Mangueira demasiado curta resolve um dos mistérios de Stonehenge

Uma mangueira demasiado curta permitiu a uma equipa de arqueólogos britânicos esclarecer um dos mistérios de Stonehenge. O antigo monumento realmente era circular.

Os arqueólogos examinaram o famoso sítio arqueológico depois de terem sido contactados pelo administrador do local, que percebeu que a relva estava ressequida ao longo de trincheiras circulares, marcando o formato original do monumento.

O responsável pela manutenção de Stonehenge, Tim Daw, conta que estava de pé, na trilha que circunda as rochas, a olhar para a relva junto às pedras, a pensar que devia comprar uma mangueira mais longa.

Foi então que percebeu que a relva estava mais ressequida nos locais em que arqueólogos tinham procurado, sem sucesso, as pedras que faltam na mística estrutura.

“Chamei um colega e ele também percebeu que isto poderia ser importante. Como não somos arqueólogos, chamámos os profissionais”, contou Daw à BBC.

A equipe tirou fotos aéreas e ficou provado que Stonehenge era, de facto, um círculo completo.

(dr) English Heritage

Vista aérea de Stonehenge

Vista aérea de Stonehenge

Trincheiras de 1901

Há muito tempo que os arqueólogos discutem se Stonehenge, um monumento erguido há 4 a 5 mil anos atrás, no período Neolítico, era um círculo completo ou intencionalmente construído na forma de semi-círculo.

Esta diferença pode influenciar as teorias que explicam a razão de ser da estrutura de pedra, junto à cidade de Salisbury, no sudoeste de Inglaterra.

Daw explica que as partes mais ressequidas, que indicavam o formato original do monumento, correspondiam a escavações arqueológicas documentadas, inclusive de duas trincheiras escavadas pelo engenheiro William Gowland em 1901.

O facto de as marcas na relva aparecerem nos locais em que as trincheiras existiam reforça a teoria de que assinalam áreas de terra removida.

As conclusões foram publicadas na revista especializada Antiquity. O estudo destaca que, embora Stonehenge seja um dos monumentos mais analisados do planeta, ainda guarda algumas surpresas.

Os cientistas dizem também que a descoberta ressalta a importância de uma monitorização contínua, por terra e pelo ar, do património arqueológico,

A English Heritage, organização britânica de defesa do património, diz que esta descoberta é “muito significativa”.

“Muita gente acha que nós já escavámos o sítio todo e que já sabemos tudo que se pode saber sobre Stonehenge. Mas na verdade, ainda há muita coisa que desconhecemos”, diz Susan Greaney, historiadora da organização.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Chega apresenta proposta que prevê castração química para pedófilos

O projeto de revisão constitucional do Chega, entregue hoje no parlamento, prevê a remoção dos órgãos genitais a criminosos condenados por violação de menores, algo que em si mesmo encerra dúvidas de conformidade com a …

Fluminense: as derrotas pós-Evanilson e as quatro ausências de Fred

O reforço do FC Porto deixou a equipa brasileira que, desde essa transferência, contabiliza mais derrotas do que vitórias. A instabilidade de Fred não ajuda. Portugal continua mais atento ao Flamengo do que ao Fluminense, mesmo …

MP suíço pede 28 meses de prisão para presidente do PSG e 3 anos para Valcke

O Ministério Público suíço pediu, esta terça-feira, uma pena de 28 meses de prisão para Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, e de três anos para Jérôme Valcke, antigo número dois da FIFA. Trata-se dos primeiros …

Empresa japonesa cria lâmpada UV inócua para humanos que inativa coronavírus

Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi …

Trump pede à ONU atribuição de sanções à China por ter "ocultado factos relevantes"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, exortou hoje as Nações Unidas a “pedirem responsabilidades à China” pela sua atuação na fase inicial da expansão da pandemia de covid-19. Na sua intervenção durante o debate geral da …

Há um "clima de medo e insatisfação" nas Forças Armadas, diz Associação de Sargentos

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, disse à Rádio Renascença que se vive um "clima de medo e insatisfação nas Forças Armadas", que inclui ameaças, avaliações injustas, demora excessiva das reclamações …

Teletrabalho e questões ambientais são prioridade para o PS no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar pela regulamentação do teletrabalho e pela aprovação de uma lei de bases do …

Justiça alemã abre novo inquérito contra suspeito do desaparecimento de Maddie

A justiça alemã abriu um novo inquérito contra o principal suspeito do desaparecimento de Maddie McCann, relativo à violação de uma jovem irlandesa, em 2004, anunciou, esta terça-feira, o procurador de Brunswick. "Posso confirmar que investigamos …

Mais de metade dos portugueses acredita que os fundos europeus vão ser mal geridos

Mais de metade dos portugueses (60,6%) acredita que os fundos europeus que Portugal vai receber para fazer face à pandemia vão ser mal geridos, revela uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e …

CMVM avança com suspensão de ex-secretário de Estado da Energia da OMIP

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) notificou, esta segunda-feira, o ex-secretário de Estado da abertura de um processo para a sua suspensão da administração da OMIP, alegando "dúvida fundada" quanto à adequação aos …