje do q tem la fora e para não sairmos daqui pois somos nocivos a raca dos criadores, por isso estamos presos aqui.

    • “Marte está dentro da atmosfera terrestre”
      Quando a ignorância chega a este ponto, qual será a solução?!
      Não é de admirar que o Brasil seja o maior país católico do mundo – e mais violento (o segundo mais violento é o México e, curiosamente, é o 2° maior país católico do mundo!) e que o Bolsonaro esteja perto de ganhar as eleições braseleiras!…

  2. “água de Marte – que se acredita existir sob uma camada de gelo no Polo Sul marciano”. Água debaixo de uma camada de gelo? Mas este gelo não é ele próprio… água? Ou é gelo doutra substância?

    • Você está correto, o gelo do pólo marciano é de água, os indícios porém, são de água LÍQUIDA salgada, sob a calota de gelo do pólo. Como aqui na terra, sob a calota de gelo ártico existe água salgada líquida!
      Se realmente houver está água salgada líquida, pode haver vida, organismos simples, mas ainda assim, vida!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.