/

Há um mapa que lhe permite seguir a trajetória de uma gota de água em qualquer parte do mundo

Basta clicar para largar uma gota de água em qualquer parte do mundo e o River Runner mostra-lhe onde vai parar. 

Se uma gota de água cair em Cochabamba, na Bolívia, flui até ao Amazonas, no Brasil, e chega até ao Oceano Atlântico.

Quem o diz – ou mostra – é um mapa interativo, chamado River Runner, que permite aos utilizadores escolher um local em qualquer parte do mundo para largar uma gota de água. Depois, é só observar todo o trajeto.

Segundo o Fast Company, foi o analista de dados Sam Learner que desenvolveu o projeto, utilizando dados do U.S. Geological Survey e da Internet of Water, uma organização que trabalha com dados sobre a água.

Learner passou semanas a afinar o desenho para tornar a navegação mais suave. A ferramenta ainda está numa versão beta, com alguns nomes de cursos de água e rios em falta.

É uma ilustração clara do quão interligados estamos“, disse. “O que pomos num rio ou riacho acaba na água de outra pessoa.”

O mapa mostra que a poluição proveniente de Nova Deli acaba na Baía de Bengala; os fertilizante das quintas do Minnesota e Montana acabam no Golfo do México, contribuindo para a criação de zonas mortas; e o lixo derramado numa caminhada nos Alpes austríacos pode acabar no Mar Negro.

De acordo com o analista, os dados utilizados para fazer este mapa também poderiam ser usados para criar outra ferramenta que mostrasse de onde vem a poluição da água.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.