Marcar na lista as tarefas feitas é tão importante como cumpri-las

adactio / Flickr

-

Para muitas pessoas, fazer listas de tarefas dá estrutura às pressões de tempo – sejam estas exigências autoimpostas ou relacionadas com o trabalho ou a família.

A maneira de registar as tarefas pendentes varia, mas os objetivos são geralmente os mesmos: obter uma visão geral, estabelecer prioridades, não se esquecer de algo e limpar a sua mente para se concentrar no momento presente.

“Criar listas faz-me sentir mais segura e preparada. Tenho a sensação de que vou esquecer alguma coisa. Não quero esquecer-me das coisas, não quero ser alguém que não cumpre o que promete”, diz Elena Kupchik, diretora financeira de uma associação em Delaware, nos Estados Unidos – e uma viciada em listas.

Especialistas em gestão do tempo, como David Allen, autor do livro “Getting Things Done” (Fazendo as coisas, em tradução livre), dizem que as listas de tarefas eficazes são aquelas que ajudam a pessoa a sentir-se segura de que está a fazer o que é certo naquele momento.

Nas sociedades que exaltam a ideia de que fazer mais significa viver mais, essa confiança pode ajudar as pessoas a desfrutar o seu tempo como gostam, em vez de terem o tempo controlado por forças externas.

A psicologia das listas

É claro que uma lista não é apenas uma lista e que algumas podem até causar ansiedade. Mas qual é o segredo de uma lista de tarefas útil?

“A sua lista de tarefas deve ser sua amiga, e não o seu juiz”, disse à BBC Vanessa Bolton, que trabalha como consultora de gestão para a Stress Management Society, uma organização sem fins lucrativos que ajuda empresas e indivíduos a lidarem com stress.

O primeiro passo para colocar ordem no caos, regra geral, é pôr tudo num só lugar. Mas e depois? O que pode ser feito para organizar melhor as listas?

Especialistas concordam: as listas devem curtas.

Sevil Turker, CEO de uma empresa de consultoria com sede em Frankfurt, diz que fica satisfeita todos os dias ao marcar uma tarefa da sua lista como feita – e faz tarefas pequenas da lista só para sentir que está a conseguir. No entanto, tem o cuidado de não aumentar a lista artificialmente só para ficar feliz por marcar mais os itens. “Prefiro uma lista curta, acima de tudo”, disse.

Quando as listas são grandes demais

Michael Linenberger, autor do livro “The One Minute To-Do List” (A lista de um minuto, em tradução livre), propõe um método para gerir listas que ajuda as pessoas a reavaliarem suas prioridades e, assim, encurtá-las. É como diz o ditado: “Se tudo é prioridade, nada é prioridade.”

É preciso focar no que deve ser feito hoje antes de sair do trabalho, diz Linenberger, e não apenas naquilo que seria bom fazer.

As tarefas que tem mesmo que fazer são os itens “essenciais“. São as coisas que “precisa absolutamente fazer agora”, segundo o escritor. “Quando as coisas mais essenciais e importantes estão no topo da lista, pode deixar as coisas pequenas para o final de forma a que elas não o desconcentrem e nem o assustem.”

O fato de que prestamos mais atenção aos e-mails que chegam no topo da caixa de entrada, mesmo quando eles são pouco importantes, é um exemplo simples de como acabamos a trabalhar em coisas que não são tão importantes só porque elas aparecem à frente dos nossos olhos.

Para as coisas menos importantes, Linenberger recomenda classificá-las como tarefas “imediatas”, que precisam ser feitas nos próximos 10 dias, ou tarefas “de longo prazo”, que podem ser feitas a qualquer altura ou têm um prazo alargado o suficiente para que não tenha que se preocupar já com elas.

O fator bem-estar

E o que dizer às alturas em que acrescenta tarefas a listas de outros dias só para marcá-las como cumpridas?

Segundo Michael Linenberger, algumas pessoas acreditam que quando marca um item na lista de tarefas a fazer, o organismo liberta uma dose de endorfinas – substâncias químicas ligadas à sensação de felicidade e euforia. É um grande alívio da culpa persistente relacionado com tarefas pendentes e ao sentimento de que nos estamos a depecionar a nós mesmos – e aos outros.

“Marcar um item como concluído liberta um pouco da culpa e dá uma sensação que dura pouco, mas é deliciosa”, disse Linenberger. “É quase como usar uma droga.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal sai da "lista negra" da Suíça de países com chegadas condicionadas

As autoridades federais suíças decidiram esta quarta-feira levantar as restrições à entrada de pessoas provenientes da maior parte de países e regiões que estavam na sua lista negra, incluindo Portugal. Os nacionais ou viajantes provenientes desses …

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …