A agência espacial norte-americana (NASA) lançou esta semana um mapa interativo, no qual é possível observar e explorar as mudanças que ocorreram no planeta durante este ano devido à pandemia de covid-19.
Numa nota publicada no seu site oficial, a NASA refere que as maiores mudanças se devem principalmente às medidas de confinamento que vários países em todo o mundo decretaram para travar a propagação do SARS-CoV-2, o coronavírus que causa a covid-19.
Períodos de confinamento ou quarentena levaram, por exemplo, a uma queda na utilização dos transportes – o que gerou, consequente, uma mais rápida dissipação do calor.
“Utilize o painel para interagir com dados reais da NASA e investigar como é que as medidas de distanciamento social afetaram o ar, a terra, e a água da Terra”, desafiam os especialistas da agência espacial na mesma nota.
Recorrendo a esta ferramenta é, por exemplo, possível observar as mudanças globais nos níveis de dióxido de nitrogénio (NO2), um conhecido poluente do ar, e do dióxido de carbono (CO2), gás de efeito de estufa.
É ainda possível ver mudanças relacionadas com a pandemia na qualidade da água ou nas luzes noturnas numa determinada localização.
Para dar forma a este mapa, os especialistas da NASA utilizaram dados recolhidos por satélites de observação da Terra, bem como de instrumentos a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) e de redes terrestres sensíveis.
“Os cientistas da NASA usam diversas ferramentas, conjuntos de dados e métodos diferentes para investigar mudanças relacionadas com a covid-19 no sistema terrestres. Comparar conjuntos de dados complementares neste painel ajuda a revelar uma história mais profunda sobre a forma como o ambiente está a mudar devido aos confinamentos relacionados com a pandemia”, pode ler-se.