“Ataques falsos e graves”. Manuel Vicente rejeita acusações de gestor de Isabel dos Santos

U.S. Department of State / Wikimedia

Manuel Vicente, ex-vice-presidente de Angola

O ex-vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, classificou a queixa que o antigo assessor de Isabel dos Santos na Sonangol, Mário Leite da Silva, apresentou junto de reguladores internacionais como “ataques falsos e graves” que visam servir de defesa a “alguém em sérios apuros”.

Segundo noticiou na quainta-feira o ECO, o ex-vice-presidente de José Eduardo dos Santos reagiu dessa forma à queixa de Mário Leite da Silva sobre um “contrato falso” que terá lesado a Sonangol em 193 milhões de euros em 2005.

“Este contrato é falso e foi levado ao conhecimento oficial pelo Ministério Público de Angola num processo judicial de arresto contra as pessoas de Isabel dos Santos e seu marido Sindika Dokolo e contra a minha pessoa”, escreveu o antigo assessor na denúncia, a que a agência Lusa teve na quarta-feira acesso.

Na altura em que o contrato em causa foi firmado com a Amorim Energia, para entrada no capital da Galp, Manuel Vicente liderava a petrolífera. Para tal, a Sonangol constituiu com a Exem Energy, empresa de Isabel dos Santos, a ‘joint-venture’ Esperaza, ficando a petrolífera com 60% e a empresária com 40%.

A Esperaza passou depois a deter 45% do capital da Amorim Energia, que tem uma posição de 33,34% na Sonangol, levando os angolanos a controlar 15% da Galp. A Justiça angolana indica que o capital inicial da Esperaza, de 193 milhões de euros, foi investido na totalidade pela petrolífera, que reclama o valor correspondente à parte da empresária.

Manuel Vicente considerou que “a alegada falsificação de um contrato de suprimento entre a Sonangol e a Esperaza” é “uma imputação nitidamente falsa”, “sendo ilustrativa da má-fé e/ou dos interesses inconfessos dos seus autores”.

Mário Leite Silva referiu que a Esperaza foi adquirida em 2006 mas o contrato para entrada na ‘joint-venture’, que diz ser falso, “tem data do dia 30 de novembro de 2005” e terá permitido a retirada dos 193 milhões de euros da Sonangol.

Esta queixa “parece ter como objetivo servir a estratégia de defesa de alguém que estará, certamente, em sérios apuros”, sublinhou Manuel Vicente.

A carta de Mário Leite da Silva, que inclui mais de uma dezena de documentos, foi enviada de Lisboa a 11 de setembro para o Banco de Portugal, Banco Nacional de Angola, De Nederlandsche Bank, Banco Central Europeu, ABN AMRO Bank, Banco Comercial Português, Bank of America, Standard Chartered Bank e para o Parlamento Europeu.

O antigo assessor pede uma “averiguação reforçada” e urgente “às circunstâncias que dão contexto ao surgimento do referido ‘contrato’, de modo a apurar atos de natureza ilícita e quem foram os responsáveis”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa diz que estado de emergência é "prematuro" e põe de lado o recolhimento obrigatório

Numa altura em que o número de infetados não pára de subir em Portugal, o Governo prefere manter a situação de calamidade para dar resposta à pandemia, o que permite tomar medidas como o confinamento …

22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade... O que aconteceu no sábado, …

Aminoácido produzido no cérebro pode prevenir ataques epiléticos

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida descobriu que um aminoácido produzido pelo cérebro pode desempenhar um papel crucial na prevenção de um tipo de ataque epilético. As crises epiléticas do …

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …