O manto terrestre pode esconder rochas do tamanho de continentes

O manto da Terra pode esconder nas suas profundezas gigantes massas de rochas do tamanho de continentes com milhões de anos, revelou uma nova investigação conduzida por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

De acordo com os cientistas, que publicaram esta semana os resultados da investigação na revista científica AGU Journal Geochemistry, Geophysics, Geosystems, a descoberta pode ajudar a perceber a história inicial da Terra, bem como os primórdios do Sistema Solar.

Estas massas de rochas antigas, frisaram os cientistas, permaneceram isoladas desde o período anterior à colisão que criou a Lua, há 4,5 mil milhões de anos.

De acordo com o portal Science Alert, estas enormes anomalias estão subjacentes a centenas de quilómetros abaixo da crosta terrestre, oferecendo por isso detalhes sobre os blocos de construção do nosso planeta.

“Tínhamos todas essas imagens geofísicas do interior da Terra, mas não sabíamos como relacioná-las com a geoquímica da superfície lunar”, contou o autor principal do estudo, o geólogo Curtis Williams, da Universidade da Califórnia.

Detalha a Russia Today que a equipa recorreu a modelos especiais que revelarem depois que regiões de rochas antigas com o tamanho de um continente cercam o núcleo externo líquido da Terra. Até então, os cientistas teorizavam que os continentes separados no manto profundo eram oriundos de placas oceânicas subdivididas.

O novo estudo apresenta agora outra hipótese: essas mesmas regiões podem ter sido formadas a partir de um antigo oceano de magma que se solidificou durante o início da formação da Terra, sobrevivendo depois ao enorme impacto que criou a Lua.

Segundo Williams, a equipa ficou surpreendia ao constatar que estas regiões podem ter sobrevivido à maior parte da história vulcânica da Terra.

Os cientistas recordam ainda que sempre foi muito difícil estudar estas regiões que moram nas profundezas da Terra, uma vez que estas se encontra a cerca de 2.900 quilómetros de profundidade, perto dos limites do manto e do núcleo líquido externo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

França é esta sexta-feira novamente palco de greve geral contra reforma das pensões

Os sindicatos franceses voltam à rua no 51.º dia de greve contra a reforma das pensões que é apresentada esta sexta-feira no Conselho de Ministros. Durante esta sexta-feira, não se espera o nível de paralisação …

Marcelo nada diz sobre eventual candidatura de Ana Gomes à Presidência da República

O Presidente da República recusou esta quinta-feira comentar, em Israel, uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes. "Eu não faço comentários sobre a vida política portuguesa", justificou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado …

Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto. No passado dia 2 de janeiro, uma falha …

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …

Isabel dos Santos também sai da Efacec. Era "o negócio mais vulnerável" da empresária em Portugal

A Efacec anunciou, nesta sexta-feira, que Isabel dos Santos decidiu "sair da estrutura accionista" da empresa, "com efeitos definitivos". Uma decisão que surge no âmbito do "Luanda Leaks" que implica a empresária no desvio de …

Há pessoas a fingir serem funcionários da Segurança Social

A Segurança Social está a alertar para situações de fraude e roubo por pessoas que se fazem passar por funcionários que prometem prémios. Esta sexta-feira, o Instituto da Segurança Social alertou para situações de fraude e …

Já chegaram à Assembleia da República quase 600 propostas de alteração ao Orçamento

Nos serviços do Parlamento já deram entrada quase 600 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. A esquerda domina a lista de mudanças. O PCP foi o partido que mais alterações colocou em cima …

Brexit já recebeu luz verde da Comissão e do Conselho Europeu

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram esta sexta-feira o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a …

Isabel dos Santos esteve em Portugal, mas saiu na hora da reunião entre procuradores

No mesmo dia, Isabel dos Santos chegou e saiu de Portugal, onde esteve em Lisboa para conceder "plenos poderes" aos seus representantes legais no processo de alienação do capital do Eurobic. Isabel dos Santos esteve em …