Manter o ar de casa limpo pode reduzir a probabilidade de propagar covid-19

Além das precauções atualmente recomendadas, garantir que o ar em espaços interiores esteja o mais limpo possível também pode ajudar a reduzir a probabilidade de propagar o novo coronavírus.

A grande maioria da transmissão do SARS-CoV-2 ocorre em ambientes fechados, principalmente pela inalação de partículas transportadas pelo ar que contêm o coronavírus. Mas, apesar dos riscos óbvios de estar dentro de casa, de acordo com o Centro para Controlo e Prevenção de Doenças, pequenas reuniões familiares estão a causar grande parte do aumento recente de casos.

A melhor maneira de evitar que o vírus se espalhe numa casa seria simplesmente manter afastadas as pessoas infetadas. Mas isso é difícil de fazer quando cerca de 40% dos casos são assintomáticos e as pessoas assintomáticas podem transmitir o coronavírus para outras pessoas.



Existem algumas coisas que se pode fazer para reduzir o risco de propagação do novo coronavírus.

Primeiro – e mais importante – use sempre máscara, certifique-se de que todos estão a pelo menos dois metros de distância de outras pessoas e não passe muito tempo entre quatro paredes. Mas, além dessas precauções, garantir que o ar em espaços interiores esteja o mais limpo possível também pode ajudar.

Usar uma maior ventilação ou usar um purificador de ar ou filtro de tamanho apropriado pode adicionar uma camada extra de proteção. Os resultados do estudo foram publicados recentemente na revista científica Environment International.

As casas são normalmente ventiladas através de portas ou janelas abertas ou do ar que entra por aberturas não intencionais no próprio edifício. Uma taxa de troca de ar típica para uma casa é de cerca de 0,5 trocas de ar por hora. Por causa da forma complicada como o ar se move, isso significa que é preciso cerca de duas horas para substituir dois terços do ar dentro de uma casa e cerca de seis horas para repor tudo.

Essa troca de ar lenta não é algo bom quando se quer limitar a propagação de um vírus transportado pelo ar. Quanto mais alta a taxa de ventilação, melhor – então, quanto ar fresco é ideal?

Enquanto a taxa de câmbio exata depende do tamanho de uma sala, por exemplo, uma sala de 3×3 metros com três a quatro pessoas dentro deve ter pelo menos três trocas de ar por hora. Em pandemia, isto deve ser maior, e a Organização Mundial da Saúde recomendou recentemente seis trocas de ar por hora.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tudo isso é muito giro, mas quem pode comprar um purificador de ar numa altura destas? Sim… aqueles que não têm de andar a contar os cêntimos no bolso, até podem… mas aqueles que quando vão à farmácia perguntam qual o medicamento mais barato porque o dinheiro não chega para tudo? Especialmente os idosos pensionistas/reformados de miseráveis recursos financeiros? Abrir as janelas? Claro que é o melhor “purificador”, desde que não esteja a chover… Reuniões em casa com espaçamento de dois metros? Em que tipo de casas? Palácios? E quando estão à mesa, comem de máscara na cara? O melhor, penso eu, é deixar as reuniões familiares para quando o bicho desaparecer ou existir imunidade de grupo. Sacrificios? Pois… ninguém gosta de os fazer mas… estamos no meio de uma GUERRA BIOLÓGICA e temos de nos defender seja a que preço for…

RESPONDER

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …