Marte já teve água suficiente para ser um planeta totalmente oceânico

(dr) Envato Elements

Hoje, Marte é coloquialmente conhecido como o “Planeta Vermelho” por causa da sua paisagem seca e empoeirada rica em óxido de ferro (também conhecido como “ferrugem”).

Além disso, a atmosfera é extremamente fina e fria, e nenhuma água pode existir na superfície em qualquer forma que não seja gelo. Mas Marte já foi um lugar muito diferente, com uma atmosfera mais quente e densa e água líquida na sua superfície. Durante anos, os cientistas tentaram determinar por quanto tempo os corpos naturais existiram em Marte e se eram ou não intermitentes ou persistentes.

Outra questão importante é quanta água Marte já teve e se isso foi ou não suficiente para sustentar a vida. De acordo com um novo estudo, Marte pode ter tido água suficiente há 4,5 mil milhões de anos para estar coberto num oceano global de até 300 metros de profundidade. Os autores argumentam que isto indica que Marte pode ter sido o primeiro planeta do Sistema Solar a suportar a vida.

Os planetas terrestres sofreram um período de impactos significativos de asteróides após a sua formação há mais de 4,5 mil milhões de anos. Acredita-se que esses impactos sejam a forma como a água e os blocos de construção da vida (moléculas orgânicas) foram distribuídos por todo o Sistema Solar.

No entanto, o papel deste período na evolução dos planetas rochosos no Sistema Solar interior – particularmente no que diz respeito à distribuição de elementos voláteis como a água – ainda é debatido.

A equipa relatou a variabilidade de um único isótopo de cromo (54Cr) em meteoritos marcianos datados desse período inicial. Estes meteoritos faziam parte da crosta de Marte na altura e foram ejetados devido a impactos de asteróides que os enviaram para o Espaço.

Por outras palavras, a composição destes meteoritos representa a crosta original de Marte antes de os asteróides depositarem água e vários elementos na superfície. Como Marte não possui placas tectónicas ativas como a Terra, a superfície não está sujeita a convecção e reciclagem constantes.

Portanto, os meteoritos ejetados de Marte há milhares de milhões de anos oferecem uma visão única de como era Marte logo após a formação dos planetas do sistema solar. Como o co-autor Professor Bizzarro, do StarPlan Center, disse num comunicado de imprensa do corpo docente da UCPH:

“As placas tectónicas na Terra apagaram todas as evidências do que aconteceu nos primeiros 500 milhões de anos da história do nosso planeta. As placas movem-se constantemente e são recicladas e destruídas no interior do nosso planeta. Em contraste, Marte não possui placas tectónicas de forma que a superfície do planeta preserve um registo da história mais antiga do planeta”.

Ao medir a variabilidade de 54Cr nesses meteoritos, a equipa estimou a taxa de impacto para Marte ca. há 4,5 mil milhões de anos e quanta água eles forneceram. De acordo com os seus resultados, haveria água suficiente para cobrir todo o planeta em um oceano de pelo menos 300 metros de profundidade e até um quilómetro de profundidade em algumas áreas.

Em comparação, havia muito pouca água na Terra neste momento porque um objeto do tamanho de Marte colidiu com a Terra, levando à formação da Lua (ou seja, a Hipótese do Grande Impacto).

Além da água, os asteróides também distribuíram moléculas orgânicas como aminoácidos (os blocos de construção do DNA, RNA e células de proteína) emMarte durante o bombardeio. Como Bizarro explicou, isto significa que a vida poderia ter existido em Marte quando a Terra era estéril:

“Isto aconteceu nos primeiros 100 milhões de anos de Marte. Após esse período, algo catastrófico aconteceu para a vida potencial na Terra. Acredita-se que houve uma colisão gigantesca entre a Terra e outro planeta do tamanho de Marte. Foi uma colisão energética que formou o sistema Terra-Lua e, ao mesmo tempo, eliminou toda a vida potencial na Terra.”

Este estudo é semelhante a pesquisas recentes que usaram as proporções deutério-para-hidrogénio de meteoritos marcianos para criar modelos de evolução atmosférica.

As suas descobertas mostraram que Marte pode ter sido coberto por oceanos quando a Terra ainda era uma bola de rocha derretida. Essas e outras questões relacionadas com a evolução geológica e ambiental de Marte serão investigadas posteriormente por missões robóticas destinadas a Marte nesta década (seguidas por missões tripuladas na década de 2030).