Marte a uma semana de distância graças a motor nunca antes visto

NASA

Conceito artístico de vela solar da NASA

Conceito artístico de vela solar da NASA

A NASA está a desenvolver um sistema de propulsão que permitirá fazer com que uma nave espacial chegue a Marte em apenas uma semana.

Chegar a Marte é um fetiche de longa data da ficção científica. Como já visto em outros casos passados, não é incomum que a ciência e a ficção científica tornem-se uma só e aquilo que parece impossível seja traduzido em avanço científico.

A NASA acabou de aprovar o desenvolvimento experimental de um novo sistema de propulsão diferente de tudo aquilo que já vimos.

A tecnologia em questão utiliza um laser de alta energia para lançar projéteis microscópicos que podem mover grandes naves espaciais a grandes velocidades.

Isto significa que, se as intenções da agência espacial se concretizarem, podemos chegar a Marte em apenas uma semana.

O tempo de viagem para Marte depende do método de transporte utilizado e do momento em que a viagem é realizada. Numa nave espacial convencional, o tempo de viagem pode variar de alguns meses a mais de dois anos. No entanto, futuras missões para Marte podem utilizar métodos de propulsão avançados que podem diminuir significativamente o tempo de viagem.

É aqui que a entra a NASA. Segundo o criador do sistema de propulsão experimental, Artur Davoyan, “será possível chegar aos planetas exteriores do Sistema Solar em menos de um ano”.

Davoya admite ter-se inspirado no conceito de “vela solar” da Starshot da Breakthrough Initiatives fundada em 2016 pelos ilustres Stephen Hawking, Mark Zuckerberg e Yuri Milner.

O projeto em causa visa desenvolver uma frota destas sondas para ser capaz de fazer a viagem para Alpha Centauri, a 4,37 anos-luz de distância — o sistema estelar mais próximo do nosso Sistema Solar.

Project Breakthrough Starshot

Conveito artístico da vela solar da Breakthrough Iniciative

A nova tecnologia, por sua vez, usa lasers que disparam projéteis microscópicos em direção à nave espacial de aproximadamente uma tonelada, explica o El Confidencial. Estes lasers vão permitir à nave percorrer 66,220 milhões de quilómetros num ano.

Em comparação, o protótipo da Startshot é bastante mais rápido, viajando 1,8 biliões de quilómetros em apenas um ano. No entanto, a sua vela solar só consegue carregar alguns instrumentos minúsculos, enquanto o novo sistema de propulsão vai permitir carregar uma tonelada de peso até ao destino final.

Além de conseguir chegar a Marte em apenas uma semana, a NASA espera que consiga chegar a Júpiter num mês.

Outro uso interessante para o sistema de propulsão seria colocar um novo telescópio infinitamente mais poderoso que o James Webb numa órbita distante, detalha o jornal espanhol.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.