Maquinista parou comboio e deixou passageiros a meio da viagem porque o turno já tinha terminado

Maquinista de comboio de passageiros da Renfe decidiu parar a meio do percurso porque já tinha terminado o turno e não queria ter um acidente por excesso de horas.

Um comboio de passageiros, que fazia a ligação entre Santander e Madrid, em Espanha, parou a meio do caminho quando o maquinista percebeu que o seu turno de trabalho já tinha terminado.

Segundo o El País, o comboio, que tinha saído de Santander às 19h00, deveria ter chegado ao seu destino às 23h37. No entanto, o motorista decidiu parar por volta das 21h15.

Resultado: os 109 passageiros que estavam no comboio ficaram apeados durante cerca de duas horas na estação de Osorno, em Palência.

“O maquinista afirmou que já tinha concluído o seu turno e que não havia substituto”, por isso, “parou o comboio e saiu” nesta localidade de cerca de 1.400 habitantes, explicou um porta-voz da Guarda Civil ao jornal espanhol.

Segundo relatos de alguns passageiros, em declarações ao Diario Montañés, primeiro ouviram que a paragem se devia a “problemas técnicos”.

No entanto, passados 15 minutos, “disseram-nos que o maquinista decidiu parar porque tinha terminado o turno e não queria arriscar-se a ter um acidente por excesso de horas”, contou outro.

Os passageiros tiveram de ser transportados para os vários destinos em autocarros, tendo os de Madrid chegado com cinco horas de atraso à capital.

A Renfe já emitiu um pedido de desculpas a todos os passageiros e, de acordo com o porta-voz da empresa, “têm direito ao reembolso total do bilhete”.

A companhia espanhola já abriu uma investigação devido a este incidente, que considera “nada habitual”, e quer que o condutor dê as devidas explicações.

Por seu lado, o sindicato dos maquinistas (Semaf) considera que o profissional fez o mais correto e que agiu por questões de “segurança”.

“Um maquinista é igual a um condutor de autocarro ou de avião, não pode ultrapassar o tempo máximo de condução estabelecido. Estava a cumprir a lei”, defende.

ZAP

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Queixam-se simplesmente porque o homem fez o que devia e causou transtorno aos passageiros. Se tivesse continuado e nada acontecesse estava tudo bem, os passageiros ficavam felizes, a empresa ficava feliz. O risco e responsabilidade recaíam sobre o maquinista. Se acontecesse um acidente a culpa seria indubitavelmente atribuída ao homem. Ou seja quando alguém faz o que não deve p’ra dar um “jeito” aos outros e não acontece nada uma palmadinha nas costas e tá tudo ok, mas se dá me#da cai-lhe o carmo e a trindade em cima! Hipócritas da po##a, porque não apontam o dedo à empresa que é quem está em erro?!?

  2. Acho muito bem, não é só os motoristas dos autocarros e camiões que tem de cumprir com os horários de condução.
    Imagino como não será nos comboios…

  3. O maquinista tem toda a razão! Agora imaginem que a coisa “pega” e os pilotos de um 747, porque o voo teve um atraso na partida e o seu horário terminou, em pleno voo, abandonam os comandos do aparelho e, se vão acomodar junto dos passageiros VIP, à espera que o avião aterre ?…

  4. Quando um dia estiver a operar o maquinista na mesma circunstância em que ele estava deixo a operação a meio e peço ao anestesista para o acordar

  5. Plenamente de acordo que se respeite horários de trabalho, não concordo e condeno atitudes como esta de lesar dezenas de pessoas como idosos e crianças, o dever era cumprir o itinerário e ponto final saía do seu turno sem lesar ninguém, desta forma concordo que abandona-se o serviço sem dar continuidade a outro.

  6. Face à unanimidade dos comentadores parece-me óbvio que o maquinista procedeu bem!..
    Então e quando as pessoas estão a fazer horas extraordinárias, também estão a pôr em risco a integridade dos outros?.. Contudo se perguntarmos a todos os comentadores, vamos ver que neste caso consentem….
    Caros amigos também concordo que os turnos de trabalho são para serem cumpridos, mas há casos e casos……

  7. Concordo com um comentário aqui em cima, sempre que vejo uma operação stop, 90% dos veículos parados são camiões…duvido muito que haja controlo sobre maquinistas e pilotos…
    Não é só quem anda na estrada que tem de cumprir horários de condução!
    Se os meus funcionários também trabalhassem 12 ou 13 horas por dia, sem pagamento de horas extras, talvez não precisasse de ter tantos…

  8. muito mau..as pessoas acham-se importante e nao querem fazer o seu dever.
    Todos deveriamos fazer bem e melhor dq se faz! o que sao 15 minutos! ele deveria ser punido! so falta dizer k ele sempre entrou a horas! Todos os dias vejo colegas meus a roubar horas ao patrao! chegam tarde, saem cedo e nada fazem.

    • O teu patrão não deve ser muito competente…
      Primeiro porque ainda não reparou nisso e segundo porque te contratou quando facilmente contrataria alguém mais inteligente para o teu lugar!…

  9. Tem os tomates no sítio, devidamente traduzido para espanhol. Eu estou desempregado porque o patrão decidiu acrescentar 2 horas ao dia de trabalho e pagar em prémio. Como não alinhei com os cordeirinhos inventaram um esquema sujo e lá tive de sair. Se não fossem permitidas horas extra havia trabalho para todos.

RESPONDER

Bloco quer proibir banca de distribuir lucros (e pede ajuda ao PSD)

O Bloco de Esquerda quer proibir os bancos de distribuírem dividendos em 2020 e pede ajuda ao PSD para o conseguir. Em videoconferência, Mariana Mortágua lançou um desafio ao líder social-democrata. O Bloco de Esquerda anunciou …

Ordens duvidam dos números de infetados (e admitem fazer o seu próprio levantamento)

Segundo os números anunciados na quarta-feira, havia 1.124 profissionais de saúde e oito deles estavam internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Mas estes números não convencem as Ordens. De acordo com o Observador, o bastonário …

Europa tem que ser o seu "próprio Plano Marshall". Centeno defende solução sem o "estigma" da austeridade

Mário Centeno continua a incentivar uma solução conjunta assente na ideia da solidariedade europeia perante "uma crise inesperada e sem precedentes" devido à pandemia de Covid-19. Como presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças de …

Há mais de 10 mil infetados em Portugal e mais 20 mortes

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …

Costa "chocado" com caso da morte no aeroporto. Enfermeira, médico e polícias também investigados

Além dos três inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que são suspeitos de terem agredido um cidadão ucraniano, que acabou por morrer, também há outros elementos do SEF, um médicos e uma enfermeira, …

Reino Unido ultrapassa número de óbitos da China. Itália ainda não conseguiu inverter a curva

O Reino Unido regista agora um número de óbitos superior ao número registado na China. Em Itália, embora o pico já possa ter sido ultrapassado, o país ainda não conseguiu inverter a curva epidemiológica. Nas últimas …

Keir Starmer substitui Jeremy Corbyn e é o novo líder do Labour

Keir Starmer, de 57 anos, que tem feito parte da equipa de topo de Jeremy Corbyn nos últimos três anos, no papel de secretário sombra do Brexit, é o novo líder do Partido Trabalhista. De acordo …

Marcelo vai pedir "apoio rápido e robusto" aos cinco maiores bancos do país

Marcelo Rebelo de Sousa vai reunir-se na próxima segunda-feira com os presidentes dos cinco maiores bancos portugueses para discutir o apoio que a banca pode dar às empresas e famílias. De acordo com semanário Expresso, o …

Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19. A ministra …