Manuscrito do século XVII revela localização de tesouro da Ordem dos Templários

Um manuscrito do século XVII ajudou a revelar a localização de um tesouro dos cavaleiros da Ordem dos Templários. 

Segundo o historiador Giovanni Tomassini, o tesouro estará na pequena vila agora conhecida como Ferentillo, nos vales da Úmbria, em Itália.

Além da sua longa história, todo o território possui uma aura enigmática, salienta o portal Ancient-Origins. Ferentillo é famosa por ter sido a sede dos cátaros e anglicanos, e um parceiro secular da Igreja Católica de Roma.

O catarismo foi um movimento cristão de ascese extrema na Europa Ocidental entre os anos de 1100 e 1200, estreitamente ligado aos bogomilos da Trácia. O movimento foi tão forte no sul da Europa e na Europa Ocidental que a igreja Católica Romana passou a considerá-lo uma séria ameaça à religião ortodoxa.

Giovanni Tomassini, autor do livro ‘Os Últimos Guardiões do Tesouro Templário’ relata, de acordo com uma lenda conhecida em França e Inglaterra, mas absolutamente desconhecida na Itália, que se pensava que o ‘Tesouro dos Templários’ tivesse passado para um lugar secreto perto de Spoleto, não muito longe de Ferentillo.

“No ano de 1318 mais de 3.000 cavaleiros reuniram-se em Spoleto para decidir o futuro da sua Ordem. Duas fações opuseram-se: aqueles que queriam vingar os Templários e aqueles que queriam proteger os segredos da Cavalaria. A segunda facção acabou por decidir o futuro da Ordem”, conta Tomassini no seu livro.

Embora não haja registos deste encontro em Spoleto, o historiador acreditar ter identificado o local onde os cavaleiros se terão reunido.

Os Templários foram uma ordem militar de Cavalaria, tendo sido fundada no rescaldo da Primeira Cruzada de 1096, com o propósito original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista. O súbito desaparecimento da maior parte da infraestrutura europeia da Ordem deu origem a especulações e lendas que mantêm o nome dos Templários vivo até aos dias de hoje.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Lendo o artigo, chego à conclusão que o tal historiador não descobriu “tesouro” nenhum, nem “descobriu” nada que se possa confirmar ser verdadeiro – limita-se a “historiador tem uma teoria que num certo sitio em certo ano houve uma reunião de cavaleiros templários”.

  2. Concordo plenamente com a conclusão do MM sobre a descoberta do “tesouro”. O historiador numa noite mal dormida teve um sonho – um sonho mal sonhado – … que ele estava a andar vagando nas escarpas dos Pirineus e o anjo Rafael passou-lhe uma mensagem de Jacques de Molay . É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim-jlg21.com@gmai

  3. Então quando fizeram obras ao pé da capela foi abafado nem no noticiário deram muito enfance porque havia um túnel até ao castelo isto em Tomar claro.

  4. Podem continuqar à procura.

    Se esiste, estará muito bem guardado, se calhar à vista de todos ou então – mudam-se os tempos – já convertido em fundo accionário (que rende muito mais).

RESPONDER

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …