Uma mão cheia de vitórias. Benfica procura melhor arranque na I Liga em 38 anos

Manuel de Almeida / Lusa

O Benfica, líder do campeonato, vai procurar manter o pleno de vitórias na I Liga portuguesa de futebol na receção ao Belenenses SAD, na partida de encerramento da quinta jornada, disputada nesta segunda-feira às 20h15.

Com quatro vitórias em quatro jogos no campeonato, o Benfica de Jorge Jesus lidera a competição com 12 pontos, mais dois que o FC Porto e o Sporting, que ainda tem em atraso o jogo da primeira jornada com o Gil Vicente.

Em caso de vitória na partida desta segunda-feira no estádio da Luz, os encarnados voltam a colocar cinco pontos de diferença para os seus rivais, que já venceram nesta jornada, com os ‘dragões’ a triunfarem frente ao Gil Vicente (1-0) e os ‘leões’ a baterem o Santa Clara (2-1) nos Açores.

O Benfica, que a meio da semana venceu o Lech Poznan (4-2), na primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa, vai receber o Belenenses SAD, que é 14.º, com cinco pontos. O Belenenses SAD apenas venceu na primeira jornada o Vitória de Guimarães, somando nos jogos seguintes uma derrota e dois empates.

Benfica procura melhor arranque na I Liga em 38 anos

O Benfica procura o melhor arranque na I Liga portuguesa de futebol em 38 anos, mais precisamente desde que somou cinco vitórias nas primeiras cinco jornadas em 1982/83.

Nessa temporada, sob o comando do sueco Sven-Goran Eriksson, os ‘encarnados’ conseguiram o seu último pleno após as cinco rondas iniciais, sendo que, na sua história, em 86 presenças, isso só aconteceu oito vezes (9,3%).

Após o feito de 1982/83, o Benfica não logrou melhor do que somar quatro triunfos e uma igualdade a abrir o campeonato luso, o que aconteceu em 11 ocasiões, incluindo três na primeira passagem de Jorge Jesus (2009/10, 2011/12 e 2014/15) e outras tantas nas últimas quatro épocas (2016/17 a 2018/19).

Desta vez, as ‘águias’ podem fazer melhor, já depois de terem selado o melhor começo após quatro jornadas desde 2002/03, com triunfos em Famalicão (5-1), na receção a Moreirense (2-0) e Farense (2-3) e no reduto do Rio Ave (3-0), no domingo.

O Belenenses SAD, do ex-campeão nacional pelo Benfica Petit, é o adversário que separa os ‘encarnados’ de novo registo histórico, um ‘cinco em cinco’ que igualaria 1936/37, 1942/43, 1951/52, 1960/61, 1963/64, 1972/73, 1980/81 e 1982/83.

Quando começou com cinco vitórias de ‘rajada’, o conjunto da Luz acabou campeão em sete ocasiões, falhando apenas em 1951/52, ao terminar em 2.º, a 1 ponto do Sporting, numa época em que o treinador inglês Ted Smith deixou o clube e acabou por voltar.

Nas outras seis vezes, o Benfica venceu a prova, sendo que só por duas vezes ‘parou’ nas cinco vitórias, em 1960/61, época do primeiro de dois títulos europeus seguidos, e em 1963/64. O recorde, que também é o do campeonato, e, provavelmente, sê-lo-á para sempre, aconteceu em 1972/73, com os comandados de Jimmy Hagan a vencerem os primeiros 23 jogos. E à 23.ª jornada, a sete do fim, o título foi assegurado.

Na parte, final, o Benfica empatou 2-2 no reduto do FC Porto, na ronda 24, culpa de um golo de Flávio aos 86 minutos, e 0-0 na Tapadinha, com o Atlético, na 29.ª, para fechar com 28 vitórias e duas igualdades, o melhor registo da história da I Liga.

A segunda melhor marca de sempre é precisamente a de 1982/83, época em que o Benfica venceu os primeiros 11 encontros, somando ainda sete em 1942/43 e 1980/81 e seis em 1936/37 e 1951/52. Depois de cinco húngaros, dois ingleses e um sueco, Jorge Jesus, o mais titulado dos treinadores da história do Benfica (10 troféus), pode tornar-se o primeiro técnico português a arrancar com cinco triunfos no Benfica.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …