Marcelo estranha exigência “insólita” de Cavaco sobre sistema financeiro

Paulo Cunha / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa

O candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa considerou “estranha e insólita” a exigência do Presidente da República ao PS relativa ao sistema financeiro, criticando o facto de levantar dúvidas sobre a estabilidade do mesmo.

“Parece-me bem a exigência de que a base de apoio garanta a confiança ao Governo, parece-me bem a garantia da aprovação do primeiro orçamento, parece-me estranha a exigência relativa ao sistema financeiro, falando da situação e do equilíbrio do sistema financeiro. Deixa dúvidas sobre se o sistema financeiro está neste momento em crise, que não está”, disse Marcelo de Rebelo de Sousa aos jornalistas, esta segunda-feira, em Lisboa.

O candidato respondia a questões sobre o pedido do Presidente da República para que o líder socialista, António Costa, desenvolva “esforços tendo em vista apresentar uma solução governativa estável, duradoura e credível” e a clarificar questões que considera omissas nos acordos subscritos pela esquerda parlamentar.

Na opinião do candidato a Belém e ex-líder do PSD, “o Presidente da República deve ser a última instituição a levantar a questão da necessidade do equilíbrio do sistema financeiro”, considerando “uma coisa insólita” o facto de se levantar esse tema.

/Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. O professor Marcelo, também devia achar insólito o modo como o atual PR tratou o líder do PS, em relação ao atual líder da coligação de interesses demitido. O PR, após o ato eleitoral em que a PàF ficou em minoria, não tardou em convidar Passos Coelho a formar um governo minotitário que se sabia ia chumbar na Assembleia da República e aqui não se preocupou em meditar nas capelinhas para aferir das garantias de uma maioria para aprovar orçamentos, moções, PEC´s, etc. mas, arrastando-se a definição do novo governo, em que o PR, tomando uma posição descaradamente partidária, resolveu ouvir meio mundo enquanto o País esperava impondo, por fim, ao líder do PS condições que não colocou ao líder do seu partido. Esta forma arbitrária de exercer o poder, não prestigia o cargo de presidente da República, não respeita 62% do eleitorado, e mancha a imagem do regime democrático português perante a Europa.

    • O próprio cargo de Presidente da República fica manchado (para sempre) com a actuação deste último.
      Este (presidente) deveria ser referido nos manuais de ciências políticas como: “Tudo aquilo que um Presidente da República NÃO deve ser!”
      E deve ficar para a história como o pior de todos (incluindo os do Estado Novo!). Espero que o Marcelo não me venha tirar razão, relativamente á minha última afirmação.

  2. O Prof. Marcelo só tem que respeitar a decisão do PR, porque mais insólito do que aconteceu nestas últimas eleições não há,,,!!! Se a esquerda está tão unida como apregoaram e convencida de que a maioria do eleitorado está com eles, porque não uma revisão da constituição e novas eleições legislativas, conjuntamente com as do PR?

RESPONDER

Primeiro não flutuava, e agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …

Jesus pediu a Cintra para anular cláusula de confidencialidade

Nas primeiras entrevistas após a sua saída do Sporting e das agressões em Alcochete, o Jorge Jesus disse que a equipa não devia ter jogado a final da Taça de Portugal e que Sousa Cintra …

Trump "traidor" recua e diz que, afinal, a Rússia pode ter manipulado eleições

Donald Trump cedeu à pressão e afirmou, esta terça-feira, que acredita nas conclusões dos serviços secretos de que houve, de facto, ingerência russa das presidenciais de 2016. O Presidente dos Estados Unidos disse esta terça-feira que …

Cientistas alcançam recorde impressionante de entrelaçamento quântico

Um grupo de cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China conseguiu armazenar 18 qubits - a unidade básica da computação quântica - em apenas seis fotões entrelaçados. O feito inédito de três qubits emaranhados …

Sistema informático lança caos nas escolas no último dia de matrículas

Hoje é o último dia para efectuar as matrículas no próximo ano lectivo, mas as demoras e falhas no portal electrónico onde o processo tem que ser realizado estão a lançar o caos nas escolas. …

Militares da GNR revoltados com castigos para quem passa poucas multas

"Desmotivados e apavorados." É assim que 14 dos 18 militares do posto da GNR no Sameiro, em Braga, se queixam de sofrerem pressões do sargento que comanda a unidade para passarem multas aos automobilistas. O desabafo …