Mangueira demasiado curta resolve um dos mistérios de Stonehenge

Uma mangueira demasiado curta permitiu a uma equipa de arqueólogos britânicos esclarecer um dos mistérios de Stonehenge. O antigo monumento realmente era circular.

Os arqueólogos examinaram o famoso sítio arqueológico depois de terem sido contactados pelo administrador do local, que percebeu que a relva estava ressequida ao longo de trincheiras circulares, marcando o formato original do monumento.

O responsável pela manutenção de Stonehenge, Tim Daw, conta que estava de pé, na trilha que circunda as rochas, a olhar para a relva junto às pedras, a pensar que devia comprar uma mangueira mais longa.

Foi então que percebeu que a relva estava mais ressequida nos locais em que arqueólogos tinham procurado, sem sucesso, as pedras que faltam na mística estrutura.

“Chamei um colega e ele também percebeu que isto poderia ser importante. Como não somos arqueólogos, chamámos os profissionais”, contou Daw à BBC.

A equipe tirou fotos aéreas e ficou provado que Stonehenge era, de facto, um círculo completo.

(dr) English Heritage

Vista aérea de Stonehenge

Vista aérea de Stonehenge

Trincheiras de 1901

Há muito tempo que os arqueólogos discutem se Stonehenge, um monumento erguido há 4 a 5 mil anos atrás, no período Neolítico, era um círculo completo ou intencionalmente construído na forma de semi-círculo.

Esta diferença pode influenciar as teorias que explicam a razão de ser da estrutura de pedra, junto à cidade de Salisbury, no sudoeste de Inglaterra.

Daw explica que as partes mais ressequidas, que indicavam o formato original do monumento, correspondiam a escavações arqueológicas documentadas, inclusive de duas trincheiras escavadas pelo engenheiro William Gowland em 1901.

O facto de as marcas na relva aparecerem nos locais em que as trincheiras existiam reforça a teoria de que assinalam áreas de terra removida.

As conclusões foram publicadas na revista especializada Antiquity. O estudo destaca que, embora Stonehenge seja um dos monumentos mais analisados do planeta, ainda guarda algumas surpresas.

Os cientistas dizem também que a descoberta ressalta a importância de uma monitorização contínua, por terra e pelo ar, do património arqueológico,

A English Heritage, organização britânica de defesa do património, diz que esta descoberta é “muito significativa”.

“Muita gente acha que nós já escavámos o sítio todo e que já sabemos tudo que se pode saber sobre Stonehenge. Mas na verdade, ainda há muita coisa que desconhecemos”, diz Susan Greaney, historiadora da organização.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …