Marine Le Pen deixou Parlamento Europeu com “calote” de 300 mil euros

Wael Hamzeh / EPA

Marine Le Pen em visita ao Líbano

Marine Le Pen em visita ao Líbano

Marine Le Pen saiu do Parlamento Europeu para tomar o seu lugar de deputada na Assembleia Nacional francesa e para trás deixou uma “conta” de mais de 300 mil euros por pagar, no âmbito do caso dos alegados empregos fictícios.

Estão em causa verbas pagas pelo Parlamento Europeu relativamente ao trabalho de dois assistentes de Le Pen, Catherine Griset e Thierry Légier.

O organismo anti-fraude da União Europeia, o OLAF, concluiu que se tratou de uma situação fraudulenta e apontou que Le Pen teria que devolver cerca de 340 mil euros da verba alegadamente recebida de forma indevida.

Mas até à data, a presidente da Frente Nacional (FN) devolveu apenas 39 mil euros, conforme adianta o jornal Le Monde, notando que esse dinheiro foi retido dos subsídios e de outras remunerações, nomeadamente despesas gerais e ajudas de custo, a que a eurodeputada teve direito.

Mas agora, com a sua demissão do Parlamento Europeu e regresso à vida política francesa, essa retenção deixa de poder ser feita e, na prática, Le Pen deixa a “conta” por pagar.

Parlamento Europeu lesado em 5 milhões de euros

O Le Monde nota que Le Pen ainda pode solicitar o pagamento de subsídios transitórios a que tem direito, como todos os eurodeputados de saída do Parlamento Europeu. As autoridades europeias podem assim, esperar recuperar parte do valor, através da retenção de uma quantia daquela verba, mas ainda ficarão por receber vários milhares de euros.

A presidente da FN já foi indiciada por abuso de confiança no inquérito que decorre em França, no âmbito destes alegados empregos fictícios, e que investiga também os eventuais crimes de “fraude organizada” e de “trabalho dissimulado”.

Além de Le Pen, estão envolvidos no caso outros 17 eurodeputados da FN que são suspeitos de terem dado empregos fictícios a cerca de 40 assistentes, recebendo verbas do Parlamento Europeu quando, efectivamente, essas pessoas se terão dedicado, exclusivamente, a funções no partido de extrema direita.

O Le Monde fala de um prejuízo global da ordem dos 5 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …