Manter o ar de casa limpo pode reduzir a probabilidade de propagar covid-19

Além das precauções atualmente recomendadas, garantir que o ar em espaços interiores esteja o mais limpo possível também pode ajudar a reduzir a probabilidade de propagar o novo coronavírus.

A grande maioria da transmissão do SARS-CoV-2 ocorre em ambientes fechados, principalmente pela inalação de partículas transportadas pelo ar que contêm o coronavírus. Mas, apesar dos riscos óbvios de estar dentro de casa, de acordo com o Centro para Controlo e Prevenção de Doenças, pequenas reuniões familiares estão a causar grande parte do aumento recente de casos.

A melhor maneira de evitar que o vírus se espalhe numa casa seria simplesmente manter afastadas as pessoas infetadas. Mas isso é difícil de fazer quando cerca de 40% dos casos são assintomáticos e as pessoas assintomáticas podem transmitir o coronavírus para outras pessoas.

Existem algumas coisas que se pode fazer para reduzir o risco de propagação do novo coronavírus.

Primeiro – e mais importante – use sempre máscara, certifique-se de que todos estão a pelo menos dois metros de distância de outras pessoas e não passe muito tempo entre quatro paredes. Mas, além dessas precauções, garantir que o ar em espaços interiores esteja o mais limpo possível também pode ajudar.

Usar uma maior ventilação ou usar um purificador de ar ou filtro de tamanho apropriado pode adicionar uma camada extra de proteção. Os resultados do estudo foram publicados recentemente na revista científica Environment International.

As casas são normalmente ventiladas através de portas ou janelas abertas ou do ar que entra por aberturas não intencionais no próprio edifício. Uma taxa de troca de ar típica para uma casa é de cerca de 0,5 trocas de ar por hora. Por causa da forma complicada como o ar se move, isso significa que é preciso cerca de duas horas para substituir dois terços do ar dentro de uma casa e cerca de seis horas para repor tudo.

Essa troca de ar lenta não é algo bom quando se quer limitar a propagação de um vírus transportado pelo ar. Quanto mais alta a taxa de ventilação, melhor – então, quanto ar fresco é ideal?

Enquanto a taxa de câmbio exata depende do tamanho de uma sala, por exemplo, uma sala de 3×3 metros com três a quatro pessoas dentro deve ter pelo menos três trocas de ar por hora. Em pandemia, isto deve ser maior, e a Organização Mundial da Saúde recomendou recentemente seis trocas de ar por hora.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tudo isso é muito giro, mas quem pode comprar um purificador de ar numa altura destas? Sim… aqueles que não têm de andar a contar os cêntimos no bolso, até podem… mas aqueles que quando vão à farmácia perguntam qual o medicamento mais barato porque o dinheiro não chega para tudo? Especialmente os idosos pensionistas/reformados de miseráveis recursos financeiros? Abrir as janelas? Claro que é o melhor “purificador”, desde que não esteja a chover… Reuniões em casa com espaçamento de dois metros? Em que tipo de casas? Palácios? E quando estão à mesa, comem de máscara na cara? O melhor, penso eu, é deixar as reuniões familiares para quando o bicho desaparecer ou existir imunidade de grupo. Sacrificios? Pois… ninguém gosta de os fazer mas… estamos no meio de uma GUERRA BIOLÓGICA e temos de nos defender seja a que preço for…

RESPONDER

Uma morte e 377 novos casos nas últimas 24 horas. Rt e incidência recuam

O boletim da DGS desta sexta-feira dá conta de mais 377 novos casos em Portugal. Registou-se ainda mais um óbito. Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, o país tem 22.421 casos ativos, menos 114 do que …

MP investiga morte de bebé que terá sido esquecido no carro em Lisboa

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguar as circunstâncias da morte de uma criança de dois anos que terá ficado esquecida no interior de um carro, em Lisboa. A mãe ter-se-á esquecido do bebé …

Governo está a preparar contestação de providência cautelar sobre Zmar

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que já está a ser preparada a contestação à providência cautelar que suspende a requisição civil das casas do complexo Zmar, adiantando que o Ministério não foi ainda …

Subsídio europeu de 150 euros mensais para tirar 5 milhões de crianças da pobreza severa

Arrancou nesta sexta-feira, no Porto, a Cimeira Social promovida pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Um momento que o ex-ministro Pedro Marques aproveita para lançar a ideia de um novo apoio social de …

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Páginas ocultas do PRR revelam "reedição da troika" na reforma aos hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros. O jornal Expresso …

Já há uma explicação científica para as "dunas" do céu do Norte

Um ano depois da sua observação, as auroras de dunas, ou auroras boreais em forma de duna, já possuem confirmação e explicação científica. A aurora boreal nasce quando as partículas carregadas expelidas pelo Sol, como eletrões, …