Marcelo vai à tomada de posse de Lula. Número de chefes de Estado presentes será recorde

Paulo Novais / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o ex-presidente do Brasil, com Luís Inácio Lula da Silva

No total, já 18 chefes de Estado confirmaram a presença na tomada de posse de Lula da Silva, que está marcada para 1 de janeiro. Os vizinhos da América Latina e outras ex-colónias portuguesas dominam a lista.

A tomada de posse de Lula da Silva como novo Presidente do Brasil deverá bater o recorde do número de chefes de Estado estrangeiros que marcarão presença. Marcelo Rebelo de Sousa já confirmou que vai lá estar, assim como o seu homólogo espanhol, o rei Felipe VI.

Para já, 18 países vão estar representados na tomada de posse, avança o Expresso. Para além do presidente português e do rei espanhol, os Presidentes João Lourenço (Angola), José Maria Neves (Cabo Verde), Frank-Walter Steinmeier (Alemanha), Ramos Horta (Timor-Leste), Umaro Sissoco Embaló (Guiné-Bissau) e Emmerson Mnangagwa (Zimbábue).

Os vizinhos da América Latina também estarão em peso na Esplanada dos Ministérios, incluindo Alberto Fernández (Presidente da Argentina), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Luis Arce (Bolívia), Luis Lacalle Pou (Uruguai), Guillermo Lasso (Equador), Irfaan Ali (Guiana), Mario Abdo Benítez (Paraguai) e Chan Santokhi (Suriname).

Uma ausência  notável é a de Nicolás Maduro. O Presidente da Venezuela está impedido de entrar no Brasil após Bolsonaro ter cortado as relações diplomáticas entre os dois países, relações essas que Lula quer reatar.

Os Estados Unidos também devem estar representados, mas é pouco provável que Joe Biden vá até Brasília. “Não há confirmação ainda da parte da embaixada dos Estados Unidos de qual será a representação do governo americano”, respondeu o embaixador Fernando Igreja ao ser questionado sobre se a vice-presidente Kamala Harris vai em nome da Casa Branca.

Espera-se ainda que a Turquia, o México, o Panamá, a Costa Rica e a Palestina enviam representantes de outro nível.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.