/

Chegou o mapa dos maiores poluidores do planeta (mais de 100 são em Portugal)

2

Reprodução

Mapa Climate Trace

Há alguns exemplares portugueses entre os 70 mil locais que poluem mais a Terra. Eis o Climate TRACE.

Um mapa costuma ser utilizado para ver o melhor trajecto para a nossa viagem, para escolher o melhor destino de férias, para mostrar a previsão da meteorologia…

E se servisse também para ver onde é que se polui mais a Terra?

Já existe um mapa com esse intuito: o Climate TRACE. É a apresentação mais detalhada de sempre sobre o assunto.

A revista Fast Company explica que este mapa relacionado com clima mostra onde estão os 70 mil maiores poluidores do mundo.

Há diversos contextos “apanhados” pelo mapa, entre centrais eléctricas, navios, campos de petróleo, aeroportos…

A ideia, além de mostrar onde há mais poluição, seria também (pouco provável) fazer com que governantes empresas, investidores e governantes reduzam as emissões poluentes nesses locais.

Sem surpresa, a maior “mancha” de pontos muito poluentes localiza-se na China, ajudada pelos vizinhos Coreia do Sul e Japão, com destaque também para os Estados Unidos da América, sobretudo na Costa Leste.

Aliás, o local mais poluente no planeta é nos EUA: um campo de petróleo em Permian, no Texas.

Embora, avisa o portal, os dados possam estar desactualizados porque a maioria dos países demora a divulgar dados oficiais sobre as emissões poluentes. O Climate Trace faz os cálculos mais detalhados possíveis para cada fonte poluente.

António Guterres já comentou este mapa, dizendo que o Climate Trace inaugurou uma “era de transparência radical para rastreamento de emissões”.

Guterres terá reparado que, em Portugal, há mais de 100 pontos identificados nesse mapa dos mais poluentes. Qual emergência, são precisamente 112 locais portugueses mencionados.

A refinaria de Sines, da Galp, é o ponto que polui mais, à frente do Aeroporto Humberto Delgado e da fábrica da Cimpor, em Alhandra.

Lisboa e Porto são, sem surpresas, as cidades portuguesas que poluem mais, mas há locais poluentes identificados em diversos pontos do país, desde Valença ou Bragança até Faro ou Loulé, passando pelas ilhas.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

  1. o Climate Trace inaugurou uma “era de transparência radical para rastreamento de emissões”.

    A seguir vem atrás de nós… o cidadão não se safa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.