/

“Marte está vivo”. Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

NASA

A sonda InSight vai explorar o subsolo de Marte

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa.

“Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter uma visão geral mais ampla [deste planeta]”, pode ler-se na conta oficial da InSight no Twitter.

Finalmente, pela primeira vez, estabelecemos que Marte é um planeta sismicamente ativo”, afirmou Bruce Banerdt, investigador principal da sonda InSight, do Laboratório de Propulsão a Jato da agência espacial norte-americana, citado em comunicado.

A investigação revelou que o Planeta Vermelho “treme” com mais frequência do que a Terra, mas de forma mais suave do que era esperado. Ao todo, e depois de dez meses da missão, foram registados 174 eventos sísmicos.

Destes eventos sísmicos, 150 foram agitações de pequena magnitude cujas vibrações se propagaram através da crosta marciana. Os restantes foram um pouco mais fortes e profundos, sendo oriundos de vários lugares do manto de Marte.

O sismo mais poderoso teve uma magnitude de 4,0.

Ao contrário do que acontece na Terra, Marte não tem uma tectónica de placas ativa. Por isso, explicaram os cientistas, estes sismos – “martemotos” – são fruto do arrefecimento continuado do planeta desde a sua formação, há 4,5 milhões de anos.

À medida que o planeta arrefece, este contrai e, depois, as frágeis camadas externas precisam de que se quebrar para permanecerem na superfície”, explicou Banerdt.

No dia 26 de novembro de 2018, a sonda InSight atingiu finalmente atingiu a superfície de Marte e enviou à Terra as primeiras imagens tiradas no Planeta Vermelho. O “lander” InSight representa o regresso das sondas à superfície de Marte depois de um interregno de seis anos, desde que a sonda Curiosity chegou à superfície do planeta em 2012.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.