O manto terrestre pode esconder rochas do tamanho de continentes

O manto da Terra pode esconder nas suas profundezas gigantes massas de rochas do tamanho de continentes com milhões de anos, revelou uma nova investigação conduzida por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

De acordo com os cientistas, que publicaram esta semana os resultados da investigação na revista científica AGU Journal Geochemistry, Geophysics, Geosystems, a descoberta pode ajudar a perceber a história inicial da Terra, bem como os primórdios do Sistema Solar.

Estas massas de rochas antigas, frisaram os cientistas, permaneceram isoladas desde o período anterior à colisão que criou a Lua, há 4,5 mil milhões de anos.

De acordo com o portal Science Alert, estas enormes anomalias estão subjacentes a centenas de quilómetros abaixo da crosta terrestre, oferecendo por isso detalhes sobre os blocos de construção do nosso planeta.

“Tínhamos todas essas imagens geofísicas do interior da Terra, mas não sabíamos como relacioná-las com a geoquímica da superfície lunar”, contou o autor principal do estudo, o geólogo Curtis Williams, da Universidade da Califórnia.

Detalha a Russia Today que a equipa recorreu a modelos especiais que revelarem depois que regiões de rochas antigas com o tamanho de um continente cercam o núcleo externo líquido da Terra. Até então, os cientistas teorizavam que os continentes separados no manto profundo eram oriundos de placas oceânicas subdivididas.

O novo estudo apresenta agora outra hipótese: essas mesmas regiões podem ter sido formadas a partir de um antigo oceano de magma que se solidificou durante o início da formação da Terra, sobrevivendo depois ao enorme impacto que criou a Lua.

Segundo Williams, a equipa ficou surpreendia ao constatar que estas regiões podem ter sobrevivido à maior parte da história vulcânica da Terra.

Os cientistas recordam ainda que sempre foi muito difícil estudar estas regiões que moram nas profundezas da Terra, uma vez que estas se encontra a cerca de 2.900 quilómetros de profundidade, perto dos limites do manto e do núcleo líquido externo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertas filmagens inéditas de um centro de espionagem da II Guerra Mundial

Foi descoberta uma rara filmagem da instalação militar secreta Bletchley Park, no Reino Unido. Este centro de espionagem atuou durante a II Guerra Mundial e foi responsável por decifrar códigos alemães durante o período nazi. O …

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos com teoria da conspiração que liga covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a funcionários de operadoras e ataques a antenas de telecomunicações. Agora, o YouTube está …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …