Marrocos vs Irão | Golo caído do céu para Queiroz

O Irão, de Carlos Queiroz, entrou com o pé direito neste Mundial 2018. Numa partida em que foi dominado por Marrocos, a formação do treinador português foi, acima de tudo, um conjunto abnegado na luta e no espírito de sacrifício, beneficiando de um autogolo que surgiu já em período de descontos.

Marrocos entrou a todo o gás na partida, com um domínio e uma pressão ofensiva quase sufocantes para a formação de Carlos Queiroz. Os magrebinos chegaram a meio do primeiro tempo com 73% de posse de bola e realizaram os primeiros seis remates do desafio, embora apenas um enquadrado. A melhor ocasião da primeira parte, porém, pertenceu ao Irão quando, aos 43 minutos, Sardar Azmoun, mas permitiu a defesa de Munir Mohamedi.

A dificuldade de Marrocos em concretizar a superioridade no primeiro tempo permitiu, contudo, que o Irão, ainda que com muito menos posse de bola, chegasse ao descanso com o mesmo número de remates e de enquadrados, notando-se a diferença na qualidade do futebol apresentado pelas duas equipas também na eficácia de passe, com os magrebinos muito melhores neste capítulo. A nossa aposta do Irão para este Mundial, Alireza Jahanbakhsh, era o melhor ao descanso, com um rating de 5.6.

A segunda parte não trouxe mais qualidade ao jogo. Antes pelo contrário. Futebol aos repelões, pouca clarividência e situações de perigo escassas. Perto dos 70 minutos, o Irão não passava dos 60% de passes certos, um espelho do que se passava em campo. E até Marrocos piorou neste detalhe, caindo para os 76%. O número de bolas colocadas em cada área não ultrapassava as 18 para os magrebinos, 16 para os iranianos, e remates no segundo período apenas um, para os primeiros, e sem a melhor direcção.

Porém, quando o empate parecia ser o desfecho mais provável – e justo, diga-se -, pela inoperância das duas equipas, eis que, do céu, caiu um golo, para o Irão. Aos 95 minutos, a um de terminar o tempo de compensação, um livre colocou a bola na grande área marroquina e Aziz Bouhaddouz, entrado aos 77 minutos, foi o jogador mais infeliz do dia, ao fazer autogolo.

Os números finais mostram mais Marrocos em termos de posse de bola (68%) e remates (13, apenas três enquadrados), mas a capacidade de luta iraniana acabou por dar frutos perto do final. Nordin Amrabat, lateral-direito marroquino, foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de  6.0, suportado em dois passes para finalização e três dribles eficazes em cinco tentativas.

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …