Marcelo estranha exigência “insólita” de Cavaco sobre sistema financeiro

Paulo Cunha / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa

O candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa considerou “estranha e insólita” a exigência do Presidente da República ao PS relativa ao sistema financeiro, criticando o facto de levantar dúvidas sobre a estabilidade do mesmo.

“Parece-me bem a exigência de que a base de apoio garanta a confiança ao Governo, parece-me bem a garantia da aprovação do primeiro orçamento, parece-me estranha a exigência relativa ao sistema financeiro, falando da situação e do equilíbrio do sistema financeiro. Deixa dúvidas sobre se o sistema financeiro está neste momento em crise, que não está”, disse Marcelo de Rebelo de Sousa aos jornalistas, esta segunda-feira, em Lisboa.

O candidato respondia a questões sobre o pedido do Presidente da República para que o líder socialista, António Costa, desenvolva “esforços tendo em vista apresentar uma solução governativa estável, duradoura e credível” e a clarificar questões que considera omissas nos acordos subscritos pela esquerda parlamentar.

Na opinião do candidato a Belém e ex-líder do PSD, “o Presidente da República deve ser a última instituição a levantar a questão da necessidade do equilíbrio do sistema financeiro”, considerando “uma coisa insólita” o facto de se levantar esse tema.

/Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. O professor Marcelo, também devia achar insólito o modo como o atual PR tratou o líder do PS, em relação ao atual líder da coligação de interesses demitido. O PR, após o ato eleitoral em que a PàF ficou em minoria, não tardou em convidar Passos Coelho a formar um governo minotitário que se sabia ia chumbar na Assembleia da República e aqui não se preocupou em meditar nas capelinhas para aferir das garantias de uma maioria para aprovar orçamentos, moções, PEC´s, etc. mas, arrastando-se a definição do novo governo, em que o PR, tomando uma posição descaradamente partidária, resolveu ouvir meio mundo enquanto o País esperava impondo, por fim, ao líder do PS condições que não colocou ao líder do seu partido. Esta forma arbitrária de exercer o poder, não prestigia o cargo de presidente da República, não respeita 62% do eleitorado, e mancha a imagem do regime democrático português perante a Europa.

    • O próprio cargo de Presidente da República fica manchado (para sempre) com a actuação deste último.
      Este (presidente) deveria ser referido nos manuais de ciências políticas como: “Tudo aquilo que um Presidente da República NÃO deve ser!”
      E deve ficar para a história como o pior de todos (incluindo os do Estado Novo!). Espero que o Marcelo não me venha tirar razão, relativamente á minha última afirmação.

  2. O Prof. Marcelo só tem que respeitar a decisão do PR, porque mais insólito do que aconteceu nestas últimas eleições não há,,,!!! Se a esquerda está tão unida como apregoaram e convencida de que a maioria do eleitorado está com eles, porque não uma revisão da constituição e novas eleições legislativas, conjuntamente com as do PR?

RESPONDER

Não há qualquer hipótese de resgatar os corpos dos 44 tripulantes do ARA San Juan

O ministro de Defesa da Argentina, Oscar Aguad, afirmou este domingo que não há tecnologia capaz de resgatar do mundo do mar o submarino ARA San Juan, localizado este sábado a 900 metros de profundidade …

Talvez os neandertais não fossem tão brutos como se pensava

Apesar de vários esqueletos de neandertais terem sido encontrados com ferimentos graves na cabeça e no pescoço, um novo estudo sugerem que não fossem tão violentos como se pensava. Na verdade, os níveis de lesões cranianas …

A galáxia mais brilhante do Universo é "canibal"

A galáxia mais brilhante já descoberta no Sistema Solar, a W2246-0526, localizada na constelação Aquarius, devorou não duas mas três das suas galáxias-satélites, o que pode explicar a sua forte luminosidade. De acordo com um novo …

Picasso roubado há 6 anos na Holanda terá sido encontrado sob uma árvore na Roménia

Procuradores romenos estão a investigar se um quadro que apareceu este sábado na Roménia é o mesmo que há seis anos foi roubado de um museu da Holanda, noticiou a agência de notícias Associated Press. A …

O colossal drone solar da Boeing vai voar em 2019

A Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, vai lançar em 2019 o seu drone solar Odysseus, que terá a capacidade voar durante meses de forma autónoma e o objectivo de dar acesso Internet a todo …

Justiça brasileira proíbe TV de divulgar inquérito sobre morte de Marielle Franco

A decisão judicial de proibir a emissão de reportagens sobre a investigação do assassinato da vereadora carioca responde a um pedido da polícia do Rio de Janeiro e do Ministério Público. A emissora afirma que …

Relatório revela 71 locais com elevado risco de inundações em Portugal

Portugal tem 71 zonas com elevado risco de inundação, de acordo com um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que analisou fenómenos extremos ocorridos, fazendo previsões para o futuro. O relatório "Avaliação Preliminar do Risco …

Cinco pessoas mortas por intoxicação de CO em Vila Real

Cinco pessoas da mesma família morreram este domingo, devido a uma intoxicação, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, adiantou à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real. A …

O discurso de ódio já está em Portugal

O diretor da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, alertou, em entrevista à agência Lusa, para a presença do discurso de ódio em Portugal, apontando o combate à discriminação como o maior desafio atual dos direitos …

Menino francês suicida-se após castigo por usar telemóvel na escola

Um menino de 11 anos suicidou-se na cidade de Beausoleil, perto do Mónaco, no sul da França, depois de ter recebido um castigo no colégio por ter usado o telemóvel na sala de aula. A criança, …