Marcelo encerra posse no Porto com abraço de Manuel do Laço e rap no bairro do Cerco

Miguel Nogueira / porto.pt

-

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cumprimenta Manuel do Laço

Um abraço de Manuel do Laço, um discurso de esperança e uma visita ao bairro do Cerco marcam a passagem de Marcelo Rebelo de Sousa pelo Porto, na primeira vez que um Presidente da República leva uma tomada de posse à Invicta.

Neste terceiro dia das cerimónias de tomada de posse do novo Presidente, Marcelo foi recebido pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, nos Paços do Concelho.

Antes, tinha recebido aplausos e gritos de “Marcelo” da população, e fez questão de parar para dar trocar um abraço com o famoso Manuel do Laço, conhecido adepto do Boavista.

Depois, ouviu Rui Moreira a pedir-lhe para lutar “contra a desigualdade e a injustiça” por uma mudança de mentalidades para “um Portugal menos centralista” e que “deixe respirar os que querem ousar, arriscar, fazer mais e melhor”.

No seu discurso, Marcelo vincou o tom na esperança e no sonho.

“Temos de acreditar em nós próprios e no que valemos e podemos, para que as crises deixem de ser o único horizonte possível, para que seja possível, de vez em quando, abrir caminho ao sonho. Aqui, no Porto, é impossível não acreditar em Portugal”, disse Marcelo.

“É tempo de falar menos do que nos deprecia e falar mais do que nos valoriza”, disse ainda o Presidente, ressalvando que os portugueses não devem render-se “à ideia errada de que quase nove séculos de história ou de poder são obra do acaso, que é uma fatalidade que Portugal esteja votado a ser pobre”.

Citando escritores como Sophia de Mello Breyner e Miguel Torga, Marcelo aconselhou os portuenses para que “jamais troquem a liberdade, o seu rigor no trabalho, os seus gestos de luta e de coragem por qualquer promessa de sebastianismo político ou económico”.

Durante a tarde, o Presidente vai visitar o bairro do Cerco, onde assistirá a um espectáculo de hip hop do projecto OUPA, que conta com a colaboração da rapper Capicua e do músico André Tentúgal, no chamado largo dos Afectos.

Os jovens que vão cantar para Marcelo já disseram que gostariam de o ver a improvisar um rap. Não é provável que isso aconteça, mas pode-se esperar que o Presidente continue a quebrar o protocolo e a surpreender.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …