Mapa interativo da NASA mostra como é que o mundo mudou à boleia da pandemia

A agência espacial norte-americana (NASA) lançou esta semana um mapa interativo, no qual é possível observar e explorar as mudanças que ocorreram no planeta durante este ano devido à pandemia de covid-19.

Numa nota publicada no seu site oficial, a NASA refere que as maiores mudanças se devem principalmente às medidas de confinamento que vários países em todo o mundo decretaram para travar a propagação do SARS-CoV-2, o coronavírus que causa a covid-19.

Períodos de confinamento ou quarentena levaram, por exemplo, a uma queda na utilização dos transportes – o que gerou, consequente, uma mais rápida dissipação do calor.

“Utilize o painel para interagir com dados reais da NASA e investigar como é que as medidas de distanciamento social afetaram o ar, a terra, e a água da Terra”, desafiam os especialistas da agência espacial na mesma nota.

Recorrendo a esta ferramenta é, por exemplo, possível observar as mudanças globais nos níveis de dióxido de nitrogénio (NO2), um conhecido poluente do ar, e do dióxido de carbono (CO2), gás de efeito de estufa.

É ainda possível ver mudanças relacionadas com a pandemia na qualidade da água ou nas luzes noturnas numa determinada localização.

Para dar forma a este mapa, os especialistas da NASA utilizaram dados recolhidos por satélites de observação da Terra, bem como de instrumentos a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) e de redes terrestres sensíveis.

“Os cientistas da NASA usam diversas ferramentas, conjuntos de dados e métodos diferentes para investigar mudanças relacionadas com a covid-19 no sistema terrestres. Comparar conjuntos de dados complementares neste painel ajuda a revelar uma história mais profunda sobre a forma como o ambiente está a mudar devido aos confinamentos relacionados com a pandemia”, pode ler-se.

Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …