Maratona de Boston proibe uso de mochilas

laurenfrohne / Flickr

-

A organização da maratona de Boston anunciou hoje a proibição de mochilas e sacos em alguns locais da prova, no âmbito das medidas de segurança introduzidas um ano depois dos atentados que vitimaram três pessoas, em 2013.

“Mochilas e sacos não serão permitidos em certos locais, na partida e na zona perto dela, em Hopkinton, e na meta ou nas imediações, em Boston, e ao longo do percurso”, informou a organização.

Na edição de 2013 da emblemática corrida explodiram bombas junto à linha de chegada, provocando a morte a três pessoas e ferindo outras 250, levando a organização a adotar medidas de segurança mais apertadas para a prova de 2014.

Este ano, nem mesmo os participantes vão poder transportar mochilas ou sacos para guardar os seus pertences.

“Com um aumento da área, e para segurança de todos, estamos a trabalhar com as autoridades oficiais públicas para assegurar que vamos preservar a excecional experiência de corrida, que faz da maratona de Boston uma referência no mundo do desporto, ao mesmo tempo que fazemos o dia da corrida mais seguro e agradável para todos”, refere a mesma fonte.

A organização apela à “cooperação, paciência e compreensão” dos participantes, que se devem dirigir atempadamente para a partida.

Na corrida de Boston, marcada para 18 de abril, vão ser também proibidos recipientes de vidro, garrafas com mais de um litro de líquido, assim como roupa com bolsos, fatos volumosos ou máscaras, sendo que a organização vai fornecer sacos de plástico transparente para os corredores que pretendam depositar uma muda de roupa na partida, para levantarem à chegada.

“Qualquer outra pessoa no percurso que não esteja inscrita, ou que tenha escondido, o dorsal oficial da organização vai ser banida”, acrescenta a Associação de Atletismo de Boston (BAA), no mesmo comunicado em que anuncia as principais consequências na segurança da corrida, em virtude dos atentados de 2013.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Açambarcamento de medicamentos por Portugal? "É um total absurdo", diz Infarmed

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde reagiu à acusação feita por uma organização belga, que dizia que Portugal está a fazer um armazenamento excessivo de medicamentos essenciais para o tratamento …

Descoberto âmbar com 40 milhões de anos com duas moscas a acasalar

Há 40 milhões de anos, no supercontinente Gonduana, duas moscas que se encontravam a acasalar viram-se, inesperadamente, numa situação complicada. De alguma forma, este par de moscas de pernas longas (Dolichopodidae) ficou preso na seiva pegajosa …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …