/

Marinha dos EUA alertou Jimmy Wales sobre perigo de artigo sobre técnicas militares na Wikipedia

Joi Ito / Flickr

O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales

O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales

O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, contou que recebeu uma queixa de militares norte-americanos sobre um artigo de conteúdo delicado na Wikipedia.

Em entrevista ao jornal russo Kommersant, Jimmy Wales revelou que recebeu uma chamada de um membro da Marinha dos EUA – “não um alto funcionário, mas alguém da Marinha” – “a queixar-se por ter encontrado um artigo que contém uma fórmula para calcular a quantidade de explosivos suficiente para explodir um navio debaixo da água”.

O militar defendia que a informação mencionada não devia estar na Wikipedia.

Wales explica que, mais tarde, ficou esclarecido que os dados estavam disponíveis online de forma aberta, publicados no próprio site oficial da Marinha norte-americana.

Não se trata de uma história sobre pressões do Governo para fazermos algo, mas sim de como é preciso avaliarmos com seriedade o tratamento que damos a temas delicados“, explicou.

O fundador do portal comentou as semelhanças com um caso ocorrido em França, quando o governo apresentou uma queixa sobre um artigo sobre uma estação secreta de rádio, que afinal tinha sido escrito com base numa reportagem transmitida na televisão francesa.

A Wikipedia surgiu em 2001 e constitui uma biblioteca aberta de informações, onde cada artigo pode ser criado e editado por qualquer pessoa. Atualmente, o site conta com mais de 40 milhões de artigos escritos em quase 300 línguas.

SN

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.