A descoberta na China de fósseis de três espécies desconhecidas do período Jurássico reforça a ideia de que os primeiros mamíferos podem ter surgido há 200 milhões de anos.
A investigação, liderada pelo paleontólogo Kin Meng, investigador do Museu Americano de História Natural de Nova Iorque, baseia-se da descoberta de fósseis de três espécies de um grupo de roedores com grande capacidade de adaptação e cuja relação com os mamíferos tem sido debatida.
A equipa de cientistas acredita que esta espécie muito antiga de mamíferos é aparentada com outro grupo extinto de animais, numa relação que poderá explicar como e quando evoluíram os primeiros mamíferos.
Em 2013, a equipa de Jin Meng apresentou uma análise de um esqueleto de um destes roedores com mais de 160 milhões de anos, que situava a origem dos mamíferos numa época anterior ao que se pensava.
O estudo avança a possibilidade de que os primeiros mamíferos possam ter surgido entre 40 ou 50 milhões de anos antes do que sempre se tinha pensado, no Triásico Superior.
As três novas espécies identificadas nos seis fósseis agora descobertos reforçam essa teoria e clarificam a sua relação com outros mamíferos primitivos, sublinhou a investigação, publicada esta quarta-feira na revista Nature.
/Lusa