O manto terrestre pode esconder rochas do tamanho de continentes

O manto da Terra pode esconder nas suas profundezas gigantes massas de rochas do tamanho de continentes com milhões de anos, revelou uma nova investigação conduzida por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

De acordo com os cientistas, que publicaram esta semana os resultados da investigação na revista científica AGU Journal Geochemistry, Geophysics, Geosystems, a descoberta pode ajudar a perceber a história inicial da Terra, bem como os primórdios do Sistema Solar.

Estas massas de rochas antigas, frisaram os cientistas, permaneceram isoladas desde o período anterior à colisão que criou a Lua, há 4,5 mil milhões de anos.



De acordo com o portal Science Alert, estas enormes anomalias estão subjacentes a centenas de quilómetros abaixo da crosta terrestre, oferecendo por isso detalhes sobre os blocos de construção do nosso planeta.

“Tínhamos todas essas imagens geofísicas do interior da Terra, mas não sabíamos como relacioná-las com a geoquímica da superfície lunar”, contou o autor principal do estudo, o geólogo Curtis Williams, da Universidade da Califórnia.

Detalha a Russia Today que a equipa recorreu a modelos especiais que revelarem depois que regiões de rochas antigas com o tamanho de um continente cercam o núcleo externo líquido da Terra. Até então, os cientistas teorizavam que os continentes separados no manto profundo eram oriundos de placas oceânicas subdivididas.

O novo estudo apresenta agora outra hipótese: essas mesmas regiões podem ter sido formadas a partir de um antigo oceano de magma que se solidificou durante o início da formação da Terra, sobrevivendo depois ao enorme impacto que criou a Lua.

Segundo Williams, a equipa ficou surpreendia ao constatar que estas regiões podem ter sobrevivido à maior parte da história vulcânica da Terra.

Os cientistas recordam ainda que sempre foi muito difícil estudar estas regiões que moram nas profundezas da Terra, uma vez que estas se encontra a cerca de 2.900 quilómetros de profundidade, perto dos limites do manto e do núcleo líquido externo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …