Astrónomos alertam sobre uma mancha no sol com enormes laços magnéticos

NASA / SDO

Astrónomos alertam sobre uma mancha no sol com enormes laços magnéticos

Uma das regiões solares ativas mais impressionantes e extensas está a ser observada perto do centro de disco visível da nossa estrela.

Vários observatórios e astrónomos viram nos últimos dias uma enorme mancha visível no disco solar que se aproxima do seu centro. Um comunicado do Laboratório de Astronomia de Raios X do Sol, que faz parte do Instituto Físico Lébedev da Academia de Ciências da Rússia, explicou esta quinta-feira a natureza do fenómeno.

Os cientistas veem uma “configuração estável com energia mínima, denominada como potencial”. Esta área pode acumular uma quantidade de energia que supera por milhões de vezes o consumo energético anual de toda a humanidade, destaca o comunicado citado pela RT. No entanto, a libertação desta energia “é impossível”, já que a região ativa fica “contida por leis físicas insuperáveis e permanece na calma”.

Dado que não se produziu nenhum clarão sobre a mancha durante vários dias, os astrónomos acreditam que esta área ativa pode desaparecer dentro de pouco tempo, girando com o sol até ficar “por trás do horizonte solar, sem consequências para a Terra”.

A principal emissão de regiões ativas no Sol como esta encontra-se na parte ultravioleta extrema do espectro eletromagnético, que é absorvida completamente pela atmosfera da Terra, explica o instituto russo.

Por esta razão, é complicado apreciar desde a superfície do nosso planeta a “beleza” que esta zona ativa tem. Apenas é observável uma mancha escura na base da estrutura.

No entanto, os seus enormes laços magnéticos recheados de plasma quente, que se estendem por centenas de milhares de quilómetros, veem-se perfeitamente desde a órbita terrestre.

O telescópio espacial SDO (Solar Dynamics Obsevatory) da NASA é um ótimo ponto de observação do fenómeno e o comunicado compila algumas impressionantes imagens da região ativa tiradas com distintos filtros espectrais pelas câmaras da sonda.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …

Portugal com mais 4.093 novos casos e 64 óbitos. Há 536 doentes em cuidados intensivos

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 64 óbitos e 4.093 novos casos de covid-19. O número de internamentos nos cuidados intensivos volta a bater recorde, com 536 doentes. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, 64 …