Manuscrito do século XVII revela localização de tesouro da Ordem dos Templários

Um manuscrito do século XVII ajudou a revelar a localização de um tesouro dos cavaleiros da Ordem dos Templários. 

Segundo o historiador Giovanni Tomassini, o tesouro estará na pequena vila agora conhecida como Ferentillo, nos vales da Úmbria, em Itália.

Além da sua longa história, todo o território possui uma aura enigmática, salienta o portal Ancient-Origins. Ferentillo é famosa por ter sido a sede dos cátaros e anglicanos, e um parceiro secular da Igreja Católica de Roma.

O catarismo foi um movimento cristão de ascese extrema na Europa Ocidental entre os anos de 1100 e 1200, estreitamente ligado aos bogomilos da Trácia. O movimento foi tão forte no sul da Europa e na Europa Ocidental que a igreja Católica Romana passou a considerá-lo uma séria ameaça à religião ortodoxa.

Giovanni Tomassini, autor do livro ‘Os Últimos Guardiões do Tesouro Templário’ relata, de acordo com uma lenda conhecida em França e Inglaterra, mas absolutamente desconhecida na Itália, que se pensava que o ‘Tesouro dos Templários’ tivesse passado para um lugar secreto perto de Spoleto, não muito longe de Ferentillo.

“No ano de 1318 mais de 3.000 cavaleiros reuniram-se em Spoleto para decidir o futuro da sua Ordem. Duas fações opuseram-se: aqueles que queriam vingar os Templários e aqueles que queriam proteger os segredos da Cavalaria. A segunda facção acabou por decidir o futuro da Ordem”, conta Tomassini no seu livro.

Embora não haja registos deste encontro em Spoleto, o historiador acreditar ter identificado o local onde os cavaleiros se terão reunido.

Os Templários foram uma ordem militar de Cavalaria, tendo sido fundada no rescaldo da Primeira Cruzada de 1096, com o propósito original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista. O súbito desaparecimento da maior parte da infraestrutura europeia da Ordem deu origem a especulações e lendas que mantêm o nome dos Templários vivo até aos dias de hoje.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Lendo o artigo, chego à conclusão que o tal historiador não descobriu “tesouro” nenhum, nem “descobriu” nada que se possa confirmar ser verdadeiro – limita-se a “historiador tem uma teoria que num certo sitio em certo ano houve uma reunião de cavaleiros templários”.

  2. Então quando fizeram obras ao pé da capela foi abafado nem no noticiário deram muito enfance porque havia um túnel até ao castelo isto em Tomar claro.

  3. Podem continuqar à procura.

    Se esiste, estará muito bem guardado, se calhar à vista de todos ou então – mudam-se os tempos – já convertido em fundo accionário (que rende muito mais).

RESPONDER

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …

Talibãs mandam funcionárias do governo de Cabul ficar em casa

As funcionárias do governo de Cabul devem ficar em casa. A única exceção aplica-se às trabalhadoras cujos cargos não podem ser desempenhados por homens. Só as mulheres "que não podem ser substituídas por homens" podem regressar …

"Tatatatatatata." A bazuca de Costa é, afinal, uma "metralhadora" que dispara de rajada

Rui Rio considera que António Costa devia chamar a bazuca de metralhadora, porque o primeiro-ministro "dispara de rajada" promessas. "HK21 tem fita, carrega-se, e aquilo dispara tatatatatatata." O presidente do PSD, Rui Rio, ironizou esta segunda-feira …

Campanha alerta população sobre cancros de sangue e apela para informação

Uma campanha para quebrar o silêncio sobre os cancros do sangue e alertar para a importância do diagnóstico precoce está nas ruas até final de setembro, lembrando que é essencial estar atento a sintomas e …

Pfizer diz que vacina é "segura" para crianças dos cinco aos 11 anos

A Pfizer/BioNTech anunciaram, esta segunda-feira, que a vacina é segura e parece gerar uma resposta imunitária robusta nas crianças dos cinco aos 11 anos. Depois de um estudo com 2.268 participantes, a Pfizer/BioNTech anunciaram que a …