Marrocos vs Irão | Golo caído do céu para Queiroz

O Irão, de Carlos Queiroz, entrou com o pé direito neste Mundial 2018. Numa partida em que foi dominado por Marrocos, a formação do treinador português foi, acima de tudo, um conjunto abnegado na luta e no espírito de sacrifício, beneficiando de um autogolo que surgiu já em período de descontos.

Marrocos entrou a todo o gás na partida, com um domínio e uma pressão ofensiva quase sufocantes para a formação de Carlos Queiroz. Os magrebinos chegaram a meio do primeiro tempo com 73% de posse de bola e realizaram os primeiros seis remates do desafio, embora apenas um enquadrado. A melhor ocasião da primeira parte, porém, pertenceu ao Irão quando, aos 43 minutos, Sardar Azmoun, mas permitiu a defesa de Munir Mohamedi.

A dificuldade de Marrocos em concretizar a superioridade no primeiro tempo permitiu, contudo, que o Irão, ainda que com muito menos posse de bola, chegasse ao descanso com o mesmo número de remates e de enquadrados, notando-se a diferença na qualidade do futebol apresentado pelas duas equipas também na eficácia de passe, com os magrebinos muito melhores neste capítulo. A nossa aposta do Irão para este Mundial, Alireza Jahanbakhsh, era o melhor ao descanso, com um rating de 5.6.

A segunda parte não trouxe mais qualidade ao jogo. Antes pelo contrário. Futebol aos repelões, pouca clarividência e situações de perigo escassas. Perto dos 70 minutos, o Irão não passava dos 60% de passes certos, um espelho do que se passava em campo. E até Marrocos piorou neste detalhe, caindo para os 76%. O número de bolas colocadas em cada área não ultrapassava as 18 para os magrebinos, 16 para os iranianos, e remates no segundo período apenas um, para os primeiros, e sem a melhor direcção.

Porém, quando o empate parecia ser o desfecho mais provável – e justo, diga-se -, pela inoperância das duas equipas, eis que, do céu, caiu um golo, para o Irão. Aos 95 minutos, a um de terminar o tempo de compensação, um livre colocou a bola na grande área marroquina e Aziz Bouhaddouz, entrado aos 77 minutos, foi o jogador mais infeliz do dia, ao fazer autogolo.

Os números finais mostram mais Marrocos em termos de posse de bola (68%) e remates (13, apenas três enquadrados), mas a capacidade de luta iraniana acabou por dar frutos perto do final. Nordin Amrabat, lateral-direito marroquino, foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de  6.0, suportado em dois passes para finalização e três dribles eficazes em cinco tentativas.

PARTILHAR

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …