Malware em smartphones e tablets cresceu 135%

Marcello Casal Jr. / ABr

-

O “Relatório sobre as tendências em segurança TI em 2013” realizado pela Kaspersky Lab revela que o número de programas maliciosos móveis triplicou, alcançando em 2013 as 148.778 amostras de malware.

O segmento dos dispositivos móveis é a área da segurança informática que se está a desenvolver mais rapidamente. No ano passado, o problema da segurança dos smartphones e dos tablets foi agravado devido ao crescimento quantitativo e qualitativo das ameaças móveis.

O malware móvel estabeleceu em 2011 e 2012 foi o ano que marcou o desenvolvimento da variedade das ameaças. O ano passado foi sem dúvida o ano do início da sua maturidade.

O Android continua a ser o principal alvo dos cibercriminosos, abrangendo 98,05 por cento dos ataques a dispositivos móveis. Os motivos principais para este cenário são o facto de o sistema operativo da Google continuar a ser líder de mercado, existirem muitas lojas de aplicações independentes e a sua arquitetura ser aberta.

Os registos da Kaspersky Security Network já conseguiram detetar 8.260.509 pacotes de instalação maliciosos.

O número total de exemplares de programas maliciosos móveis é de 148778. Destes, 104427 foram detetados no ano passado, pelo que o crescimento é de quase 135 por cento.

Em outubro apareceram 19966 modificações. A Kaspersky Lab detetou metade deste número durante todo o ano de 2012.

Cerca de 62 por cento do total de aplicações maliciosas são elementos de botnets móveis com uma grande funcionalidade, devendo estar para muito breve o comércio de botnets móveis. A tendência “bancária” que o desenvolvimento dos programas maliciosos móveis está a assumir é clara.

Em 2013, o Trojan Obad foi o acontecimento mais importante em termos de malware móvel. Este Trojan propaga-se de várias maneiras, entre elas através de uma botnet móvel já existente. Através dos dispositivos infetados, são enviadas mensagens de email com links maliciosos a todos os números da lista de contactos.

Uma botnet móvel é mais estável, já que os smartphones raramente estão desligados, pelo que quase todos os nós estão sempre disponíveis e dispostos a cumprir as novas instruções que surjam. As tarefas mais comuns realizadas pelas botnets convencionais são o envio massivo de spam, o lançamento de ataques DDoS e o rastreio massivo da informação pessoal dos utilizadores.

Os Trojans bancários móveis foram também um dos métodos mais usados pelos cibercriminosos. Estes ataques incluem o phishing móvel, o roubo de informação sobre cartões de crédito e a transferência de dinheiro.

O Android, por ser a plataforma mais atacada, sofreu vários ataques relevantes ao longo do passado ano. Os peritos da Kaspersky Lab detetaram diversos exploits para Android criados com os objetivos de eludir a verificação do código da aplicação durante a instalação, elevar os privilégios de acesso e dificultar a análise à aplicação. Outro dos ataques com maior repercussão foi um programa malicioso para Android que infeta computadores pessoais.

Resumidamente, todas as técnicas, mecanismos de infeção e camuflagem das atividades dos programas maliciosos estão rapidamente a ser adaptados para a plataforma Android. A grande maioria dos ataques têm como objetivo o roubo de dinheiro.

A Kaspersky Lab recomenda a proteção do dispositivo móvel com alguma solução de segurança, já que os riscos de infeção são já os mesmos tanto no PC como nos dispositivos móveis.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …

Certificados digitais são gratuitos (e podem ser enviados por email)

Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou …

PS acusa Rio de "não ter ideias" e aconselha-o a "ter uma agenda política"

No encerramento das jornadas parlamentares do PSD, em Portalegre, Rui Rio apontou o dedo ao PS, por alimentar clientelas. Na resposta, a líder parlamentar do PS acusa Rio de não ter uma ideia para o …

João Mário está desiludido com o Sporting, que já procura uma alternativa ao médio

O Sporting mostra-se intransigente no preço a pagar por João Mário. O médio português está descontente e já pediu ao seu agente para procurar outro clube. Também o Sporting já estuda uma alternativa. As negociações entre …

Vídeo polémico da TAP em Espanha. Um dos directores foi suspenso e o outro saiu mais cedo

O polémico vídeo feito por dois directores da TAP em Madrid, onde falam da contratação de trabalhadores em Espanha, já levou à suspensão de um deles e à saída antecipada do outro. Entretanto, o ministro …

Arqueólogos descobriram (e partiram) um ovo com mil anos

Uma equipa de arqueólogos descobriu, na antiga zona industrial de Yavneh, em Israel, um ovo de galinha com mil anos. O ovo estava enterrado no subsolo, onde se manteve preservado durante cerca de mil anos até …

"Já estamos na quarta vaga" e Lisboa é o motor. Especialistas pedem restrições imediatas

Especialistas pedem restrições para a região de Lisboa e Vale do Tejo. Carlos Antunes defende que "já estamos na quarta vaga" e que Lisboa é o motor. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por …