Mancha vermelha interditou banhos em praia de Gaia

O aparecimento de uma mancha avermelhada numa praia de Gaia levou os nadadores salvadores a interditarem os banhos mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu que a mesma não representa qualquer perigo para a saúde pública.

“É uma ocorrência natural. Não tem perigo nenhum para a saúde pública”, explicou à Lusa fonte da APA, assegurando que a situação, causada por um organismo unicelular, “não é tóxica“.

De acordo com a Câmara de Gaia, a praia de Francelos não chegou a estar interdita mas os banhos foram impedidos pelos nadadores salvadores presentes que, quando se aperceberam da mancha, hastearam a bandeira vermelha e alertaram as autoridades competentes.

“As manchas avistadas resultam, apontam as primeiras conclusões de uma caracterização efetuada pela equipa do professor Mike Webber, diretor da Estação Litoral da Aguda, ELA, de um bloom provocado por um organismo unicelular chamado Noctiluca Scintillans“, explica a Câmara de Gaia.

Depois das análises feitas pela equipa da ELA, “a situação voltou à normalidade”, assegurou a câmara.

O fenómeno hoje avistado “ocorre frequentemente na costa portuguesa e resulta do contacto entre águas mais quentes e salinas com águas adjacentes do afloramento, mais frias”, explicou a autarquia.

“Em altas concentrações, causa manchas vermelhas e espuma, podendo ser responsável pelo fenómeno de bioluminescência, visível à noite em zonas de rebentação”, acrescentou.

A Lusa tentou ouvir a Autoridade Marítima, mas tal não foi possível até ao momento.

A câmara informou ainda que irá manter “o estado de vigilância e monitorização sobre o atual fenómeno natural que ocorreu na costa do concelho”.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …

TAP deu prémios em ano de prejuízos quando era totalmente pública

O presidente executivo da TAP disse que os prémios atribuídos relacionam-se com a melhoria de indicadores e que não é a primeira vez que a companhia paga prémios em ano de prejuízos, incluindo quando era …

MP pede à Hungria extensão do Mandado de Detenção Europeu de Rui Pinto

O Ministério Público (MP) pediu à Hungria o alargamento do Mandado de Detenção Europeu (MDE) de Rui Pinto para assim poder acusar o colaborador do Football Leaks por novos factos apurados na investigação relacionada com …

Alcochete. Bruno de Carvalho está na lista internacional de terroristas

Juntamente com os outros 43 arguidos do processo do ataque à Academia de Alcochete, Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting CP, está na lista internacional de terroristas. A advogada de Fernando Mendes, antigo líder da …

O primeiro golfinho boto-branco ibérico visitou praias de Matosinhos e Porto. Chama-se Gaspar

O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e, além de ser bastante "sociável", os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea por já o terem avistado …

Centro nos EUA com condições "cruéis e ilegais" mantém quase 2 mil crianças detidas

A Amnistia Internacional (AI) denunciou nesta quinta-feira as condições "cruéis e ilegais" em que vivem quase duas mil crianças migrantes, a maior parte desacompanhada, num centro de detenção em Homestead, na Florida, Estados Unidos (EUA), …

Governo vai agravar penalização por uso do telemóvel ao volante

O Governo anunciou esta quinta-feira que está a fazer “alterações cirúrgicas” ao Código da Estrada que passam por agravar a penalização ao uso do telemóvel durante a condução e reduzir o período de notificação das …