Marcelo: Costa “é um mata-borrão, muito rápido a sugar as coisas”. Já Montenegro “percebeu que pode cavalgar mais ao centro”

14

Tiago Petinga / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que o primeiro-ministro é como “um bom mata-borrão”, “muito rápido a sugar as coisas”, num elogio à postura de proximidade que António Costa tem mantido com o chefe de Estado ao longo dos últimos seis anos.

“A direita cometeu um erro que nunca percebi: os sucessivos líderes da direita descolavam de mim em vez de colarem a mim, descolaram ostensivamente de mim. Quem é que se colava a mim? O primeiro-ministro e o PS”, disse o Presidente, numa entrevista à CNN Portugal, que será transmitida esta quinta-feira à noite.

Na opinião de Marcelo, Costa e o partido que lidera aproveitaram muito melhor a sua popularidade do que os partidos de direita que o apoiaram nas presidenciais. O atual líder social democrata, Luís Montenegro, é o primeiro a perceber “que podia estar próximo de alguém que, sem estar a fazer nenhum frente partidário, abria espaço”.

Montenegro “percebeu que podia cavalgar mais ao centro, beneficiando da proximidade do Presidente da República. Não percebi porque é que o PSD deu de barato ‘este está perdido, não dissolveu o parlamento e deixa o primeiro-ministro governar, vamos ver como isto acaba muito mal'”, continuou Marcelo.

Num elogio à Costa e à sua conduta política, disse que este se assemelha a um “mata-borrão, um bom mata-borrão”, “muito rápido a sugar as coisas”, e que chega mesmo a se apropriar de ideias e expressões suas e as usa no seu discurso.

Segundo o Presidente, no verão 2017 – com os fogos e o caso de Tancos – “sentia-se muito o ambiente anti-governo”. “Senti mesmo, por uma vez, que a minha posição de fusível de segurança podia estar em risco”, referiu, recordando a sua intervenção junto do Governo, que precipitou a saída da ministra da Administração Interna.

O chefe de Estado considera que “o terreno de eleição do Governo” de maioria absoluta é a Assembleia da República (AR), onde tem a garantia de fazer passar as suas decisões.

Uma das coisas que preocupa Marcelo, disse ainda durante a entrevista, é “a tensão com forças sociais que não estão no Parlamento” e o surgimento “em diversas situações, do chamado recurso à escusa da responsabilidade”. “Há casos em que a lei permite, mas em regra não permite”, avisou o Presidente.

E sublinhou: “é muito importante, em política, quando se tem razão, saber explicar aos portugueses a razão que se tem. Porque, muitas vezes, tem-se razão, mas a não explicação da razão, ou o mau uso da razão, faz perder a razão”.

As declarações de Marcelo surgem numa altura em que muitos médicos têm apresentado escusas de responsabilidade por considerarem que não estão reunidas as condições necessárias para desempenharem as funções cumprindo as regras da boa prática médica.

O último caso foi conhecido na quarta-feira, quando o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) revelou que os 14 médicos do serviço de urgência geral do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, apresentaram escusas de responsabilidade devido à “escassez permanente de recursos humanos”.

Taísa Pagno //

14 Comments

  1. Ao falares assim deves ser do PSD mas olha que foi um primeiro ministro do PSD ( Passos Coelho ) que para pagar ao FMI tirou, atenção que eu não escrevi ” roubou ” aos reformados da função pública e disseram na altura que foi para pagar ao FMI e na minha casa a pensão da minha esposa que tinha uma pensão de 1.470,00 € ficou com menos 400,00 € e nunca mais os repuseram.
    Á grande PSD que resolve os problemas dos portugueses roubando o que tinham direito.
    Será surpresa que entre tantos reformados que foram atingidos por este ROUBO que não existe revolta.
    Juntemo-nos para nos revoltarmos em defesa dos nossos direitos e exigir que o estado português se comporte como entidade séria para não ser considerada uma entidade mentirosa e ladra.

    • Pois foi, o Passos teve que fazer muita coisa que o povao não gostou para compor o que o Sócrates fez. E realmente não adiantou, porque foram lá meter outro. O povao é lixado… E tu és de esquerda, não abres os olhos ou também te dá jeito.

      • Estás engando Quem quis a TROIKA foi o PSD, CDS, PCP e BE Ou estão todos esquecidos que havia o PEC IV que foi chumbado por estes Partidos. Espanha, Itália também tinham problemas e não tiveram Troika.
        Não se lembram do grande “Catroga” de se vir gabar que foi o grande negociador e foi além do que a TROIKA queria.
        Pouca memória destes Portugueses

    • Só uma pergunta: o atual governo ainda não repôs a reforma da sua esposa? É que já lá estão há 5 anos!!!
      Apenas uma informação extra: quem assinou o acordo com a troika foi o 44. Não foi o Passos. E quando o Passos chegou ao governo nem dinheiro tinha para pagar os salários dos funcionários públicos.

  2. ” a minha posição de fusível de segurança podia estar em risco” ”
    Mas as funções de um PR é ser fusível? Um cata-vento…
    Tristeza. Falasse menos e agisse mais em prol do país e tínhamos melhor futuro.

  3. Infelizmente, desde o 25 de Abril, que os portugueses tem sido sugados pelos muito “mata borões” pulhiticos, que tem passado pelos governos.

  4. O S.r P.R com um pouco mais de compostura e menos exibicionismo , passando de palavras a atos concretos , com a reserva que a sua posição requer , Portugal ficaria a ganhar !..

  5. Se Costa fosse um “mata-borrão” há muito que teria morto o maior borrão da nossa sociedade, o actual chefe de estado…

  6. Desde a trapalhada de Tancos, que o Presidente Marcelo sabia o que se passou, que o Marcelo ficou preso ao PS e corre o risco de um dia o PS vir dizer ao país o que é que o Presidente Marcelo sabe de Tancos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.