O manto terrestre pode esconder rochas do tamanho de continentes

O manto da Terra pode esconder nas suas profundezas gigantes massas de rochas do tamanho de continentes com milhões de anos, revelou uma nova investigação conduzida por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

De acordo com os cientistas, que publicaram esta semana os resultados da investigação na revista científica AGU Journal Geochemistry, Geophysics, Geosystems, a descoberta pode ajudar a perceber a história inicial da Terra, bem como os primórdios do Sistema Solar.

Estas massas de rochas antigas, frisaram os cientistas, permaneceram isoladas desde o período anterior à colisão que criou a Lua, há 4,5 mil milhões de anos.

De acordo com o portal Science Alert, estas enormes anomalias estão subjacentes a centenas de quilómetros abaixo da crosta terrestre, oferecendo por isso detalhes sobre os blocos de construção do nosso planeta.

“Tínhamos todas essas imagens geofísicas do interior da Terra, mas não sabíamos como relacioná-las com a geoquímica da superfície lunar”, contou o autor principal do estudo, o geólogo Curtis Williams, da Universidade da Califórnia.

Detalha a Russia Today que a equipa recorreu a modelos especiais que revelarem depois que regiões de rochas antigas com o tamanho de um continente cercam o núcleo externo líquido da Terra. Até então, os cientistas teorizavam que os continentes separados no manto profundo eram oriundos de placas oceânicas subdivididas.

O novo estudo apresenta agora outra hipótese: essas mesmas regiões podem ter sido formadas a partir de um antigo oceano de magma que se solidificou durante o início da formação da Terra, sobrevivendo depois ao enorme impacto que criou a Lua.

Segundo Williams, a equipa ficou surpreendia ao constatar que estas regiões podem ter sobrevivido à maior parte da história vulcânica da Terra.

Os cientistas recordam ainda que sempre foi muito difícil estudar estas regiões que moram nas profundezas da Terra, uma vez que estas se encontra a cerca de 2.900 quilómetros de profundidade, perto dos limites do manto e do núcleo líquido externo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Trump recebe Erdogan na Casa Branca para primeiro encontro após ofensiva na Síria

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe esta quarta-feira na Casa Branca o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, naquele que é o primeiro encontro após a ofensiva turca lançada a 9 de outubro …

O mistério daquilo que torna uma piada engraçada (mas só para algumas pessoas)

https://vimeo.com/372607767 Aquilo que torna uma piada engraçada poderá depender do contexto social e temporal. Cientistas ainda tentam perceber até que ponto o nosso cérebro pode ter influência neste processo. Acha engraçada esta piada da Suméria de 1900 …

Elon Musk explica como construir uma cidade sustentável em Marte

O CEO da Space X, o multimilionário Elon Musk, revelou na rede social Twitter detalhes sobre os planos da empresa para estabelecer um assentamento em Marte que seja sustentável para os seres humanos. No entender de …

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …