“Marte está vivo”. Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

NASA

A sonda InSight vai explorar o subsolo de Marte

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa.

“Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter uma visão geral mais ampla [deste planeta]”, pode ler-se na conta oficial da InSight no Twitter.

Finalmente, pela primeira vez, estabelecemos que Marte é um planeta sismicamente ativo”, afirmou Bruce Banerdt, investigador principal da sonda InSight, do Laboratório de Propulsão a Jato da agência espacial norte-americana, citado em comunicado.

A investigação revelou que o Planeta Vermelho “treme” com mais frequência do que a Terra, mas de forma mais suave do que era esperado. Ao todo, e depois de dez meses da missão, foram registados 174 eventos sísmicos.

Destes eventos sísmicos, 150 foram agitações de pequena magnitude cujas vibrações se propagaram através da crosta marciana. Os restantes foram um pouco mais fortes e profundos, sendo oriundos de vários lugares do manto de Marte.

O sismo mais poderoso teve uma magnitude de 4,0.

Ao contrário do que acontece na Terra, Marte não tem uma tectónica de placas ativa. Por isso, explicaram os cientistas, estes sismos – “martemotos” – são fruto do arrefecimento continuado do planeta desde a sua formação, há 4,5 milhões de anos.

À medida que o planeta arrefece, este contrai e, depois, as frágeis camadas externas precisam de que se quebrar para permanecerem na superfície”, explicou Banerdt.

No dia 26 de novembro de 2018, a sonda InSight atingiu finalmente atingiu a superfície de Marte e enviou à Terra as primeiras imagens tiradas no Planeta Vermelho. O “lander” InSight representa o regresso das sondas à superfície de Marte depois de um interregno de seis anos, desde que a sonda Curiosity chegou à superfície do planeta em 2012.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …