Marcelo encerra posse no Porto com abraço de Manuel do Laço e rap no bairro do Cerco

Miguel Nogueira / porto.pt

-

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cumprimenta Manuel do Laço

Um abraço de Manuel do Laço, um discurso de esperança e uma visita ao bairro do Cerco marcam a passagem de Marcelo Rebelo de Sousa pelo Porto, na primeira vez que um Presidente da República leva uma tomada de posse à Invicta.

Neste terceiro dia das cerimónias de tomada de posse do novo Presidente, Marcelo foi recebido pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, nos Paços do Concelho.

Antes, tinha recebido aplausos e gritos de “Marcelo” da população, e fez questão de parar para dar trocar um abraço com o famoso Manuel do Laço, conhecido adepto do Boavista.

Depois, ouviu Rui Moreira a pedir-lhe para lutar “contra a desigualdade e a injustiça” por uma mudança de mentalidades para “um Portugal menos centralista” e que “deixe respirar os que querem ousar, arriscar, fazer mais e melhor”.

No seu discurso, Marcelo vincou o tom na esperança e no sonho.

“Temos de acreditar em nós próprios e no que valemos e podemos, para que as crises deixem de ser o único horizonte possível, para que seja possível, de vez em quando, abrir caminho ao sonho. Aqui, no Porto, é impossível não acreditar em Portugal”, disse Marcelo.

“É tempo de falar menos do que nos deprecia e falar mais do que nos valoriza”, disse ainda o Presidente, ressalvando que os portugueses não devem render-se “à ideia errada de que quase nove séculos de história ou de poder são obra do acaso, que é uma fatalidade que Portugal esteja votado a ser pobre”.

Citando escritores como Sophia de Mello Breyner e Miguel Torga, Marcelo aconselhou os portuenses para que “jamais troquem a liberdade, o seu rigor no trabalho, os seus gestos de luta e de coragem por qualquer promessa de sebastianismo político ou económico”.

Durante a tarde, o Presidente vai visitar o bairro do Cerco, onde assistirá a um espectáculo de hip hop do projecto OUPA, que conta com a colaboração da rapper Capicua e do músico André Tentúgal, no chamado largo dos Afectos.

Os jovens que vão cantar para Marcelo já disseram que gostariam de o ver a improvisar um rap. Não é provável que isso aconteça, mas pode-se esperar que o Presidente continue a quebrar o protocolo e a surpreender.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …