Malware em smartphones e tablets cresceu 135%

Marcello Casal Jr. / ABr

-

O “Relatório sobre as tendências em segurança TI em 2013” realizado pela Kaspersky Lab revela que o número de programas maliciosos móveis triplicou, alcançando em 2013 as 148.778 amostras de malware.

O segmento dos dispositivos móveis é a área da segurança informática que se está a desenvolver mais rapidamente. No ano passado, o problema da segurança dos smartphones e dos tablets foi agravado devido ao crescimento quantitativo e qualitativo das ameaças móveis.

O malware móvel estabeleceu em 2011 e 2012 foi o ano que marcou o desenvolvimento da variedade das ameaças. O ano passado foi sem dúvida o ano do início da sua maturidade.

O Android continua a ser o principal alvo dos cibercriminosos, abrangendo 98,05 por cento dos ataques a dispositivos móveis. Os motivos principais para este cenário são o facto de o sistema operativo da Google continuar a ser líder de mercado, existirem muitas lojas de aplicações independentes e a sua arquitetura ser aberta.

Os registos da Kaspersky Security Network já conseguiram detetar 8.260.509 pacotes de instalação maliciosos.

O número total de exemplares de programas maliciosos móveis é de 148778. Destes, 104427 foram detetados no ano passado, pelo que o crescimento é de quase 135 por cento.

Em outubro apareceram 19966 modificações. A Kaspersky Lab detetou metade deste número durante todo o ano de 2012.

Cerca de 62 por cento do total de aplicações maliciosas são elementos de botnets móveis com uma grande funcionalidade, devendo estar para muito breve o comércio de botnets móveis. A tendência “bancária” que o desenvolvimento dos programas maliciosos móveis está a assumir é clara.

Em 2013, o Trojan Obad foi o acontecimento mais importante em termos de malware móvel. Este Trojan propaga-se de várias maneiras, entre elas através de uma botnet móvel já existente. Através dos dispositivos infetados, são enviadas mensagens de email com links maliciosos a todos os números da lista de contactos.

Uma botnet móvel é mais estável, já que os smartphones raramente estão desligados, pelo que quase todos os nós estão sempre disponíveis e dispostos a cumprir as novas instruções que surjam. As tarefas mais comuns realizadas pelas botnets convencionais são o envio massivo de spam, o lançamento de ataques DDoS e o rastreio massivo da informação pessoal dos utilizadores.

Os Trojans bancários móveis foram também um dos métodos mais usados pelos cibercriminosos. Estes ataques incluem o phishing móvel, o roubo de informação sobre cartões de crédito e a transferência de dinheiro.

O Android, por ser a plataforma mais atacada, sofreu vários ataques relevantes ao longo do passado ano. Os peritos da Kaspersky Lab detetaram diversos exploits para Android criados com os objetivos de eludir a verificação do código da aplicação durante a instalação, elevar os privilégios de acesso e dificultar a análise à aplicação. Outro dos ataques com maior repercussão foi um programa malicioso para Android que infeta computadores pessoais.

Resumidamente, todas as técnicas, mecanismos de infeção e camuflagem das atividades dos programas maliciosos estão rapidamente a ser adaptados para a plataforma Android. A grande maioria dos ataques têm como objetivo o roubo de dinheiro.

A Kaspersky Lab recomenda a proteção do dispositivo móvel com alguma solução de segurança, já que os riscos de infeção são já os mesmos tanto no PC como nos dispositivos móveis.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …