Malásia vai exigir autorizações de entrada aos veículos provenientes de Singapura

Aleksandr Zykov / Flickr

Carros em Singapura

A partir de 1 de outubro, vão ser necessárias autorizações de entrada para todos os veículos com matrícula estrangeira que entrem na Malásia vindos de Singapura, por via terrestre.

Para entrar na Malásia vai ser necessário utilizar uma autorização de entrada de veículo (VEP).

Segundo o The Straits Times, esta medida vai aplicar-se aos automobilistas que entrem nos postos de controlo de Johor, no Edifício Sultan Iskandar e no Complexo Sultan Abu Bakar, através da ponte e da segunda ligação, respetivamente.

“Todos os proprietários de veículos estrangeiros são motivados a registar, instalar e ativar as suas etiquetas VEP-RFID nos próximos quatro meses”, afirma o Ministro dos Transportes da Malásia, Anthony Loke. As etiquetas referem-se a uma etiqueta de identificação por radiofrequência (RFID) necessária para o VEP.

O período de quatro meses vai ajudar a evitar o fluxo intenso por parte dos proprietários de veículos que viajem entre os dois países, o que poderia causar congestionamento de tráfego.

Segundo o ministro, mais de 200.000 proprietários de veículos se candidataram ao VEP, mas só 70.000 ativaram as suas etiquetas.

O mesmo foi anunciado em 2017 e é renovável de cinco em cinco anos. O regime destinava-se a determinar o número de veículos estrangeiros que entravam na Malásia, a prevenir o roubo de automóveis e a dissuadir os sindicatos de clonagem de automóveis.

Em 2019, o Governo malaio anunciou que iria impor o registo obrigatório dos veículos estrangeiros provenientes de Singapura a partir de 1 de outubro desse ano, mas a sua instalação foi adiada devido a problemas técnicos com a instalação da etiqueta.

Aqueles que entrarem ou já estiverem na Malásia mas não obtiverem a etiqueta depois de 1 de outubro, arriscam-se a multas ou a pena de prisão por violarem a Lei dos Transportes Rodoviários da Malásia.

Os proprietários de motociclos, veículos comerciais e veículos do Estado também têm de se registar no VEP, mas as etiquetas para estes veículos só serão introduzidas numa data posterior.

Os registados podem optar por levar os seus veículos para a Malásia para instalar a etiqueta ou pedir que esta lhes seja entregue para auto-instalação.

Soraia Ferreira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.