Marcelo trouxe da Grécia currículo de refugiada

José Sena Goulão / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cumprimenta uma refugiada.

O Presidente da República visitou o campo de refugiados em Tebas, na Grécia, e não voltou para Portugal de mãos a abanar: com ele, trouxe o currículo de uma refugiada em desespero.

No último dia da visita de Estado à Grécia, o Presidente da República português visitou um campo de refugiados em Tebas, a cerca de cem quilómetros de Atenas.

Foi durante a visita, na qual foi muito aclamado para as famosas selfies, que Sidra, uma jovem adolescente refugiada, se aproximou de Marcelo Rebelo de Sousa. “Temos um problema. A minha mãe está doente”, disse, e o Presidente beijou-a na testa e seguiu o resto da visita ao lado da jovem.

Também Benaz Omer chamou a atenção de Marcelo, estando à conversa com o Presidente da República durante bastante tempo. Omer era engenheira civil no Iraque e está há oito meses no campo de Tebas com o marido e os dois filhos, de oito e cinco anos. Segundo o Correio da Manhã, o marido é, tal como Benaz Omer, licenciado.

Durante a conversa, a refugiada confessou que o seu maior desejo é voltar a exercer de forma legal, deslocando-se para um país europeu que a acolha e lhe proporcione condições para exercer a sua profissão e viver em segurança com a sua família.

Marcelo Rebelo de Sousa ficou comovido com a história da refugiada, e trouxe o currículo de Benaz Omer para tentar entender se o perfil da família se enquadra no próximo programa de refugiados que Portugal irá acolher. No entanto, avisou: “não posso prometer nada”.

A visita ao campo de refugiados durou cerca de uma hora, durante a qual o Presidente aproveitou para distribuir sorrisos, abraços e tirar selfies.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Mas que gesto ?! … Show off, mais nada. Daqueles reformados com pensões de miséria, que nem dinheiro tem para os medicamentos tem, o sr. Marcelo não tira selfies.

  1. E EU QUE O DIGA
    Sou um reformado da segurança social 257€. e nunca dei prejuízo ao meu país, paguei os meus impostos, e ainda prestei 5 anos de serviço obrigatório militar na Marinha de Guerra, não desertei o que muitos camaradas assim o fizeram, e actualmente estão com uma reforma melhor que a minha.
    Não posso deixar de trabalhar, em quanto a saúde assim o permitir.
    BIBA PORTUGAL

  2. Para tirar fotos com famílias no desemprego e a passar fome não precisava de ir à Grécia. Bastava um saltinho à Damaia ou ao Aleixo.
    Lá consegue muitas dessas selfies… talvez não tão badaladas a nível mundial.

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …