“Marte está vivo”. Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

NASA

A sonda InSight vai explorar o subsolo de Marte

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa.

“Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter uma visão geral mais ampla [deste planeta]”, pode ler-se na conta oficial da InSight no Twitter.

Finalmente, pela primeira vez, estabelecemos que Marte é um planeta sismicamente ativo”, afirmou Bruce Banerdt, investigador principal da sonda InSight, do Laboratório de Propulsão a Jato da agência espacial norte-americana, citado em comunicado.

A investigação revelou que o Planeta Vermelho “treme” com mais frequência do que a Terra, mas de forma mais suave do que era esperado. Ao todo, e depois de dez meses da missão, foram registados 174 eventos sísmicos.

Destes eventos sísmicos, 150 foram agitações de pequena magnitude cujas vibrações se propagaram através da crosta marciana. Os restantes foram um pouco mais fortes e profundos, sendo oriundos de vários lugares do manto de Marte.

O sismo mais poderoso teve uma magnitude de 4,0.

Ao contrário do que acontece na Terra, Marte não tem uma tectónica de placas ativa. Por isso, explicaram os cientistas, estes sismos – “martemotos” – são fruto do arrefecimento continuado do planeta desde a sua formação, há 4,5 milhões de anos.

À medida que o planeta arrefece, este contrai e, depois, as frágeis camadas externas precisam de que se quebrar para permanecerem na superfície”, explicou Banerdt.

No dia 26 de novembro de 2018, a sonda InSight atingiu finalmente atingiu a superfície de Marte e enviou à Terra as primeiras imagens tiradas no Planeta Vermelho. O “lander” InSight representa o regresso das sondas à superfície de Marte depois de um interregno de seis anos, desde que a sonda Curiosity chegou à superfície do planeta em 2012.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Correr é mais fácil com estes exoesqueletos para os tornozelos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Stanford desenvolveu um exoesqueleto motorizado que reduz drasticamente o esforço de corrida. Correr é uma das formas mais acessíveis de fazer exercício físico e uma das mais odiadas, por …

Dados do observatório Chandra testam "teoria de tudo"

Uma das maiores ideias da física é a possibilidade de que todas as forças, partículas e interações conhecidas possam ser ligadas numa única estrutura. A teoria das cordas é sem dúvida a proposta mais bem …

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …