Mangueira demasiado curta resolve um dos mistérios de Stonehenge

Uma mangueira demasiado curta permitiu a uma equipa de arqueólogos britânicos esclarecer um dos mistérios de Stonehenge. O antigo monumento realmente era circular.

Os arqueólogos examinaram o famoso sítio arqueológico depois de terem sido contactados pelo administrador do local, que percebeu que a relva estava ressequida ao longo de trincheiras circulares, marcando o formato original do monumento.

O responsável pela manutenção de Stonehenge, Tim Daw, conta que estava de pé, na trilha que circunda as rochas, a olhar para a relva junto às pedras, a pensar que devia comprar uma mangueira mais longa.

Foi então que percebeu que a relva estava mais ressequida nos locais em que arqueólogos tinham procurado, sem sucesso, as pedras que faltam na mística estrutura.

“Chamei um colega e ele também percebeu que isto poderia ser importante. Como não somos arqueólogos, chamámos os profissionais”, contou Daw à BBC.

A equipe tirou fotos aéreas e ficou provado que Stonehenge era, de facto, um círculo completo.

(dr) English Heritage

Vista aérea de Stonehenge

Vista aérea de Stonehenge

Trincheiras de 1901

Há muito tempo que os arqueólogos discutem se Stonehenge, um monumento erguido há 4 a 5 mil anos atrás, no período Neolítico, era um círculo completo ou intencionalmente construído na forma de semi-círculo.

Esta diferença pode influenciar as teorias que explicam a razão de ser da estrutura de pedra, junto à cidade de Salisbury, no sudoeste de Inglaterra.

Daw explica que as partes mais ressequidas, que indicavam o formato original do monumento, correspondiam a escavações arqueológicas documentadas, inclusive de duas trincheiras escavadas pelo engenheiro William Gowland em 1901.

O facto de as marcas na relva aparecerem nos locais em que as trincheiras existiam reforça a teoria de que assinalam áreas de terra removida.

As conclusões foram publicadas na revista especializada Antiquity. O estudo destaca que, embora Stonehenge seja um dos monumentos mais analisados do planeta, ainda guarda algumas surpresas.

Os cientistas dizem também que a descoberta ressalta a importância de uma monitorização contínua, por terra e pelo ar, do património arqueológico,

A English Heritage, organização britânica de defesa do património, diz que esta descoberta é “muito significativa”.

“Muita gente acha que nós já escavámos o sítio todo e que já sabemos tudo que se pode saber sobre Stonehenge. Mas na verdade, ainda há muita coisa que desconhecemos”, diz Susan Greaney, historiadora da organização.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …

Centenas foram à baixa de Lisboa protestar contra exploração do lítio

Cerca de quatro centenas de manifestantes de diferentes movimentos independentes de defesa do ambiente e de proteção do património rural protestaram hoje em Lisboa, contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em …

Rússia vai permitir que astronautas levem armas em viagens espaciais

Os astronautas russos vão começar a levar consigo uma arma de fogo durante as suas viagens espaciais. O objetivo é poderem afastar animais selvagens quando aterrarem em áreas remotas na Terra. A Rússia começou a armar …

Hotel no Peru vai ser demolido porque destruiu muro da época Inca

A justiça peruana determinou a demolição de um hotel da rede Sheraton que estava em construção em Cusco, por ter destruído, durante as obras, muros incas de 500 anos numa região considerada Património Cultural da …

No Museu do Louvre, os guias turísticos vão ser refugiados sírios e iraquianos

O Museu do Louvre, em Paris, vai treinar refugiados sírios e iraquianos como guias turísticos para os visitantes que solicitam um tour em árabe. Para os refugiados e requerentes de asilo, é agora gratuito entrar no …